Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Programa de Combate ao Tabagismo em Varginha abre inscrições

agosto 27th, 2011 · 8 Comentários

No mesmo dia dedicado ao Combate ao Fumo (29/8), a prefeitura de Varginha abre inscrições para o Programa de Tabagismo. Há cinco anos a equipe da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desenvolve este trabalho gratuitamente. Clique abaixo para ler mais.

 A equipe conta com enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que trabalham com o participante que deseja parar de fumar, funcionando em qualquer unidade de saúde da cidade. Os grupos formados participam de  reuniões na primeira fase e ao longo do tratamento vão às sessões semanais, em seguida quinzenais, e depois mensais. 

Desde o ínicio do projeto, cerca de 126 participantes foram assistidos e 46 abandonaram o vício. “O tabagismo apresenta um padrão evolutivo semelhante ao de doenças crônicas, podendo apresentar períodos de remissões e recidivas. Estudos mostram que os fumantes tentam parar de fumar em médica cinco vezes até conseguir parar definitivamente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho. De acordo com a coordenadora das unidades básicas de saúde da Semus, Suely Siqueira, “Além de reduzir o número de fumantes, o objetivo é a prevenção, a proteção da população contra a exposição à fumaça de tabaco e a regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas”. (com informações Asscom)

Tags: Saúde · Utilidade pública

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 indgnado // set 1, 2011 at 12:34 PM

    Esta prefeitura é osso mesmo, é só promessa e chega na hora nada, é o transito que nao fizeram nada ate agora, é esta campanha ficticia e por ai vai, é demagogia que rola…. que vergonha heim prefeito, e olha que eu era PT. Entao o meu voto ja era, e pode parecer pouco, mas de grao em grao a galinha enche o papo….

  • 2 Fabio Tardelli // ago 30, 2011 at 4:57 AM

    desejo muito parar de fuma, então depois de toda a mídia feita pela prefeitura procurei a Policlinica do Canãa para me inscrver no programa; e para minha surpresa ninguém lá sabia do programa.
    resolvi ligar na Sec. Municipal de Saúde, depois de falar com pelo menos 7 pessoas que não sabiam do assunto, me informaram pra voltar a Policlinica do canaã que lá resolveriam meu problema.
    Parabéns a Prefeitura pela organização, agora já desisti de parar de fumar.

  • 3 Lilia Carvalho // ago 29, 2011 at 2:14 PM

    Para se inscrever basta ir a qualquer unidade de saúde e se manisfestar. Boa sorte no tratamento!

  • 4 beatriz // ago 29, 2011 at 10:47 AM

    Fumei por 35anos e parei a 7 meses, confesso que está sendo muito difícil mas até o momento estou resistindo a essa vontade avassaladora, faço outras coisas no momento em que quero fumar, tomo agua,realizo tarefas,converso com amigos e a vontade vai passando. Espero continuar nesta luta e se Deus quizer não retornarei. Por favor, quem quizer parar,tente, não é tão difícil assim. Força a todos.

  • 5 Loco Abreu // ago 27, 2011 at 11:19 PM

    Cigarro: o trem nojento.

  • 6 Regis Silva Alegro // ago 27, 2011 at 2:38 PM

    Opa, quero me candidatar também pra parar de fumar. Onde e quem devo procurar ? Já não aguento mais esse vício maldito.

  • 7 Patricia // ago 27, 2011 at 11:48 AM

    Onde a pessoa interessada deve ir? É na própria Secretaria?

  • 8 barbara // ago 27, 2011 at 11:32 AM

    tenho 8 anos e odeio cigarros. espero que todas as pessoas que fumam, abandonem esse vicio terrivel.

Deixe um Comentário