Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Professor Cleiton denuncia desvio das águas de Furnas

fevereiro 3rd, 2021 · 9 Comentários

No final do mês de janeiro, o deputado estadual Professor Cleiton (PSB) esteve no Canal de Pereira Barreto, no Estado de São Paulo, para conhecer e analisar a situação das águas do local. O Pereira Barreto é considerado o maior canal artificial da América do Sul e o segundo maior canal artificial do mundo. A fiscalização foi feita tanto por sobrevoo na região, quanto por terra.

Clique no título para mais informações.

Durante a visita, o deputado, que também é historiador, fez um pequeno contexto sobre o munícipio de Pereira Barreto, está foi construído o canal. “É uma cidade interessante porque ela foi fundada pela imigração japonesa na década de 20. Mas, junto a essa história, está também a história da construção deste canal que representa a ligação mais importante da hidrovia Tietê-Paraná, e onde deságuam as águas dos nossos mares de Minas, Furnas e Peixoto”.

De acordo com Professor Cleiton, nota-se que, apesar da falta de chuva na região, a média dos reservatórios permanece acima dos 50%, possibilitando que os moradores locais usufruam do uso múltiplo das águas, como pesca, irrigação, geração de energia, entre outras atividades.

A denúncia do desvio das águas para abastecer o reservatório paulista foi feita pelo deputado no ano de 2019, baseada nas informações levantadas pelo jornalista de Formiga/MG, Paulo Coelho. Esse fato foi confirmado pelo Ofício que o Diretor da ONS enviou ao Senador Antônio Anastasia em que responde ao questionamento sobre a cota 762 e diz que “a manutenção da cota inviabiliza a navegabilidade na hidrovia Tiete-Paraná”. Isso significa que o canal foi construído para transferir águas do Rio Grande para o Rio Tietê, por isso, a empresa Furnas tem permitido a vazão das águas.

O deputado cobra agora das autoridades competentes que seja feita uma obra de derrocamento no canal para que o problema seja solucionado. “Eu clamo por justiça em Minas Gerais e pela construção do derrocamento, para que finalmente os mineiros possam usufruir de forma justa de suas próprias águas. O que essa região está vivendo, que é o chamado múltiplo uso das águas, nós queremos também para Minas Gerais, para Furnas e Peixoto, é o nosso direito”, afirma.

Além da obra, o parlamentar e a população também pressionam pelo cumprimento do que consta na constituição, juntamente à Emenda 106: a manutenção da cota mínima e o tombamento dos lagos de Furnas e Peixoto, para que os mineiros também possam usufruir, de forma segura e eficiente, do múltiplo uso de suas águas.

Em Minas Gerais, mesmo com chuvas intensas, foi observado que as águas da região não estão subindo como deveriam e continuam sendo desviadas, ocasionando o sofrimento de inúmeros mineiros pela falta de empregos e outros impactos de renda e ambientais.

Tags: Geral · Meio ambiente

9 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Resposta ao Marcelo // jun 16, 2021 at 9:25 AM

    Abra teu olho…

  • 2 Marcelo // jun 16, 2021 at 7:31 AM

    Eu sou morador de Pereira Barreto e ninguem tem esse poder pra fechar esse nosso canal que é muito importante pra nós voces que lutem

  • 3 38 meio putº // fev 3, 2021 at 4:51 PM

    mandrake,

    as máquinas estavam prontas pra fechar o canal e o exército estava de prontidão.

    Esses são ‘causos’ que o pessoal de Guapé e região sempre contam.

  • 4 hug // fev 3, 2021 at 3:47 PM

    Ok, está apurado, parabéns. E agora ?

    Não estava na hora de todos os MUNICIPIOS SE UNIREM, fazer uma ACÃO COMUM EXIGINDO QUE SE CUMPRA A LEI E AINDA COM BASE NO QUE FOI MOSTRADO PELO DEPUTADO, ENTREM COMO UMA ACAO CONTRA OS RESPONSAVEIS.

    VEJO MUITO BLABLA … JA SE ESQUECE. PROMOTORES, PREFEITOS, VEREADORES … AS CIDADES AS MARGENS DE FURNAS ESTAO MORRENDO … NAO TEM PESCA, TURISMO.

    ACORDEM … SE UNAM AO DEPUTADO … E TENTEM MUDAR ESSA SITUAÇÃO.

  • 5 mandrake // fev 3, 2021 at 12:07 PM

    esse nao é o canal que o ex presidente itamar franco ameaçou de fechar ?

  • 6 Mara Elizete de carvalho // fev 3, 2021 at 8:46 AM

    Não se pode aceitar tal fato! Se a situação fosse o contrário jamais estaria acontecendo! Parlamentares mineiros teem que defender os interesses dos mineiros! Onde está a raca, o orgulho e dignidade dos politicos mineiros? Será que ficaram no brejo deixado em MG?

  • 7 Adriana Braga // fev 2, 2021 at 2:25 PM

    SP nunca respeitou MG.

  • 8 Observador // fev 2, 2021 at 9:09 AM

    Manda quem pode obedece quem tem juízo, infelizmente é isso que o estado de Sp faz com o nosso.

  • 9 Devlin Pacheco // fev 1, 2021 at 6:02 PM

    Até que enfim alguém resolveu fazer alguma coisa.

Deixe um Comentário