Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Haiti: Varginhense se preparava para embarcar, no momento do terremoto

fevereiro 18th, 2010 · 8 Comentários

Enquanto o Brasil pulava o Carnaval, centenas de brasileiros passaram o feriado ajudando os milhares de desabrigados no Haiti, o país mais pobre das Américas. Entre eles, o capitão Lázaro Mendes, nascido em Varginha em 31 de março de 1969. Ele está no Exército Brasileiro há 13 anos e, há 8 meses participa da Missão de Paz no Haiti.

capitaolazaro01

Em conversa exclusiva com o Blog do Madeira, capitão Lázaro Mendes conta onde estava no momento do terremoto. Ele se preparava para voltar para o Brasil quando, às 16h53 do dia 12 de janeiro, uma segunda-feira, aconteceu o tremor. “Eu estava na Base Charlie (base principal da ONU) na hora da desgraça… Foi infernal, parecia que o mundo estava acabando, não tínhamos para onde correr… Minutos depois começaram as notícias e a chegada dos feridos, dos mortos. Muitas crianças destruídas, famílias inteiras gritando por socorro. Começamos imediatamente a socorrer e iniciamos as buscas, os resgates. O que vimos não dá para descrever, acho que nunca mais vamos esquecer as cenas de terror. São milhares e milhares de mortos, mães mortas agarradas aos seus filhinhos, criancinhas correndo sem rumo e sem pais. A palavra miséria agora tem novo sentido, fruto deste terremoto”.

capitaolazaro

O grupo do qual capitão Lázaro faz parte (11º Contingente) já havia terminado os trabalhos no Haiti e se preparava para embarcar para o Brasil. Ele machucou o braço esquerdo, mas continua no país. Depois de ver tanta desgraça, ele ainda busca um lado positivo para continuar o trabalho. “O que o terremoto não conseguiu colocar no chão: a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade. Estamos passando isso para cada haitiano, na verdade eles são nossos irmãos adotivos e vamos continuar dando tudo de nós por eles como se fossem um brasileiro”.

O grupo do capitão Lázaro tem nova data para voltar ao Brasil. “Se Deus quiser retornarei ao Brasil no mês de março, o importante agora e dar o melhor que pudermos a este povo. Estamos enterrando nossos mortos com dignidade. O alimento está chegando do mundo inteiro e principalmente do Brasil. Estamos entregando muitos alimentos ao povo haitiano e recebendo os feridos principalmente as criancinhas”.

 capitaolazaro02

“Ao povo varginhense diga que vai dar tudo certo, se a gente acredita em Deus não tem como dar errado. Vamos sair daqui vencedores”.

Tags: Geral

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Eu // fev 21, 2010 at 9:53 AM

    Ele não precisava tirar fotos com feridos e mutilados para se promover. Ficou estranho. Vá nos hospitais de qualquer cidade que vocês verão muitos profissionais que fazem muito mais e ninguém reconhece.

  • 2 luna // fev 20, 2010 at 7:46 PM

    FICO EMOCIONADA E SEM PALAVRAS COM A CORAGEM E HUMANIDADE DESSAS PESSOAS ESPERO QUE EM SEU RETORNO O CAPITÃO SEJA HOMENAGEADO! CAPITÃO LAZARO: QUE DEUS TE ABENÇOE,OBRIGADA POR TUDO

  • 3 Bianca // fev 19, 2010 at 1:26 PM

    Vcs nao iram sair vencedores não, acho que vcs ja sao vencedores por estarem ai ajudando a quem precisa.Parabensssssssssss

  • 4 Claudio Martins // fev 19, 2010 at 12:40 PM

    Espero que o Capitão seja homenageado em Varginha quando do seu retorno. Que todos possam cumprimentá-lo por seu trabalho, seu desprendimento como ser humano e por nos representar de forma tão honrosa nesses dias de agonia e sofrimento no Haiti.

  • 5 Lobão // fev 19, 2010 at 9:21 AM

    E teve um babaca esses dias perguntando o motivo da “alegria” dele.

  • 6 Uai!!! // fev 18, 2010 at 11:37 PM

    Parabéns pela matéria. E parabéns ao Capitão varginhense.

  • 7 Beto // fev 18, 2010 at 8:54 PM

    Parabéns, Madeira, são matérias como essa que as pessoas tinham que comentar. E, principalmente, parabéns ao capitão Lázaro pelo desprendimento que ele mostra, ajudando as pessoas em um país distante.

Deixe um Comentário