Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Bloguinho: RPG: Os jogos que ainda mexem com a garotada

julho 30th, 2016 · 2 Comentários

day21Os jogos RPG surgiram nos anos 70, uma diversão que estimula a imaginação, raciocínio lógico, desenvolve a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua entre seus participantes.
Cada aventura é constituída por um Mestre e os demais jogadores. O Mestre tem a responsabilidade de criar a história, o cenário, a época, introduzir personagens secundários e julgar as ações dos personagens principais, de acordo com o sistema do jogo. Aos jogadores cabe a criação e controle do seu próprio personagem durante a sessão. (clique no título para ler a matéria completa)Gripp_blog_Madeira
E o que começou há 40 anos ainda é sucesso entre os jovens, algumas plataformas mudaram e o tabuleiro acabou se transformando em computador, mas a essencia do jogo não mudou.
Dungeons&Dragons, World of Warcraft, Diablo 3, Ragnarok e Guild Wars são alguns dos games que cada vez mais atraem o público jovem.
O advogado Rafael Aguiar, de Varginha, hoje tem 30 anos, mas começou a jogar aos 16.
“O RPG Online ajuda na socialização, pois são pessoas que possuem um interesse em comum.” Ele contou a Folha que já até se encontrou com alguns jogadores. “Além da diversão o jogo é uma ótima forma de criar laços, fazer contatos e novas amizades e hoje em dia pode se tornar até um emprego.” disse.
O assessor de Comunicação da Associação Comercial de Varginha, Henrique Avellar, jogou RPG dos 13 aos 25 anos. Parou por falta de tempo. “É um jogo que não adianta parar duas horas para jogar, tem que ficar seis, sete horas, você nem vê o tempo passar”.
Agora é a vez do filho dele jogar. Aos 14 anos, Pedro joga desde o ano passado. De 15 em 15 dias a turma dele se reúne na casa de um amigo e passa a tarde de sábado. Parte dos integrantes do grupo jogava com o pai dele.
“O grande problema do RPG hoje é que é caro, você tem que comprar livros importados, pra jogar você precisa de pelo menos 3 livros, que custam pelo menos 450 reais… Tivemos jogos que duraram mais de um ano”, lembra Henrique.

Tags: Bloguinho · Geral · Utilidade pública

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Val // jul 30, 2016 at 11:34 AM

    Deixando claro que estou me referindo a RPGs de mesa, não confundir com os jogos eletrônicos para plataformas como PC, Plastation ou Xbox.

  • 2 Val // jul 30, 2016 at 11:30 AM

    Essa informação não procede, você não precisa de 3 livros que custam 450 reais.
    O RPG oferece sistemas variados, por preços variados. Sem falar que é possível achar muitos livros na rede, em pdf.
    Os RPGs nacionais são mais em conta e tão bons quanto, não precisa de nada importado pra se divertir.
    A limitação é relativa à criatividade do mestre e da boa vontade dos jogadores, não depende de sistemas caros nem livros importados.

Deixe um Comentário