Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Advogado pede recolocação de patrimônio ferroviário de Varginha

fevereiro 18th, 2010 · 19 Comentários

O advogado Carlos Cornwall, colaborador do Blog do Madeira, requereu à concessionária dos transportes ferroviários do ramal que passa pelo centro da cidade para que sejam recolocadas duas cruzes de Santo André que ficavam no cruzamento das ruas Eliza Fonseca e Major Evaristo de Paiva. “Não existe nenhuma razão plausível para a retirada dos postes de segurança, que além de fazerem parte do meio ambiente, ainda davam um charme tradicional ao local. Será que estamos indo na contramão de nossos vizinhos”, pergunta o advogado. Ele lembra que cidades como Lavras, Carrancas, Perdões, Itumirim e Ribeirão Vermelho estão criando o Circuito Ferroviário Vale Verde para o turismo. “Aqui acontece  o contrário, talvez por falta de educação histórica algumas pessoas pregam a derrubada desse patrimônio”. Há algum tempo atrás, retiraram boa parte dos postes e fios de telégrafo, hoje só restando alguns exemplares próximo da Igreja do Mártir São Sebastião. Manter essa parte da história é de suma importância,para as novas gerações. O que muitos desconhecem é o fato de que protegendo e preservando os bens materiais, cria-se automaticamente o ativo imaterial, que por sua vez, acabam por reverterem em impostos a própria sociedade, como é o caso do ICMS cultural, entre outros.

trem

Tags: Geral

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Gis // nov 6, 2013 at 8:11 PM

    para mim um trenzinho apenas basta pois cinto o todas manhas ao me acordar e me lembrar e me amo so por existir benzinho gis

  • 2 Pedacinho do céu bezinhoGis // maio 23, 2013 at 8:42 PM

    Além das ferrovias serem uma boa ideia, tem “varias outras coisas” a serem melhoradas.

  • 3 Carlos Cornwall // fev 25, 2010 at 12:57 PM

    AMIGOS DO BLOG/Olha só o que um país de primeiro mundo faz com suas ferrovias.leia abaixo:
    Na bélgica a ferrovia tem até canal de tv, acessem para entenderem mais sobre os debates que travamos:
    Ferrovia belga lança canal de TV na Internet

    23/02/2010 – Via Libre

    A Belgian Railways (SNCB) lançou um canal de televisão na Internet (www.sncb.tv), a fim de melhorar o fluxo de informações entre a empresa e seus clientes.
    O canal SNCB informa todas as novidades e melhorias em seus serviços e atividades dos 21.000 funcionários da empresa, em quatro seções diferentes, que estão estruturadas nos vídeos disponíveis no canal.

    Assim as seções paixão, pragmatismo e modernidade exploram os três valores chaves da operadora, através de vídeos, que são, na opinião da operadora, a maneira ideal de comunicar as atividades desenvolvidas. A quarta seção é dedicada às atualidades da empresa.

    Os vídeos disponíveis na TV SNCB mostram os bastidores e a operação diária dos trens.

  • 4 Marcos // fev 22, 2010 at 7:52 PM

    Sem falar na descaracterização do local…

  • 5 Estudiante // fev 22, 2010 at 1:41 PM

    Senhores, vcs estão ficando loucos. Num município em que sequer temos vias adequadas pra transitar, num município em que praças, parques e afins estão abandonados, vcs estão sonhando com um transporte via ferrovias de qualidade??
    Vcs realmente vivem no mundo paralelo, o famoso “fantástico mundo do pt”, onde tudo é um grande faz de conta!
    Olhem às suas voltas, percebem onde estão vivendo, e os problemas básicos que o município não consegue sanar. ACORDEM! VOLTEM PRA REALIDADE!
    hahahahahaha
    TENHA PACIÊNCIA!

  • 6 Crítico // fev 21, 2010 at 11:03 PM

    Esclarecendo: não somos contra o transporte ferroviário, pelo contrário. Ocorre que parece-me pouco viável transitar atualmente trens no centro de uma cidade como Varginha, por exemplo. A concessionária poderia construir um terminal na periferia da cidade e doar o patrimônio que ficou no centro ao município.

  • 7 Carlos Cornwall // fev 21, 2010 at 8:11 PM

    Respeito as opiniões favoráveis e contrárias, afinal vivemos em democracia e a livre expressão desde que respeitosa deve ser até estimulada.
    Não estou sozinho nessa luta, existe um movimento no Rio de Janeiro, para reativar a primeira ferrovia do Brasil, construida pelo Barão de Mauá. Hoje o maior colunista do Brasil do Jornal O Globo, Ancelmo Góis escreveu:
    Alô, Cabral!

    Já passam de mil as assinaturas de ferroviaristas e gente de turismo a favor da reativação da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará, a primeira do Brasil, inaugurada em 1883, que ligava o Rio a Petrópolis. Eu apoio.

  • 8 IN OFF // fev 20, 2010 at 8:02 PM

    Faltou o “””””o”””” no concordo!!!
    Eu ora bolas!!! Hein!!!

  • 9 IN OFF // fev 20, 2010 at 8:01 PM

    Cncordo e discordo!! O importante é sujou…limpa !
    Eu hein!!!

  • 10 nao quero confusão // fev 20, 2010 at 4:35 PM

    Dr. Carlos Cornwall(acho que é advogado) por favor peça tambem a prefeitura para repor o asfalto que saiu das ruas e ficaram enormes buracos. Ja que tem moral com a empresa ferroviaria poderia ter tambem moral com a administração municipal. Tenha Fé que consegue.

  • 11 isabela // fev 20, 2010 at 10:27 AM

    falou tudo CRÍTICO,naõ usa,naõ cuida,naõ limpa

  • 12 Crítico // fev 19, 2010 at 3:49 PM

    A empresa ferroviária poderia é retirar todo essa velharia inútil que ela deixou dentro da city e que não usa.

  • 13 Carlos Cornwall // fev 19, 2010 at 12:30 AM

    Prezado Madeira e amigos do Blog.
    Informo-lhes que fui prontamente atendido pela Concessionária da Malha Ferroviária, que vai verificar o ocorrido para solucionar.
    Assim cumpri meu papel de cidadão e por outro lado vi que a Concessionária tem uma visão moderna de responder a todos que estão ao entorno de seus empreendimentos.

  • 14 Amigo do Blog // fev 18, 2010 at 9:33 PM

    antes nesta wesq

  • 15 isabela // fev 18, 2010 at 8:44 PM

    naquela epoca já tinha mato,a rede abandonou nossa cidade a muito tempo

  • 16 Gisele // fev 18, 2010 at 7:19 PM

    É…

    AI QUE SAUDADES QUE TENHO DA AURORA DA MINHA VIDA, DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA, QUE OS ANOS NÃO TRAZEM MAIS .. .. ..

  • 17 Justa // fev 18, 2010 at 6:52 PM

    Realmente,Carlos Sérgio,Varginha não tem história…contamos fatos ocorridos aqui pra nossos descendentes e não temos como mostrar a eles aquilo que contamos.
    Fizeram da cidade,uma cidade sem memória!
    Conservar,manter a cidade de outrora junto á cidade de agora é uma riqueza cultural…

  • 18 Lobão // fev 18, 2010 at 6:09 PM

    Mas quem garante que foram eles que tiraram?

  • 19 carlos henrique // fev 18, 2010 at 4:32 PM

    Deixa as placas lá pois logo, logo teremos trem bala em varginha.

    Sabe porque Varginha tem tanto buraco, para emendar um no outro para instalação do metro.

Deixe um Comentário