Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Vacinação contra a poliomielite termina hoje

julho 6th, 2012 · Sem comentários

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) termina hoje. Em Varginha a vacina será aplicada até 17h, nas unidades básicas de saúde. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, já foram imunizadas 6.750 crianças no município, o que corresponde a 86% da meta, de 7.844 pessoas. Crianças com até 5 anos de idade devem ser vacinadas. Para a imunização, os pais devem apresentar o cartão de vacinação dos filhos. Clique abaixo em “Leia Mais” para ver a matéria completa.

O secretário municipal de Saúde Fausto Geraldeli Carvalho, destaca que além da poliomielite, outras vacinas estão disponíveis para que as crianças possam regularizar a imunização. Veja: Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae do tipo B); Hepatite B; Triviral (sarampo, caxumba e rubéola), para menores de cinco anos; Febre Amarela, para crianças de nove meses; Rotavírus, para crianças de2 a5 meses; Meningite, para crianças menores de um ano; e Pneumococo, para crianças menores de um ano.

Todas as crianças imunizadas nesta primeira etapa devem retornar às unidades de saúde no dia 18 de agosto para a segunda etapa da campanha.

Importância da vacinação – Com a pólio não se pode facilitar jamais. A doença infecto-contagiosa provoca efeitos devastadores e deixa marcas na criança para o resto da vida. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença.

A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.

 

Tags: Saúde

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário