Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

A Função da Avaliação Psicológica no Contexto Clínico

junho 2nd, 2019 · Sem comentários

Por Mayara de Paula Lajara

A avaliação psicológica é uma área da psicologia dirigida à compreensão de problemas pessoais, grupais, institucionais ou sociais. É definida como um conjunto de técnicas e procedimentos usados para verificar características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado para exercer tal função.

A avaliação psicológica não tem como função realizar julgamentos morais ou estabelecer critérios de certo ou errado, mas compreender a partir de técnicas específicas as diferenças individuais, relacionadas às suas habilidades, capacidades, características da personalidade, comportamentos ou algum possível conflito interno ou externo da pessoa.

Nesse sentido, a avaliação psicológica no contexto clínico deve utilizar de diferentes ferramentas, sendo adequadas de acordo com o indivíduo e o caso, na qual o psicólogo fará intervenções necessárias dentro das questões trazidas pela pessoa, orientando em suas decisões e, se for imprescindível, encaminhar para outros profissionais.

O psicólogo que trabalha com a avaliação psicológica não pode menosprezar a ética profissional e deve respeitar a particularidade de cada indivíduo. Cada um possui sua forma de apresentar seus problemas ao psicólogo, de acordo com o seu tempo. É importante considerar que cada pessoa é única e tem seu jeito próprio de lidar com seus desafios que aparecem em seu cotidiano.

Tags: Folha de Varginha · Saúde

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário