Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Vereadores justificam votos sobre caso Marquinho da Cooperativa

agosto 31st, 2017 · 24 Comentários

Por Igor Andrade

Por 7 votos contra e 8 votos a favor, a Câmara Municipal de Varginha rejeitou, na noite de segunda (28/8), o recebimento da denúncia contra o vereador Marquinho da Cooperativa, feita por uma eleitora de Varginha.

O placar da votação arquivou a denúncia.

Veja o que cada vereador falou ao BlogDoMadeira:

carlos costaCarlos Costa (favorável ao recebimento)
“Votei favorável a denúncia. Toda denúncia tem que ser investigada. Se o acusado for inocente, a investigação vai mostrar e se for culpado, aí aplica-se as regras da lei”.

 

 

carlúcio mecânicoCarlúcio Mecânico (favorável ao recebimento)
“Votei favorável, primeiro pelo fato da reação de agredir, falar sem pensar, ainda mais com uma câmera ligada. Quem não deve não teme. Por mim, se fosse eu no caso, teria aceitado a denúncia para provar o contrário. Se ele é inocente deveria ter aceitado a denúncia para provar. Eu sou justo e gosto das coisas certas. Não é porque é meu colega que eu vou proteger”.

delegado celsoDelegado Celso (favorável ao recebimento)
“Eu fui presidente da comissão processante e o rito inicial foi errado, foi indevido. A comissão deveria adotar o rito 201/67, o que demandava uma denuncia por escrito de qualquer eleitor. A comissão trabalhou produzindo provas. Toda investigação que o trabalho da comissão processante produziu era pra ser utilizado como prova emprestada na denuncia que viesse. Por isso votei favorável. Houve essa denúncia por uma eleitora e foi colocada em votação para o recebimento ou não e assim iniciar o rito. Alguns dos vereadores voltaram contra pois o denunciante não tinha provas.”

 

claudio abreuCláudio Abreu (contra o recebimento)
“Votei contra o recebimento, não pelo fato em questão, mas por minha percepção como advogado, pela ilegalidade da denúncia. A denúncia estava incompleta. De acordo com o rito 201/67 a denúncia deve vir acompanhada dos fatos e das provas. Amanhã ou depois, por falta de provas, o caso poderia ser arquivado”.

 

 

dudu ottoniDudu Otoni (favorável ao recebimento)
“Votei favorável porque recebemos a denuncia escrita, que estava no meu entendimento correta, as provas elencadas e era apenas só uma denúncia para apurar o que houve naquele momento. Não era para a cassação. Se fosse aprovado, a Câmara iria receber a denúncia, instaurar nova comissão e ia apurar os fatos e levar ao plenário. Nosso papel é investigar se houve infração política administrativa. Quanto aos fatos da gravação, cabe a Justiça”.

pastor faustoPastor Fausto (contra o recebimento)
“Votei contra o recebimento, primeiro pela acusação apresentada contra o vereador ser criminal e não cabe a Câmara julgá-lo por nenhum crime e também porque a denúncia deve ser feita corretamente, acompanhada de provas. Eu não estava no dia, mas segundo informações a denúncia feita não tinha identificação de quem fez, nem o título de eleitor, não veio acompanhada de provas e todos os anexos necessários, assim como está no decreto 201/67. Lá está escrito que deve-se ter a denúncia “e” as provas, e não a denúncia “ou” as provas. Diante desses fatos, votei contra a denúncia”.

vereador-dr_alencarDr Alencar Faleiros (favorável ao recebimento)
“Existiu um fato. Isso é fato, realidade. As pessoas tem versões sobre o fato. Em cima do fato, o vereador Marquinho pode ter errado e merecer punição ou pode não ter errado e não merecer punição. Eu não presenciei o fato e que aparentemente é grave e ponto final. Na vida devemos assumir os nossos atos. Um fato existiu e não podemos tapar o sol com a peneira. O país está vivendo um momento em que a luz, a transparência é o melhor remédio”.

 

 

zacarias pivaZacarias Piva (favorável ao recebimento)
No dia da votação, no Plenário da Câmara, Zacarias Piva foi o primeiro a votar, deixando claro sua posição: “Por acreditar que as provas já são de conhecimento notório de Vossas Excelências e de que a denúncia está cumprindo as exigências legais, eu sou favorável ao recebimento da denúncia, para que a gente possa investigar a situação e dar uma resposta à sociedade”
__________________________________________________________________________________________________________________

O Blog também tentou entrar em contato com os vereadores Buiú do Ônibus, Dr. Guedes, Leonardo Ciacci, Joãozinho Enfermeiro, Marquinho da Cooperativa, Zilda Silva e Zué do Esporte, mas não foi possível. Assim que o Blog receber a posição desses vereadores, as opiniões serão acrescentadas nesta matéria.

Resumindo: quem foi contra o recebimento, impediu que a Câmara de Vereadores investigasse o caso.

Quem foi a favor do recebimento, queria a investigação do caso.

 

10 medidas contra corrupcao

Tags: Destaque · Política

24 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cidadão com vergonha de ser varginhense !!! // set 14, 2017 at 3:46 PM

    Prezados blogueiros, observem o escandaloso e criminoso silencio de nossas autoridades municipais: Sr. Prefeito, cadê suas declarações sobre essas vexatórias e lamentáveis ocorrências na sua esfera de ação? AGUARDAMOS EXPLICAÇÕES SUAS SOBRE ESSES ESCANDALOSOS ACONTECIMENTOS EM AREA DE SUA RESPONSABILIDADE MUNICIPAL! E quanto aos responsáveis pela Vigilância Sanitária, que atitudes tomaram em face dessas denúncias absurdas ocorridas em sua área de atuação? Nós, munícipes estamos todos escandalizados e inconformados com esses lamentáveis acontecimentos, devidamente comprovados através de fotos e truculências contra o direito da imprensa de mostrar à toda a população o que ocorre em nosso lixão municipal ! E quanto ao nosso promotor de justiça…??? Mais uma vez eu sinto vergonha de ser varginhense…, após esses lamentáveis acontecimentos e nossas autoridades se fazem de surdas, mudas e cegas !!! Resumindo, se não agem após assistirem a essas atrocidades cometidas, com gravação e tudo comprovado… é por que tem culpa no cartório !
    E por enquanto, é só, continuo malhando os responsáveis e exigindo reprimendas legais de acordo com os lamentáveis fatos ocorridos e devidamenjte gravados e documentados!

  • 2 OS INTOCÁVEIS - Bala o ninja & Crazy Dog // set 1, 2017 at 7:18 PM

    José de Abreu, disse tudo!!! Concordo com vc em grau, gênero e número!!!

  • 3 Varginhense de Coração // set 1, 2017 at 3:07 PM

    Pessoal, talvez eles votaram contra pq ficaram com medo de sofrer retaliações e ameaças de morte por parte desse “nobre edil” (sqn)…afinal, ele confessou que tem morte nas costas…vai que….

  • 4 Otávio // set 1, 2017 at 12:05 PM

    Falta de provas????? o pastor de ser cego ou não quer enxergar, o vídeo mostra bem claro e sonoramente o fato, não ha o que negar.

  • 5 Potência do Sul de Minas !!! PA // set 1, 2017 at 10:53 AM

    Alguma novidade? R: Não.

    Já sabíamos que o resultado seria este antes de iniciar a comissão.

    Vergonha para população !!!

  • 6 Suilvana Silva // set 1, 2017 at 10:51 AM

    Que vergonha Dana Zilda, devolva meu voto, se soubesse que a senhora era racista , machista e corporativista, não teria jogado meu voto fora. A senhora não representa mais a opinião das mulheres de Varginha, Me sinto hoje como cidadã, traída e ultrajada, tenho nojo e vergonha da câmara Municipal de Varginha. Espero não vê-la nunca mais na minha frente, não apareça novamente em minha casa para pedir voto que não responderei por mim.

  • 7 Feminista nata // set 1, 2017 at 10:27 AM

    Caríssima Zilda Silva…
    Voto meu NUNCA MAIS!
    Uma mulher foi agredida, conivência ou preconceito?!
    FALEI!

  • 8 Varginhense Envergonhado. // set 1, 2017 at 9:45 AM

    Meu caro”Zéninguem”, JUSTIÇA seja feita, o Dr. Guedes, votou a favor da instauração da investigação, portanto contra o arquivamento. São sete votos contra e oito a favor.

  • 9 Manezinho // set 1, 2017 at 9:23 AM

    Após o irretocável comentário de Julio Biseusk, quase nada resta a dizer. Tentando justificar o injustificável!

  • 10 Leitor // set 1, 2017 at 12:49 AM

    Nesse descalabro diário e horripilante da política brasileira, nos municípios, nos estados e no governo federal, cada vez mais minúsculos em ética e vergonha na cara, só vejo uma solução ao alcance de cada um de nós: uma atitude silenciosa, simples e definitiva: NÃO REELEJAM NINGUÉM para qualquer cargo, seja quem for.
    Se for ruim, e mesmo assim tenha sido eleito, que não seja reeleito nunca mais e portanto afastado da vida pública.
    Se for bom, na verdade não é, pois em nada contribuiu para afastar os ruins e denunciar os crimes que todos cometem, e assim também não merece ser reeleito.
    Não reelejam ninguém! Nunca mais!

  • 11 GENTIL OLIVEIRA // ago 31, 2017 at 10:41 PM

    ELE PODIA VOTAR A FAVOR DELE MESMO ?

  • 12 ELM // ago 31, 2017 at 7:20 PM

    KKK Piada! Lamentável, Varginha seguindo os passos da impunidade Brasileira, como disseram vários vereadores que foram a favor ao recebimento da denúncia, quem não deve não teme! Se ficou nervoso com a reportagem é porque tem muita coisa errada e provavelmente quem votou contra a investigação está com o rabo preso. Lembraremos disso nas próximas eleições, espero que a população de Varginha não se deixe levar pela religião ou pelo moço bonzinho dos cachorrinhos, mas faça algo pela população também! Chega de pilantragem, chega de impunidade, chega de bandidos nos governando!

  • 13 José abreu // ago 31, 2017 at 7:19 PM

    Bando de vagabundos, todos devem ter o rabo preso.
    Cláudio Abreu – se o crime fosse contra um cachorro teria votado favorável. Até agora no seu mandato só quer saber dos cachorros.
    Pastor Fausto – Se alguém tivesse pago um dízimo caprichado teria votado favorável.
    Joãozinho enfermeiro – Se tivessem dado uma água ardente votaria favorável.
    Agora o vagabundo denunciado ter votado foi o maior absurdo. Alguém pode me explicar como Pode?
    Além disso, alguém pode me explicar pq a Câmara não tem um regimento interno?

  • 14 Mario Caldonazzo de Castro // ago 31, 2017 at 6:23 PM

    Batom na cueca não se explica, aguenta-se as consequências. E este “pastor” que se elege por causa aproveitando-se da sua igreja, e vive faltando às reuniões. Vá ver se eu estou na esquina….

  • 15 ORNAS // ago 31, 2017 at 5:01 PM

    Câmara municipal, espelho do congresso nacional, corporativismo.
    Estes são os nossos legisladores.

  • 16 Tatu-pe // ago 31, 2017 at 4:32 PM

    “Agora vou ali comer um pastel com sodinha, obrigado eleitores“.kkkkkkkkkkkkkkk…Pelo menos no caso de um deles, ao invés de pastel, não seria camarão?!!

  • 17 Cláudia // ago 31, 2017 at 4:31 PM

    Não entendo de leis, mas achei absurdo dizerem que não foram apresentadas provas. Que provas mais precisavam, se todo mundo assistiu pela tv? Se não foram apresentadas no início do processo, não poderiam ser apresentadas posteriormente? Este legalismo absurdo é a base para todos os problemas políticos que vemos hoje. Os mínimos detalhes são usados para que os acusados se safem.Isto não é Justiça, é enganação. Não é isto que a população quer. A população quer investigação e punição, se necessária e justa.

  • 18 ZéNinguem // ago 31, 2017 at 4:20 PM

    Quem votou contra o recebimento da denuncia digam adeus ao próximo mandato, só pra lembrar: Claudio Abreu, Pastor Fausto,Dr. Guedes, Leonardo Ciacci, Joãozinho Enfermeiro, Marquinho da Cooperativa, Zilda Silva e Zué do Esporte. Pra mim quem apoia o crime é bandido também.

  • 19 SUGESTOR // ago 31, 2017 at 4:00 PM

    O Ministério Público deveria instaurar um inquérito para apurar o motivo da ferrenha defesa desse meliante, por parte desses oito “coleguinhas” da Câmara (do povo), do Município de Varginha.

    A Polícia Civil deveria abrir um processo de investigação para apurar as agressões e os assassinatos que ele próprio protagonizou e declarou publicamente que cometeu.

    A Receita Federal deveria entrar no caso para passar um pente fino e apurar as irregularidades que, com certeza, existem na Cooperativa dele.

    Os demais vereadores deveriam se atinarem pelo grave erro contido no Regulamento Interno da Casa Legislativa, onde consta que um edil réu, tem direito a voto em sua própria defesa.

    Nós eleitores, deveríamos gravar nas nossas mentes e conceitos, que estes oito emenergumenos têm que ser banidos da política do nosso município.

  • 20 Mônica // ago 31, 2017 at 3:13 PM

    Agora é gravar os nomes e votar consciente da próxima vez.

  • 21 Varginhense Envergonhado. // ago 31, 2017 at 3:00 PM

    A cada justificativa dos que votaram contra, mais me envergonho. Dr. Claudio Abreu, que decepção e que vergonha. Pastor fausto, de quem explora a fé do povo, o que mais esperar. Zilda Silva, representante da classe feminina, deixou claro que a agressão às mulheres e perfeitamente possível, (agressão esta com palavras e gestos) e que agressão física, se for praticada por um ser politico, neste caso um vereador, é perfeitamente tolerável. Este vereador manchou a imagem de todos os eleitores, e vocês nos ENVERGONHAM a cada dia. Vergonha, Vergonha, indignação, indignação.

  • 22 Indignado I // ago 31, 2017 at 2:55 PM

    Essa porcaria de câmara já não prestava, agora não vale nada.
    Alias serve sim, pra manter os salários dos vereadores e de um bando CPCs.

  • 23 Julio Biseusk // ago 31, 2017 at 2:21 PM

    Olha, eu não sei se choro de tanto rir, depois que li as “explicações de vereadores que votaram à favor do recebimento, e aqueles que foram contrários ao recebimento da denúncia”. Senhores, deixem de corporativismo e se atenham aos FATOS REAIS, facilmente provados pela EPTV, a emissora agredida. O vereador agressor se comportou como alguém que jamais saberá o que significa respeito. Intimidou, agrediu verbal e físicamente aos repórteres. Pra ser sincero eu acho que a EPTV poderia ter denunciado na tribuna livre o crime de que foi alvo, com provas cabais e ponto final. Tem vereador que aludiu se teriam ocorridos os fatos, ou se não teriam ocorrido. Isto mostra sua ignorância, no sentido de dizer a esta altura da situação, que o fato poderia ter ou não ocorrido???? Como assim??? Vc não assiste tv? Vai um representante do povo, autoridade constituida, para promover uma barbaridade como a que foi feita e fica por isso? Mesmo não havendo provas no momento da instauração do seguimento da denúncia, as mesmas seriam colhidas após a instauração com a maior facilidade. Estou errado? Se eu estiver não sei de mais nada. E que viva a impunidade, menos que isso, um viva ao menos por uma repreensão por parte da mesa diretora, pois, cada vereador ali eleito, representa o poder legislativo. Infelizmente, a câmara está MANCHADA com este episódio.

  • 24 AL // ago 31, 2017 at 1:53 PM

    Vou justificar para os que foram contra:

    “Sou incompetente e não tenho e menor noção do que estou fazendo aqui, tenho um colega que se diz advogado e falou uma das maiores bobagens que ja li na vida mas resolvi votar igual a ele. No mais, estou aqui somente pelo salário mesmo. Agora vou ali comer um pastel com sodinha, obrigado eleitores.“

Deixe um Comentário