Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Vereadora pede reforma do Jardim do Sapo

novembro 14th, 2010 · 5 Comentários

A vereadora Racibe da Acrenoc (PP) está solicitando ao prefeito Eduardo Carvalho que, através da Secretaria Municipal de Obras e serviços Urbanos, estude a possibilidade de fazer a urbanização da Praça Dom Pedro II, conhecida como Jardim do Sapo, nos moldes da Praça Ponte do Sapo da Cidade de Santos/SP.

Racibe conta que a Praça Dom Pedro II foi um dos primeiros recantos de lazer da cidade. Por volta de 1910, com a intensa religiosidade da cidade, a praça era utilizada como celebração de um dos passos da Via Sacra. Foi na administração do prefeito Major Evaristo Soares que Varginha começou a ganhar ares mais modernos.

 “Em 1915 a praça foi então totalmente remodelada, com a inauguração de um belo jardim com coreto, retirada do pretório e a colocação de grades em toda a sua volta. Havia também um pequeno lago, com presença de um grande número de sapos, dando origem ao codinome, carinhosamente utilizado até hoje (jardim do sapo).  Hoje, o lago não mais existe, mas a praça continua tendo um importante papel na malha urbana. Árvores de grande porte, gerando grandes áreas de sombra, forração agradável e variada e os postes de iluminação em ferro garantem a tranqüilidade e o caráter aprazível do local. Em diversas ocasiões, até os anos 80, o coreto da Praça Dom Pedro II recebeu seresteiros da cidade”, destacou Racibe da Acrenoc que lembra que a  Praça Jardim do Sapo, importante ponto de encontro de várias gerações, continua nos dias de hoje com apresentação de bandas reunindo grande aglomeração de pessoas, daí a necessidade de mantê-la  sempre bonita e com aspecto moderno, a exemplo da Praça Ponte do sapo da Cidade de Santos, São Paulo. 

Parque Novo Horizonte

            Racibe da Acrenoc também pede ao Diretor da Guarda Municipal, Guilherme Tadeu Ramos Maia, que  disponibilize agentes da Guarda Municipal para o Parque Novo Horizonte, a fim de propiciar segurança à todos, proporcionar organização e,ainda colaborar com a preservação do referido Parque.

Tags: Política

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 eduardo // nov 17, 2010 at 2:47 PM

    HAHAHA curujinha ne?

  • 2 MARI // nov 16, 2010 at 3:29 PM

    Jardim do Sapo totalmente abandonado, ruas esburacadas, rodoviária suja e mal iluminada, Novo Horizonte sem segurança, mato por todo lado….a verdade é que a cidade toda precisa de cuidados. Este é o resultado desta administração e da anterior, um acumulado de erros, incompetências, falta de comando. Não se pode aceitar o argumento de falta de recursos quando vemos a Prefeitura querendo criar o Serviço Funerário, contratando mais funcionários….E também quando vemos o número absurdo de cargos de confiança…..se ainda resolvessem alguma coisa….

  • 3 Chacal // nov 16, 2010 at 11:28 AM

    Temos outras prioridades na cidade Racibe, como tapar os horrendos buracos,capinar os matos que tomas conta de rotatórias, e entradas de bairros, as praças são importantes sim, mas temos outras prioridades, e os banheiros da rodoviaria ninguém fala mais nada?

  • 4 Bia // nov 16, 2010 at 10:28 AM

    É isso aí Racib, moro bem proximo ao Jardim do Sapo, fui criada aqui desde pequena, lembro dos tempos em que brincava na pracinha. Hoje é quase impossivel levar minhas netas lá. O coreto é sujo e com mal cheiro, o jardim mal cuidado, os postes quebrados que as crianças a noite não tem condições de brincar lá por falta de iluminação adequada. é ponto de usuario e drogas e pra piorar tem casais morando no coreto e tomando banho na praça. Tem épocas em que o mato que nasce entre as pedras que fazem o calçamento da praça, toma conta que mais parece uma grama que calçada. Vamos batalhas pela reforma dessa praça.

  • 5 Indignado // nov 16, 2010 at 10:23 AM

    Nem é preciso que seja nos moldes de outra cidade,Racibe,mas que seja cuidada,consetado o que está estragado,conservada…Aliás,o mesmo deve ser feito,urgentemente,em todas as praças da cidade.
    Custa tão pouco manter aquilo que se tem,pois se deixar acabar aí,sim,fica difícil reconstruir.
    Manter as praças limpas,as gramas cuidadas,existem plantas que resistem ao sol,agora,época de chuva,momento pra plantio,
    Com um pouco de boa vontade a cidade voltará a ter ares de princesa e seus habitantes
    ficarão mais satisfeitos com aqueles que elegeram pra cuidar da mesma!!
    Quanto ao Jardim Novo Horizonte realmete é preciso que se cuide do mesmo para que ele continue dali para melhor.È um lugar agradável de se levar a família para um passeio,está sendo cuidado,o que é muito bom e com as medidas pedidas pela vereadora ficará ainda melhor.

Deixe um Comentário