Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Sobre salários e vereadores

novembro 19th, 2008 · 4 Comentários

Leitor do blog envia e-mail com uma nota verídica. Pedro Rodrigues (PP), o vereador mais votado na última eleição em Patos de Minas, teve uma idéia que considerou genial: sortear com a população dois cargos de assessor parlamentar. Cada cargo vale um salário de R$ 1.850,00. Apenas um deles exige do seu eventual ocupante o segundo grau completo. A iniciativa de Rodrigues repercutiu tão bem em Patos de Minas que ele decidiu sortear os cargos de suplentes dos dois assessores. O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o caso. O jurista João Paulo Cavalcanti Filho garante que Rodrigues pode sortear os cargos, sim. E até deve ser elogiado por isso. O que ele acha errado é que Rodrigues ganhe salário e pague salário a quem o assessora. Dos 181 países que fazem parte da ONU, apenas um paga salário a seus vereadores. O Brasil.
Quem acompanha o blog há mais tempo, já leu sugestões semelhantes (sobre vereador receber salário). Em outros países, ser vereador –ou conselheiro municipal- é motivo de orgulho, ou mesmo posição social e de influência que capacita a pessoa a fazer lobby. Mas nada de salário. Leitores de outros países enviaram comentários contando como funciona o Legislativo em suas cidades. As Câmaras de Vereadores custam 5% para os Municípios. Em Varginha, a conta será de R$ 3,24 milhões em 2009.
Advém daí uma responsabilidade nas costas dos eleitos, bem como uma dedicação maior ao cargo para os quais foram escolhidos para exercer.

Tags: Política

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 CANDIDATO // nov 19, 2008 at 9:21 PM

    Quem faz da câmara profissão está F*****.

  • 2 PESO PESADO // nov 19, 2008 at 4:49 PM

    BOA IDÉIA MADEIRA, QUE TAL COLOCAR UM ABAIXO ASSINADO NO BLOG PARA QUE TODOS POSSAM ESCREVER A FAVOR DE CRIAREM UMA LEI QUE VEREADOR NÃO RECEBA SALÁRIO.
    POR ESSA BOA PARTE DOS BLOGUEIROS NÃO ESPERAVAM
    DOS 181 PAISES DA ONU-ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, SÓ 1(UM) O BRASIL(O RICO BRASIL PAGA SALÁRIO PARA VEREADOR.

    E O PIOR OS OTÁRIOS AINDA VOTAM NELES, SÓ PORQUE FAZEM UMA MUSIQUINHA CHAMATIVA.

    E CAMBADA DE GENTE TROUXA. OS VEREADORES SÓ PENSAM NAQUILO($$$$)

  • 3 luiz rodrigo // nov 19, 2008 at 2:09 PM

    madeira deixo aqui uma sugestão:como vivemos num país democrático, poderiamos nós humildes cidadãos varginhense lançar uma campanha para que os vereadores do brasil deixem de receber salários.

  • 4 DEUS AMARELO // nov 19, 2008 at 10:16 AM

    Meus filhos, aproveito para registrar um ponto polêmico. Esta em pauta uma grande disputa entre o Poder Legislativo de várias cidades e o Ministério Público pelo entendimento do Parquet de que o cargo de vereador não pode receber 13º salário, e que muitas Câmara Municipais ainda estão pagando. Não sei da situação em Varginha. Mas gostaria de saber. E ai, tem jornalista/bloguiero de plantão Marcus Madeira?

Deixe um Comentário