Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pesquisas dão o tom da campanha

abril 25th, 2010 · Sem comentários

“O Datafolha coloca o candidato José Serra 10 pontos à frente de Dilma Rousseff. A Sensus, a novata dos grandes, informa que essa diferença é de irrisório 0,3 ponto porcentual. O Ibope, dono do levantamento mais recente, crava o tucano a 7 pontos da petista. No Vox Populi, a diferença entre os dois encolhe para apenas 3 pontos. Em comum, todos apontam a liderança do candidato do PSDB”.
A notícia, publicada na Veja desta semana, significa muito pouco em questões de eleitorado. A seis meses da eleição, pesquisas eleitorais dão um pequeno visual do que vai acontecer nos próximos meses. Todo mundo está pensando em Copa do Mundo (e em como ganhar dinheiro com a Copa). Ao contrário das eleições passadas, quando as atenções estavam todas voltadas às eleições no mesmo período, vivemos em uma apatia atípica.
Já em questões dos institutos de pesquisa, a coisa muda. As empresas se engalfinham titanicamente. O Vox Populi é acusado de repetir o itinerário, o que desqualificaria a pesquisa. E apresentou o nome do candidato tucano às avessas (arreS ésoJ, do bdsP). Sobraram críticas.
Por outro lado, o Datafolha aponta uma diferença de dez pontos entre os dois candidatos (Serra à frente). O instituto diz que não faz perguntas antes de perguntar quem é o candidato do entrevistado (o Sensus atrela o governo Lula à candidata Dilma, antes de perguntar quem é o candidato do entrevistado).
A exemplo dos anos anteriores, as pesquisas, parece, dão o tom de como será a campanha presidencial.

Tags: Política

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário