Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Livro mostra o “amor” pela camisa amarela

julho 10th, 2018 · 6 Comentários

Golaço de Raí em Varginha, em 1989. Olha a Traffic ali no canto…

Então acabou a copa para o Brasil. Hora de voltar a pensar em assuntos mais comezinhos como preço do combustível, segurança, eleições.

Mas, pensando bem, futebol também é política. Estou lendo um livro, O Delator, sobre os motivos que levaram J. Áwilla, o radialista que virou cartola a delatar os companheiros da CBF –ele foi preso em Miami, como a principal figura no esquema de desvio de verbas envolvendo a CBF. Pra não levar chumbo sozinho, detonou Teixeira e companhia.

No livro, é bem clara a relação pornográfica que envolve futebol, mídia e políticos. J. Áwilla virou o braço financeiro da CBF, por meio da Traffic, que foi a maior empresa esportiva do país sem produzir nem uma chuteira. Vendia publicidade e jogadores.

Um exemplo de como funcionava parte dos esquemas: a Coca-Cola patrocinou a seleção brasileira entre 91 e 94, na Copa dos Estados Unidos. Pagou US$ 7,2 milhões à Traffic, empresa de J. Áwilla. Que repassou US$ 4 milhões para a CBF. O troco ia embaixo do pano.

Muito amor envolvido. O amor dos jogadores pela camisa amarela também é bem visível em um trecho do livro. Em 89 os jogadores ficaram descontentes porque não iam ganhar nem um tostão com os altos contratos da Pepsi e Topper com a seleção. Colocaram esparadrapo em cima das logomarcas nas camisetas na hora da foto oficial do treino, na Granja Comary.

Um livro excelente pra gente pensar bem antes de torcer no próximo jogo da seleção brasileira. E também pra pensar que, jogador, cartola e político têm muito mais em comum do que a gente imagina.

Correção: o primero gol foi marcado por Luiz Henrique, como apontou o leitor “Crítico”, aqui no blog.

P.S.: A foto acima mostra o momento em que o goleiro da Iugoslávia não conseguiu segurar o chutaço de Raí. Foi o segundo gol da seleção brasileira, na primeira partida que culminou com o tetra em 1994, sob o comando de Carlos Alberto Parreira. O amistoso foi disputado no Melão em Varginha, com gols de Luz Henrique, Raí e Müller, que driblou o goleiro e fechou a conta. Olhaí que massa:

Tags: Esporte · Política

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Resignado! // jul 11, 2018 at 2:09 PM

    O Jogo foi 1989 ou 1991 ?

  • 2 Zé Manezinho // jul 11, 2018 at 7:49 AM

    Caro Sr. Madeira, me permita uma correção: O jogo Brasil x Iugoslávia em Varginha foi em 1991 e não em 1989 como grafado no rodapé da foto.

  • 3 critico // jul 10, 2018 at 3:28 PM

    Opa.. Li novamente amigo Madeira, e o nome do autor do gol esta com a grafia errada

    com gols de Luz Henrique,

    faltou um I

    Na errata , esta certo..

    Abraços

  • 4 critico // jul 10, 2018 at 3:26 PM

    OK Sr. Madeira.. #tmj

  • 5 critico // jul 10, 2018 at 1:19 PM

    Eu assisti ao video Sr. Madeira e estava no jogo.

    Veja a narração de Oliveira Andrade ( hj no Bandsports ).

    “Bebeto ao lado dele tem Luis Henrique.TEm Luis Carlos solto aqui pela direita. Prefirou devolução para Bebeto. Que linda bola para o Rai . De volta pra Luis Henrique. Entrou sozinho.. bateu.. tá lá… Gollll ”

    Me cite Mazinho e desapareço deste espaço, amigo Madeira.

    NOTA DO BLOG: Você está certo, corrigi. Obrigado.

  • 6 critico // jul 10, 2018 at 11:26 AM

    Sr. Madeira, corrija o P.S.

    O primero tento da Seleção no jogo do PV foi de Luis Henrique ( meia que na epoca jogava pelo alviverde paulistano e jogou tambem no PSG ) e nao de Mazinho conforme citado no texto.

    P.s.: Salvo engano , Mazinho nem foi convocado para esta peleja.

    fonte: Minha memoria ( estava presente ao jogo com “ingressos populares” #sqn)

    https://historiadaselecao.wordpress.com/2009/10/30/na-estreia-da-melhor-%E2%80%98era-parreira%E2%80%99-vitoria-contra-a-iugoslavia/

    http://futebolnostalgico.blogspot.com/2012/08/brasil-x-iugoslavia-1991.html

    NOTA DO BLOG: Assista ao vídeo, crítico.

Deixe um Comentário