Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

FIM DA ONDA ROXA | Prefeitura lança novo decreto; o que mudou em Varginha a partir deste sábado

abril 18th, 2021 · 13 Comentários

  • Bebidas alcoólicas voltam a ser vendidas fim de semana (até 22h);
  • Comércio funciona de segunda a sábado, de 9h até 17h;
  • Salões de beleza e academias estão autorizadas a funcionar;
  • Festas continuam proibidas;
  • Quadras particulares autorizadas até 20h.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) anunciou, em coletiva realizada na tarde dessa sexta-feira (16/4), medidas que passaram a valer a partir desse sábado (17/4) quando cessou a Onda Roxa em Varginha. Vérdi lembrou da prorrogação da primeira parcela do IPTU (leia a matéria aqui) e a proposta de isentar a Autotrans do ISSQN em troca da empresa não reajustar o valor da passagem (leia aqui).

Vérdi também falou do Refis, refinanciamento de débitos até dezembro de 2020 do contribuinte com a prefeitura. A proposta, se aprovada pelos vereadores, vai permitir o parcelamento das dívidas em até 10 vezes sem reajuste nem multa (mas com correção monetária).

Ele também disse que espera 12.500 alunos na rede municipal de ensino. “Já compramos para os novos alunos 13 mil kits escolares, com cadernos, lápis etc. Já estão sendo distribuídos. Só os alunos que ainda não ingressaram na rede municipal que vão demorar um pouco mais para receber”.

O prefeito falou de obras que estão sendo realizadas na cidade e o pagamento do salário dos servidores, R$ 12 milhões por mês, como “meios de incentivar a economia local”.

“Ficamos 12 dias fora da Onda Roxa. Nesse período, Varginha foi a cidade com melhor desempenho no combate à pandemia de acordo com estudo científico”, disse Vérdi.

O QUE MUDA

O procurador-geral do Município, Evandro dos Santos disse que foi elaborado o decreto 10.333, que passa a valer a partir da meia-noite.

“No geral o decreto vai permitir a reabertura do comércio, mas com a fiscalização atenta”, disse Vérdi. “Vamos desativar provisoriamente as barreiras e aproveitar o pessoal que estava trabalhando nas barreiras para atuar na fiscalização do comércio”.

  • O comércio vai funcionar de 9h as 17h, segunda a sábado. “Aumentamos o horário do comércio para evitar aglomerações”, disse o prefeito.
  • Shopping de segunda a sábado, não funcionará aos domingos nem feriados.
  • Bares e restaurantes, das 8h às 22h. Entretanto as pessoas só podem entrar até 21h.
  • Academias podem funcionar das 5h até 22h.
  • Clubes sociais de 8h até 20h -piscinas só poderão ser usadas em caso de tratamento médico. Saunas estão proibidas.
  • A venda de bebidas alcoólicas está permitida diariamente, até 22h. Depois desse horário, é proibido vender, mesmo no sistema delivery, em qualquer dia. O consumo em locais públicos está permitido até 22h. A entrada em bares e restaurantes, até 21h.
  • Igrejas podem receber até 30% da ocupação, distanciamento de 1,5 metro.
  • Funcionamento das escolas (públicas e particulares) está autorizado a partir de 3 de maio.
  • Qualquer evento festivo está proibido.
  • Reuniões de trabalho estão permitidas até 60 pessoas.
  • Quadras de futsal de aluguel estão autorizadas, se tiverem alvará da prefeitura, até as 20h.
  • Quadras públicas e academias de rua estão proibidas.
  • Foi mantida multa de 100 reais para quem não usar máscara.
  • Salões de beleza, estética, barbearia são consideradas atividades essenciais, portanto estão permitidas de 5h até 22h.

Resumão das mudanças

VACINAS

O secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho disse que há uma certa folga na quantidade de medicamentos para atendimento aos pacientes de Covid nos hospitais de Varginha. “Mas não há possibilidade de afrouxamento, há de se ter a colaboração da população”.

“Estamos recebendo muitos pacientes de outras cidades. Semana passada recebemos 26 pacientes de fora. Apesar da tendência de queda, ampliamos o número de leitos (com os dez leitos que serão destinados ao Hospital Regional do Sul de Minas)”.

“As internações de Covid têm um tempo de permanência muito grande. Infelizmente temos um desfecho desfavorável”.

Vérdi: “Nos leitos há uma baixa ocupação nos leitos de enfermaria. O problema é o leito de UTI. Fizemos uma parceria com o Hospital Regional para aumentar de 10 para 20 leitos”. Com esses novos leitos, Varginha passa dos atuais 49 para 59 leitos de UTI (Hospital Humanitas, Regional, Hospital de Campanha, UPA e Hospital Varginha).

“Tenham a certeza de que o atendimento na UPA é o mesmo que é dado nos outros hospitais de Varginha”, disse Vérdi. A expectativa é a de que os novos leitos comecem a funcionar dia 23 de abril.

O secretário de Saúde Luiz Carlos Coelho disse que a prefeitura recebeu, até agora, 117 doses para as forças de segurança e salvamento. “Estamos recebendo semanalmente novas remessas. A próxima, para segunda ou terça. Esses quantitativos já vêm carimbados, ou seja, têm que ser usados naquele segmento”.

Post em atualização.

Tags: Política

13 Respostas Até Agora ↓

  • 1 PCM // abr 19, 2021 at 9:49 AM

    Desde o inicio da pandemia não sabemos exatamente quantos leitos destinados a COVID (privados ou públicos) de enfermaria e UTI existem em Varginha. Alguém poderia informar.
    Se a situação está sob controle como dizem porque ampliar a rede de atendimento através de UTI na UPA? A UPA está fisicamente e técnicamente preparada para prestar tal atendimento?
    Interessante o posicionamento da associação comercial considerando que a população está avida por consumir.

  • 2 38 bem putº // abr 19, 2021 at 6:28 AM

    Caro Manuel Silva,

    se o “trabalhador” não se preocupasse somente em reproduzir, fazer churrasco e assistir futebol, seria muito melhor remunerado.

    E se a pandemia atingiu esse nível foi graças a estes “trabalhadores” que não perderam um feriado e lotaram praias, sítios, ranchos e lajes e insistem em levar família pra shopping, centro e supermercados.

  • 3 38 calmo // abr 19, 2021 at 6:24 AM

    As mesmas pessoas pessimistas são aquelas que são contra a doação de vacinas por empresários.

    E se alguém souber, me digam o que é “cachao”, obrigado.

  • 4 Chamgiro // abr 17, 2021 at 7:25 PM

    Rapaz eu vim da minha roça agora. Onde estava eu e minha esposa e meu filho. Os bares estão todos lotados. Gente na rua sem máscara. Pode anotar aí ontem morreu 5 daqui 7 dias. Vai morrer de 10 para cima pq eu estou com um parente doente. Ele teve que ser entubado. Adivinha onde ele está. Em Alfenas 👍 deus nos ajude

  • 5 Valdomiro // abr 17, 2021 at 4:31 PM

    Espero que os pais continuem tendo o direito de escolher se enviam ou não seus filhos para escola

  • 6 Tânia // abr 17, 2021 at 12:25 PM

    Eu só espero que em relação a volta as aulas,os pais ainda possam ter o direito de decidir se enviam ou não seus filhos para a escola..

  • 7 Al Asrib // abr 17, 2021 at 10:26 AM

    Veronica,Vieira e Tiao Cotoco. Opinião de vocês são iguais a vocês são inúteis e pateticos, parecem opniao de criança mimada, ninguém importa com vocês seus patéticos, vão arrumar um serviço seus inúteis encostados, mamadores da teta do estado. Seus covardes, se utilizam do anonimato para escrever baboseiras e vão ler o que não querem pois se esta ruim para vocês podem sair da cidade, do estado ate do país que ninguém vão sentir a falta de vocês seus inúteis. Quem se contamina e porque é ignorante não fazem o básico da prevenção , eu por exemplo ate hoje nunca peguei covid pois eu me cuido não fico atrapalhando a vida de ninguém muito menos o ganha pão do cidadão varginhense, COVARDES.

  • 8 Manuel Silva // abr 17, 2021 at 10:18 AM

    Vamos trabalhar sem reclamar !! Devemos ser patriotas e carregar os empresários em nossas costas, pois são eles os artífices da pátria !!
    Parem de choramingar e gemer !!
    Sao os empresários, quem pagam o justo salário do trabalhador !

  • 9 Tião Cotoco // abr 17, 2021 at 6:50 AM

    O Verdi devia renunciar igual o Toninho. Ambos são fracos!

    Queremos o Ciacci como Prefeito! Afinal, é um empresário de sucesso, inteligentissimo, super honesto e gente boa.

  • 10 Vieira // abr 16, 2021 at 8:58 PM

    Parabéns Verdi, agora vamos ver o verdadeiro campo de mortes, o que veremos em varginha nas próximas semanas é algo que todos ficaram marcados para o resto da vida.
    Preparem se seram cachoes em cima de cachoes.

  • 11 Verônica // abr 16, 2021 at 6:57 PM

    Até parece que está tudo sobre controle mesmo, que patético. Ilusão que fará a gente ficar nessa por muito mais tempo.

  • 12 critico // abr 16, 2021 at 5:37 PM

    Parabens pela cobertura , Madeira.

    So corrija a data no texto: sexta-feira (16/5)

  • 13 Jacy Donizeti de Souza (Cica) // abr 16, 2021 at 3:57 PM

    PARABÉNS, Verdi Lúcio Melo, pelo ótimo trabalho que V.Exa. vem prestando em Varginha. Que DEUS te de bastante SAÚDE e muita sabedoria para continuar trabalhando e conseguir fazer uma Varginha melhor para todos cidadãos.. abração VERDI… E QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE 🙏🙏🙏 AMÉM. CICA O AMIGO DE SEMPRE…

Deixe um Comentário