Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Autotrans tem 62% de reprovação em Varginha

julho 3rd, 2017 · 7 Comentários

autotransPrimeiro a boa notícia: depois que o Jornal Folha de Varginha publicou esta matéria, no começo de fevereiro deste ano, a prefeitura determinou à Autotrans que colocasse mais ônibus na linha 19, considerada o “patinho feio” na cidade.

Agora a má notícia: os carros a mais disponibilizados pela Autotrans não foram suficientes para melhorar o atendimento e diminuir os atrasos.

Leia a matéria:

A empresa concessionária do transporte coletivo em Varginha tem baixíssimos índices de aprovação. Para ser exato: apenas 33% dos usuários aprovam a qualidade dos serviços prestados pela empresa. A aprovação era maior no ano anterior: 44% (veja a série histórica no quadro ao final do texto).
Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto Rede Pesquisa e Planejamento, de Varginha. A equipe do sociólogo Renato Clepf ouviu 613 consumidores no mês de novembro de 2016. Para fazer a pesquisa, os entrevistadores saem pelas ruas com a obrigação de cumprir cotas proporcionais a sexo, idade e escolaridade dos eleitores. “O que importa não é o tamanho da amostra e sim sua representatividade: todos os grupos sociais e regiões geográficas devem aparecer em proporção próxima à da população pesquisada”, diz Renato Clepf.
Personagens
O BlogdoMadeira buscou personagens para ver se o que a pesquisa aponta é verídico. Lembrei-me de um ex-gerente de empresa que, há 4 anos, viu a filha menor de idade cair do ônibus no Imaculada Conceição, porque o motorista não esperou todos os passageiros entrarem para fechar a porta (principalmente por causa da superlotação do ônibus antes das 7h).
Fiz uma pergunta simples no Facebook: “Alguém tem (ou já teve) algum problema com a Autotrans?”. Em duas horas, recebi 109 depoimentos de mau atendimento da Autotrans.

Veja parte das reclamações:
“No dia 18/12/2012 fui atropelada na avenida São José até hj ñ pagaram uma aspirina” (Lynda Saleri);

“Por várias vezes o motorista larga a gente no ponto, principalmente quando é depois das 22h, sempre acontece isso comigo na linha 02, no Imaculada pra vir para o São Geraldo “ (Jessica Dominghetti);

O leitor Juninho Ribeiro escreveu em caixa alta para demonstrar a indignação: “O MOTORISTA BERROU COM MINHA FILHA E ESPOSA SEM MOTIVO ALGUM !!! ESTUPIDO GROSSO E IGNORANTE. AINDA TEVE SORTE PORQUE ELAS NAO QUISERAM ME MOSTRAR O PILANTRA”.

“Eu sou testemunha (no Processo que a família move) de um acidente, onde uma Van Autotrans de tranporte especial atropelou uma senhora na Av. São José e essa senhora veio a falecer.” (Lu Freitas).

“Nunca seguem o horário certo. Saio do serviço às 22h20, o ônibus geralmente passa 22:30, o ponto fica do lado do meu serviço, passa mais cedo e tenho que ir a pé desde o início da avenida Av. Airton Senna da Silva até o ponto central, nenhum ónibus passou”. (Jonathan Menezes);

“Nunca passa no horário marcado. Às vezes não param quando a gente dá sinal. Super lotação constante. Ônibus do Damasco Santa Monica linha 14/A vive lotada. Falta de respeito, pagamos caro pra uma viagem curta e lotada”. (Alaine Rodrigues).

Também são comuns as reclamações de que os motoristas não param para idosos, que têm direito a passagem gratuita (eles são chamados de ‘pernilongos’ pelos motoristas): “Meu pai, um idoso já, deu sinal, só tinha ele no ponto e o motorista passou direto voando. Total falta de consideração pra quem tava esperando fazia tempo (Regina Silva).

Outra reclamação constante é que as pessoas esperam muito tempo e, de repente, chegam dois ônibus. Há 5 anos o estudante de Jornalismo e estagiário do BlogdoMadeira, Igor De Castro Andrade, largou mão de usar o transporte coletivo em Varginha por causa disso: “Quando você está num dia de semana, há mais de 40 minutos no ponto de ônibus esperando e, quando vem, vêm 2 ou 3 da sua linha… Um atrás do outro. Final de semana então é no mínimo 1h pra ficar sentado esperando. Já levo até o celular pra jogar joguinho e passar o tempo. Ah…..livro também é um bom passatempo!”.

Mônica Souza Pegar a linha 14 A Damasco- Bom pastor na parte da manha: “É um verdadeiro inferno. Tá sempre lotado, mal dá pra respirar dentro dele”.

O leitor Jeferson Magíster faz uma pergunta pertinente: “Não entendo por que somos multados se estamos dentro do carro sem cinto, e no transporte coletivo podemos ficar até em pé. Devia virar lei todos sentados, quem sabe aumentariam o número de ônibus pra suprir a demanda…”.

Cindy Kassaoka Soares fala de um acidente ocorrido ano passado e que, segundo ela, até hoje não foi resolvido: “No ano passado, o pai de uma amiga minha caiu descendo do ônibus, está fazendo tratamento, ele foi descer e o motorista já saiu andando. Ele quebrou os 2 braços e como não tem plano de saúde ficaram analisando se precisaria ou não fazer cirurgia, até hoje sem resultado. Vi que pediram mais acima (no facebook) para ser imparcial e falar coisas boas também. Existem motoristas e cobradores educados e que se esforçam pra ajudar, orientar. Só que é difícil quando eles não têm concorrência… Jogam o ônibus em cima dos carros e motos e não é que não cumprem horário…Eu acho que nem tem. Já fiquei dentro de ônibus no Boa Vista por que no meio do trajeto o motorista e o cobrador desceram pra tomar café na padaria e os passageiros tiveram que esperar.

“Já subi em ônibus também em que perguntei qual era o trajeto e o motorista me falou um e passou por outro… Pra quem pega esporadicamente como eu é difícil, não tem sinalização nenhuma no ponto central (e na maioria) de quais são os números dos ônibus e bairro, qual daquelas coberturas é a parada correta”. (Cindy Kassaoka Soares)

Licitação
A prefeitura elabora edital para contratar nova empresa. Que pode ser a Autotrans, caso ela atenda as exigências do novo contrato.

Audiência pública
A Câmara de Vereadores realiza, nesta terça-feira (4/7) audiência pública para discutir o transporte público em Varginha. A iniciativa é do do vereador Carlos Costa (PTB). Será às 19h, aberta à população, com transmissão pelo facebook do Legislativo.

Tags: Destaque · Política

7 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Thais // jul 4, 2017 at 8:31 AM

    Eu ja cansei de reclamar da linha 13 alameda, a primeira vez que liguei o atendente muito debochado ainda fez hora com a minha cara, motorista com cara emburrada e mal educados, não sei pq saem de casa já que não querem trabalhar. Indignada com a autotrans, já passou da hora de sair de Varginha, ou da prefeitura abrir concorrência pra eles, pois quem sabe assim melhoram o atendimento.

  • 2 Saulo 3G // jul 3, 2017 at 1:52 PM

    Quem aprova, nem de ônibus se locomove!

  • 3 J.J // jul 3, 2017 at 1:03 PM

    Vou narrar três situações que aconteceram ainda esse ano:

    1ª: Havia saído de uma reunião e como já era tarde, por volta das 23 horas, peguei o 14 – Damasco/ Bom Pastor. Peguei o ônibus cujo letreiro apontava o destino. Eis que no percurso da rua Rio Branco o motorista ao invés de continuar o percurso para o Bom Pastor, segue em direção a Rodoviária. Nem eu e nenhum dos outros 4 passageiros fomos informados da alteração de percurso e tivemos que descer no Centro e continuar a pé.
    2ª: Fui realizar uma visita a um amigo no bairro Jd Estrela II e havia consultado o horário disponibilizado pela Autotrans no site. Sai da casa do meu amigo as 20:45. Cheguei ao ponto as 21 horas e o ônibus foi passar as 00:00 horas.
    3ª: Domingo a tarde estava aguardando o ônibus 02: Imaculada/ São Geraldo passar para me dirigir ao shopping. Eram 15:20 hrs e o próximo ônibus iria passar as 15:40. O ônibus de fato foi passar as 16:20 horas.

    Quando se reclama no site, ou no 0800 prometem uma seria mudança e averiguação dos fatos, mas esses problemas ainda perduram.
    Quando de fato teremos uma empresa que realmente se importa em prestar um serviço de qualidade?
    É muito engraçado aumentar as tarifas da passagem pra continuar com o mesmo serviço porco e relaxado de sempre.
    Também não vejo uma boa medida trocar a empresa se teremos os mesmo funcionários desqualificados e grosseiros que não fazem o minimo para realizar um bom serviço.
    Há exceções, sim! Mas são tão poucas que praticamente dão inexistentes.
    Queremos uma empresa seria e dedicada para proporcionar o MINIMO de condições com o consumidor! Ja passou da hora de ter mudanças!!!

  • 4 sandra do rocio majdiuk // jul 3, 2017 at 11:51 AM

    Queria deixar o meu desagrado tambem contra AUTOTRANS DO BAIRRO PARK RINALD QUE TAMBEM E SO DOIS ONIBUS

  • 5 Cidadã pra lá de debochada // jul 3, 2017 at 11:34 AM

    FORA AUTOTRANS! Nós usuários desse péssimo serviço de transporte e tbm contribuintes municipais estamos cansados de ser mal tratados por essa empresa que de cada 20 motoristas, um é educado e prestativo e os cobradores tbm na mesma proporção. Sempre trabalham de cara amarrada, como se a gente tivesse fazendo um favor pra eles! Fora mesmo…queremos um serviço melhor!

  • 6 j luis // jul 3, 2017 at 11:10 AM

    Trabalho no Hospital Bom Pastor e utilizava a linha 03A Pe Vitor/B Pastor. Certo dia, num final de semana, tomei o onibus por volta de 08 e meia para entrar no trabalho as 09 horas e este estragou no alto do bairro São Francisco e não veio nenhum outro onibus em menos de 40 minutos; e olha que nessa rua também passa a linha 03; e nada. Se fosse em outro lugar talvez tivesse outra opção de linhas, mas lá naquele fim de mundo… O resultdo foi 1 hora de atraso no registro de entrada no ponto do HBP com isso perdi o tiket alimentação pois passou de 15 minutos e quando procurei a Autotrans para me dar uma declaração para justificar o atraso me negaram. Quero essa empresa fora da cidade!!! E fiquei sabendo que estão se disfarçando com o nome de Saritur ou Turilessa para vencer a licitação novamente… Abram os olhos povo de Varginha!!!!

  • 7 j luis // jul 3, 2017 at 11:01 AM

    muito ruim

Deixe um Comentário