Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Restos mortais foram retirados sem autorização no cemitério municipal

novembro 1st, 2010 · 27 Comentários

Fotos: Rafael Oliveira

Pelo menos dois corpos foram retirados do cemitério municipal sem autorização das famílias e antes do prazo legal de 5 anos. O primeiro corpo é de Hércules Antônio Molina, que morreu afogado no dia 12 de dezembro de 2008, perto de Elói Mendes. O segundo corpo é de uma pessoa da cidade de Alfenas, que morreu afogado no Lagamar, no mesmo ano. Os restos mortais estavam em covas rasas. O terreno onde estavam os ossos foi terraplanado para a construção do novo velório municipal. O prazo mínimo para a retirada dos restos mortais é de cinco anos. Antes disso, somente mediante determinação judicial. O Ministério Público investiga o caso. A informação dada à Polícia Civil é a de que a ordem partiu do procurador-geral do Município, Pedro César da Silva para a construção de um novo velório. O procurador foi chamado para testemunhar.

O advogado nega ter ordenado a retirada dos ossos, “visto que a Procuradoria é um órgão consultivo e não executivo. O Procurador estaria no mínimo exorbitando de suas funções na medida em que não cabe a ele dar ordens, quando muito, ele é chamado a opinar sobre a matéria. As exumações dos restos mortais que foram feitas, muitas estavam já com o prazo vencido e poucas estavam prestes a vencer. Todas as ossadas teriam sido colocadas em sacos, com identificação, conforme constatado pelo policial”. Dr. Pedro afirmou ainda que “deu orientação, não ordens para retirar os sacos, de que fossem respeitados os prazos legais”.

O assessor da Diretoria do Serviço Funerário Municipal, Roberto Santos, informou que começou a retirar os ossos em maio e que todos foram identificados.

Além da justiça, o caso chegou à Câmara Municipal. O vereador Ronaldo Lousada (PTB) solicitou informações da prefeitura e MP. “Não quero acreditar que isso seja verdade, porque é muita falta de respeito com as famílias cujos entes queridos estão sepultados no cemitério. Se for verdade, qual é a segurança que todos nós teremos a partir de agora, em deixar os restos mortais de nossos familiares na confiança da prefeitura?”, disse o vereador.

Tags: Segurança Pública

27 Respostas Até Agora ↓

  • 1 paty // dez 20, 2011 at 10:44 AM

    NOS PREOCUPEMOS COM OS VIVOS OS MORTOS ESTAO MELHORES QUE NOS
    LÁ QUEM ADMINISTRA NAO É PARTIDO POLITICO NÃO É DEUS..ENTAO NÃO RECLAMEM VOTEM CERTO…VCS COLOCAM VCS RECLAMAM…POLITICA NÃO É MAGICA …TEM HIERARQUIA…NEM TUDO PODE…A CRITICA PELA CRITICA DE NADA VALE
    MELHOR APURAR A VERDADE DEPOIS COMENTAR …FALA SERIO GENTE …

  • 2 Indgnada 2 // nov 4, 2011 at 9:50 PM

    Madeira, gostaria de passar um ocorrido com minha familia. Fizemos uma reforma do tumulo do meu pai e quando fomos fazer a visita no cemiterio o rodapé do tumulo tinha sido roubado. Um absurdo a memoria de meu pai, de quem é a responsabilidade? a final de contas, mesmo tendo um plano funerario, quando meu pai morreu tivemos que pagar uma taxa no cemiterio, sem contar toda a burocracia que teve pra ser feita a reforma do tumulo…

  • 3 meksedek // nov 3, 2011 at 4:37 PM

    Feliz da Cidade que tem um Ministério Público atuante e eficaz!

  • 4 Valéria // fev 15, 2011 at 1:49 PM

    Madeira, aqui em Taubaté querem retirar os ossos da minha avó do cemitério, faz 3 anos do óbto….esse prazo de 5 anos é por lei federal ou municipal. Não encontro a legislação que trate do assunto… e se a familia não tem dinheiro para construir o tumulo e nem tem ossário na cidade, o que fazer???? Obrigada…. Val do TT
    Nota do blog: Valéria, é lei municipal. Em algumas reportagens pela internet, vi algumas cidades com 3 anos e outras, com 5. Dá uma olhada no site da prefeitura ou câmara daí.

  • 5 JOANA // nov 4, 2010 at 9:42 PM

    É TEMOS MINISTÉRIO PÚBLICO EM VARGINHA SIM SR. PABLO, MAS MUITA COISA AQUI É PRA INGLÊS VER, A CEI QUE FIZERAM NO HOSPITAL BOM PASTOR, DEIXANDO CLARO A MÁ ADMINISTRAÇÃO QUE ALI SE ENCONTRA, ESTÁ AGUARDANDO RESPOSTA DO MINISTÉRIO P….. ATÉ HOJE, OS CARGOS DE CONFIANÇA AINDA ESTÃO LÁ SE ESBALDANDO. SE NÃO LIGAM PARA UM LUGAR ONDE LIDAM COM VIDAS, IMAGINEM SÓ ONDE LIDAM COM CORPOS, É UMA FALTA DE RESPEITO E MUITA CRUELDADE.

  • 6 Vuvuzela // nov 4, 2010 at 5:54 PM

    Se o finado ex prefeito estivesse enterrado lá, duvido q tivessem feito isso!!!
    A proposito, Joga um pouqinho das cinzas dele lá pra ver se o local não se torna sacrosanto rapidinho.
    Só assim pra respeitar os mortos nessa cidade.

  • 7 carlos augusto // nov 4, 2010 at 1:59 PM

    e teve gente em varginha que votou na candidata deles, pode.

  • 8 Pablo // nov 4, 2010 at 12:35 AM

    Temos MINISTERIO PUBLICO EM Varginha,,,POR FAVOR…ESCUTEM OS GRITOS desta população que não não aguenta mais tanto coronelismo.

  • 9 cristina // nov 3, 2010 at 8:26 PM

    o problema e este monte de cargos de confiança do prefeito que não sabem nada,e so ficam ganhando uma fortuna para ficarem a toa no setores da prefeitura.que gergonha esta prefeitura.

  • 10 Dona Gi // nov 3, 2010 at 8:07 PM

    O blog deveria procurar o promotor de justiça da cidade, para um pronunciamento sobre o caso. Isso não e so picuinhas de PT , de ma administração e sim falta de respeito, gostariamos de um exclarecimento juridico do que esta realmente dentro da lei! Fica a sugestão.

  • 11 Vuvuzela // nov 3, 2010 at 6:12 PM

    Moderaram meu comentário. Talvez eu tenha ofendido a mãe de alguém…rsrs
    Não tem problema, não vou me calar nunca.
    A resposta está no q aconteceu no dia de finados no cemiterio.Eu previa isso ja na semana passada.

    Estou falando sim, da porcaria da administração da cidade, da porcaria dos serviços prestados, da porcaria de seres humanos q são delegados para atender seres iguais, da porcaria da desigualdade social, onde o pobre, além de sere pobre, ainda tem q ser ignorante e burro, pq não o aceitam de outra maneira!
    Estou falando da porcaria de ser humano, q cuida dos meus, dos seus, dos nossos interesses e não lhe falta mês, quando acaba o dinheiro. E caso morram, tem o direito de serem enterrados entre pompa e cirscuntancia.
    Minha revolta hoje, não cabe em “vuvuzelar” como tenho feito nos ultimos meses…Minha revolta hoje esta sendo engolida a seco, pq essas pessoas de quem eu falo, qdo não conseguem mais desrespeitar os vivos, afrontam os mortos.

  • 12 MARI // nov 3, 2010 at 3:44 PM

    Pedro Cesar disse ainda que “As exumações dos restos mortais que foram feitas, muitas estavam já com o prazo vencido e poucas estavam PRESTES A VENCER.” Mas o procurador, como homem inteligente que é, sabe que “prestes a vencer” não é a mesma coisa que “vencidas”. Portanto, as exumações que foram feitas “prestes a vencer” são ilegais, indesculpáveis.

  • 13 carlos henrique // nov 3, 2010 at 11:36 AM

    lamentavel o que presenciei uma mulher desesperada gritando com uma cruz na mão a guarda municipal sem saber o que fazer. restos mortais esposto ao tempo. Uma grande parte sem poder chorar por seus mortos. Falta de respeito, indiginação, vergonha, O PT de Varginha nao respeita nem os vivos e nem os mortos.

  • 14 Euuuuuuuuuu // nov 3, 2010 at 10:26 AM

    Por que estão falando que foi pelo menos 2 corpos que foi retirado do local sem avisar os parentes…..
    Foi muito mais…isso é uma falta de respeito com os familiares dos falecidos…..Se fosse parente meu…Eu ia ate o fim com isso…Onde ja se viu fazer uma coisas dessa so pra ja esta morto fazem isso…não pensaram nos familiares das pessoas enterradas….Queria ver se fizesse isso com os ossos dos familiares do prefeito se ele ia achar bom…..”NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE VC NÃO QUEIRA QUE FAÇA COM VC”
    Estou muito revoltada com isso……

  • 15 Gi // nov 3, 2010 at 8:31 AM

    Fui ontem no cemiterio e tinha uma senhora com ossos, uma cruz e uma plaquinha de identificação com o nome e numero que fica em cima do tumulo. Achei um absurdo, muitas pessoas foram ontem no cemiterio e nao sabiam que isso tinha acontecido. Isso é um absurdo. um desrespeito com a população. Conheço varias pessoas que foram na missa e na hora de visitar os entes queridos que ali estavam se assustaram pois nao tinha mais nada, so tinha um tumulo onde ate tinha um cachorrinho em cima…
    Espero que todas as pessoa que tinham familiares enterrados ali que se manifestem…
    Não devemos deixar por isso mesmo…..
    Realmente, quando pensamos que vemos coisas ruins, infelizmente nos deparamos com coisas piores…
    E fiquei sabendo que isso já tem mais de um mês que esta acontecendo isso…

  • 16 luiz // nov 2, 2010 at 11:07 PM

    O PT NÃO TRATA AS PESSOAS COM ESSE DESRESPEITO . COMO FICOU AS PESSOAS COM AS FLORES AOS SEUS ANTES QUERIDOS ?? PORQUE NÃO OUVE UM PREVI AVISO ??ISSO QUE É SER UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO. POR ISSO QUE EU DIGO ESTE PREFEITO NÃO É DO PT. ELE NÃO TEM O MENOR COMPROMISSO COM AS PESSOAS. QUE VERGONHA EU TENHO EM TER VOTADO NELE .MADEIRA VOCÊ DEVIA USAR ALGUNS COMENTÁRIOS EM UMA DE SUAS COLUNAS NA FOLHA . PARA QUE ELE VEJA O PROTESTO DOS INTER-NAUTAS.

  • 17 SUGESTOR // nov 2, 2010 at 11:03 PM

    O descaso e a falta de respeito (ou a má administração da obra) com o cemitério municipal é tanto, que durante a semana lotoram uma caçamba de entulho mas não conseguiram nem retirá-la antes do dia de vasitas.

  • 18 Dil // nov 2, 2010 at 9:26 PM

    Barão: o que eu acho mais sacanagem e por ser de pessoas humildes que não tem como dar um lugar mais digno aos seus entes queridos falecidos, queria ver se fosse túmulos de pessoas com uma certa posse! as autoridades tem de dar uma resposta a sociedade sobre esse assunto, pois é vergonhoso que coisas deste tipo ainda aconteçam hoje em dia. acabei de assistir agora no MGTV uma reportagem sobre esse assunto, e o local onde eu havia visto as ossadas e o mesmo que passou na tv, o que mais chocou foi as pessoas hoje irem ao cemitério visitar o túmulo de um ente querido e, chegar lá e não encontrar mais nada, nem sei o que dizer para essas pessoas !! É ABSURDO…

  • 19 camila // nov 2, 2010 at 8:49 PM

    uma total falta de respeito,tenho um tio enterrado neste lugar hoje minha família foi ao cemitério e ficou muito triste, não fez nem um ano que ele morreu,até a policia foi chamada para fazer o boletim de ocorrência,fiquei sabendo que eles fizeram isso pois vão construir gavetas lá…………resumindo o dinheiro falou mais alto do que o sentimento das pessoas e o respeito por aqueles que já se foram……..

  • 20 JOANA // nov 2, 2010 at 8:47 PM

    É hoje Varginha é rainha, rainha da desordem, dos desmandos. “Enquanto os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.”

  • 21 Vergonha Varginhense // nov 2, 2010 at 8:04 PM

    Aposto que vai sobrar pro coitado do coveiro, a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco, e como já e de praxe, não sei de nada, não vi nada, não fui eu, não e comigo, procure sigla no e beltrano, fale com o vizinho, coitado do coveiro!

  • 22 Indignada // nov 2, 2010 at 5:49 PM

    hj qd cheguei no cemiterio, fiquei chocada!! eu sou ptista de coração, mas o corujunha esta fazendo esse respeito com o pt morrer, o prefeito “atual” e suas atitudes tem decepsionado a mim e a toda a população varginhense a cada dia mais… ele não tem´pulso de decisão, não tem respeito com os servidores e menos ainda com a população. mas aqui vai um conselho a ele…. “ele ainda tem 2 anos de trabalho, podia fazer melhor e mais por varginha” ainda ha tempo, se vc quiser!

  • 23 lili // nov 2, 2010 at 4:05 PM

    cada dia me surpreendo com o que anda acontecendo na nossa cidade!

  • 24 Natália // nov 2, 2010 at 2:14 PM

    Um absurdo, não tem explicação nem justificativa prá isso que aconteceu no cemitério de Varginha

  • 25 Barão da Varginha // nov 2, 2010 at 1:41 PM

    Dil

    Essas ossadas com certeza são pessoas mais humildes e te falo mais se o PT é oque é hoje é graças a essas pessoas humildes que nem depois da morte tem um lugar digno pra ser enterrado,agora que de fato é uma falta de respeito é,mais não podemos esquecer que esses problemas são problemas de Metropolés e nossa princesa hoje é “RAINHA”…..

  • 26 Dil // nov 2, 2010 at 1:08 AM

    Novamente mais uma noticia do desrespeito com os nossos mortos. ate onde irá essa história? quando eu fui com a minha esposa no cemitério a alguns dias atras, eu vi nesse mesmo local das fotos várias ossadas por sobre montes de terras das covas abertas, ossadas essas sem nenhuma identificação, sem estar dentro de saco nenhum, ainda com pedaços de roupas grudadas nelas. que ossadas seriam essas? será que alguém poderia me responder? deixo essa dúvida no ar para que alguém póssa me responder!!!!

  • 27 Barão da Varginha // nov 1, 2010 at 4:24 PM

    A TODOS QUE VOTARAM NO CORUJINHA,VAMOS OUVIR A MARCHINHA DO CARNAVAL 2011 EM VARGINHA,VARGINHA É A CIDADE DA BAGUNÇA,DOS FOLIÕES E DO CARNAVAL..

    VAMOS OUVIR A MARCHINHA ELEITORES DO CORUJINHA!!!! NÃO PODEMOS ESQUECER QUE NOSSA PRINCESA HOJE É RAINHA EM!!!!

    MARCHINHA QUE VAI SER A TOP EM VARGINHA 2011.>

Deixe um Comentário