Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Mangiapelo: Saveiro estava a mais de 100 km; viatura não respeitou o “Pare”

outubro 6th, 2011 · 16 Comentários

Na noite do sábado 9 de julho um acidente levantou uma polêmica danada, em Varginha. O policial Alex Mangiapelo, de apenas 26 anos, morreu depois que a viatura que ele dirigia se chocou contra uma Saveiro. Foi na esquina da São José com a praça Pinto de Oliveira. A notícia, aqui no blog, rendeu centenas de comentários. Dado o nível de alguns textos -e em respeito às famílias dos envolvidos-, o blog decidiu retirar os posts.

O laudo da perícia foi divulgado essa semana pela Polícia Civil. O documento mostra que a Saveiro estava a 103 km/h no momento da colisão. A viatura estava a 40,47 km/h no momento da batida, que foi 3,70 metros depois da faixa de sinalização obrigatória, o que indica que o policial não respeitou a parada obrigatória. A viatura foi atingida do lado esquerdo pela Saveiro, girou 45º e bateu no poste.

O perito Walter Damasceno explica que o laudo é feito através de cálculos. “Os veículos brasileiros não são dotados de dispositivo que registra a velocidade no momento de uma colisão. Apenas alguns caminhões possuem caixa preta. Carros com sistema de rastreamento também permitem aferir esta informação”. Walter explica que a perícia utiliza informações como marcas na pista, peso dos veículos (calculando-se o peso dos passageiros), deformações nos veículos e, neste caso, no poste, que chegou a entortar dois centímetros.

Havia quatro pessoas na viatura e três na Saveiro. Um dos jovens, de 21 anos, assumiu a direção da picape. Foram recolhidos fios de cabelo no volante do carro para identificar quem dirigia. Havia garrafas de whisky e energético na Saveiro. Outro jovem portava carteira de habilitação com permissão para dirigir. O documento foi apreendido e foi verificada rasura no documento com tentativa de adulteração na data de vencimento.

Apesar de tantas informações, ao leigo não se pode emitir juízo de valor. Cabe ao Judiciário decidir se há e de quem é a culpa.

Tags: Segurança Pública

16 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Leitora // out 13, 2011 at 10:07 AM

    Parem de tratar os meninos como bandidos, foi uma fatalidade!

  • 2 sempre atento.... // out 9, 2011 at 7:01 PM

    Não sou perito, mais de acordo com este laudo, a Saveiro já estava passando na frente da Viatura, pois como a Saveiro iria atingir a esquerda da Viatura se o sentido da Av. São José é da direita para a esquerda de quem desce a praça. (A viatura foi atingida do lado esquerdo pela Saveiro, girou 45º e bateu no poste.) Portanto, acho que todos que estão culpando o motorista da Saveiro, deveriam pensar um pouco mais e observar o laudo com detalhe.
    OBS. Não tenho nenhum interesse em inocentar este ou aquele, só acho que existe justiça para que os culpados seja quem for apareça.

  • 3 juca pitanga // out 8, 2011 at 9:00 PM

    Se os ocupantes da Saveiro fossem pobres de familias de classe C ou D já estariam atraz das grades.
    Como são de familias abastadas e influentes na política, estão se passando por vitimas.

  • 4 FLAGALO // out 8, 2011 at 7:11 AM

    TAMBEM CONCORDO TEM VIATURA QUE NAO RESPEITA AS SINALIZAÇÕES, E TEM OUTRA QUANDO EM HORÁRIO DE PICO (PRINCESA DO SUL) ELES LIGAM A CIRENE INDICANDO URGENCIA E QUANDO EU CHEGO LA NO CENTRO ELES ESTACIONADO E CONVERSANDO. OHHHHHHHHHHHH FALA SERIO.!!!!!!!!!!!

  • 5 JOSÉ WILTON // out 7, 2011 at 11:50 PM

    COMO POSSÍVEL CANDIDATO A VEREADOR. QUERO TRABALHAR EM PROL DOS PROFESSORES, DAS PESSOAS QUE FAZEM USO DE CADEIRAS DE RODA, CONTRA: A VIOLÊNCIA PARA COM A MULHER, A PEDOFLILIA E A HOMOFOBIA. TAMBÉM A FAVOR DA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO EM GERAL E COM UM OLHAR CLÍNICO A FAVOR DE TODA A MINHA QUERIDA VARGINHACIDADE DE VARGINHA.
    ABRAÇOS!
    CONTO DESDE JÁ COM O APOIO DE TODOS QUE ME CONHECEM E TAMBÉM COM AQUELES QUE VIRÃO A ME CONCHECER.

  • 6 JOSÉ WILTON // out 7, 2011 at 11:43 PM

    PARABÉNS VARGINHENSES. MORAMOS NUMA CIDADE MARAVILHOSA. SUA QUALIDADE DE VIDA É EXCELENTE.
    ANO QUE VEM CONTO COM O VOTO OS MEUS AMIGOS E COM OS DA MINHA SAUDOSA E QUERIDA MÃE A DONA DIRCE SIQUEIRA ANDRADE DA ANTIGA ESCOLA PAROQUIAL PIO XII, POIS SEREI CANDIDATO A VEREADOR PELO PP.
    ABRAÇOS!

  • 7 ANAMARIA // out 7, 2011 at 4:42 PM

    TUDO BEM, MAS SE TEM UMA SINALIZAÇAO DE PARE, ACREDITO EU QUE É PARA PARAR.SE A VIATURA TIVESSE PARADO NAO TERIA ACONTECIDO ESTA TRAGÉDIA. AGORA 103 NA SAO JOSE(CENTRO) AÍ TBM É DEMAIS.

  • 8 carlos augusto // out 7, 2011 at 4:15 PM

    lamento muito a morte do policial que estava em serviço, o pior porém é os ocupantes do outro carro estarem em liberdade!

  • 9 Martinho responde // out 7, 2011 at 1:25 PM

    Pode ser rio ou Pobre o que aconteceu foi uma fatalidade que é muito grande.. Morreu uma pessoa é foda.. Estamos ae criticando o condutor crucificando ele… Mais temos o laudo no site que a Viatura passou o pare. ” Pela lei de transito ele tem preferencia é quando é acionado a SIRENE coisa que não aconteceu… E se essa viatura tive-se matado uma pessoa pobre ou rica ??? ae como ficaria???Pessoal não conheço ninguem mais como ficamos ??Mais foda é que essas pessoas ocupantes do carro estão fudidos!!! Todos conhece a PM do mesmo jeito que são bons prestativos eles são ruins.. Espero que a Justiça seja feita e que Deus ilumine a família do falecido.

  • 10 FV // out 7, 2011 at 9:50 AM

    Não vamos falar quem estava errado ou certo, prq ninguém estava lá na hora

  • 11 Ana Tereza // out 6, 2011 at 7:14 PM

    Fiquei sabendo q a Saveira era pilotada pelo filho de um famoso médico (RICO) de varginha! Talvez por isso os nomes não tenham sido divulgados! Quem está em alta velocidade sempre será super culpado pelos acidentes! Alta velocidade não combina com segurança! Não quero julgar… me perdoem, mas é o que penso!

  • 12 Amarildo Serafim // out 6, 2011 at 4:17 PM

    Alguma coisa está incongruente ou na redação da reportagem ou na conclusão do perito: “A viatura foi atingida do lado esquerdo pela Saveiro, girou 45º e bateu no poste”. Se a viatura estava descendo a praça Pinto de oliveira, não respeitando o pare como se diz, necessariamente o lado da viatura voltado para ser abarroada pela saveiro é a traseira direita e não a esquerda que seria o lado do condutor da viatura que se chocou ao poste.

  • 13 Leitor // out 6, 2011 at 1:25 PM

    Apenas uma correção no texto: “A viatura foi atingida do lado esquerdo pela Saveiro, girou 45º e bateu no poste.” O correto seria – A viatura foi atingida pelo lado DIREITO pela saveiro e atingido o poste pelo lado esquerdo. Meus eternos sentimentos à familia Mangiapelo.

  • 14 oculto&escondido // out 6, 2011 at 12:00 PM

    no brasil culpado e quem morre os que sao culpados estao livres

  • 15 Fabiano // out 6, 2011 at 11:41 AM

    A senhoa Nora e senhor Luiz carlos Mangeapelo Mais uma meus sentimentos e fé para superar a peda.
    Aos demais AA e narcoticos anonimos.

  • 16 GUIDO // out 6, 2011 at 10:42 AM

    O NOME DO CONDUTOR DA VIATURA E OS OCUPANTES DA VIATURA FORAM AMPLAMENTE DIVULGADOS .
    AGORA, OS NOMES DOS OCUPANTES DA SAVEIRO QUE ESTAVA SÒ A 103 km/h NA AVENIDA SAO JOSE ?

Deixe um Comentário