Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Fundação Cultural lança documentário sobre a história do Theatro Municipal Capitólio

junho 11th, 2021 · 2 Comentários

Já está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Varginha o documentário sobre a história do Theatro Municipal Capitólio.

No vídeo, com cerca de 26 minutos, personalidades da área cultural e política destacam a importância do principal palco de apresentações artísticas e culturais do Sul de Minas, que foi fundado em 1927.

Clique no título para mais informações.

A apresentação é de Fábio Tardeli, servidor da Rádio Melodia FM, e conta com texto e direção de Cláudio Henrique Martins, coordenador do Centro de Documentação Histórica da Fundação Cultural e presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural.

O lançamento aconteceu durante o III Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha – “Memória, cidade e patrimônio” no dia 9 de junho de 2021. Você pode assistir ao documentário logo abaixo:

Dentre as autoridades estão o prefeito Vérdi Lúcio Melo; o ex-prefeito Eduardo Ottoni e o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica. Os artistas são representados pelo flautista e saxofonista, Derico Sciotti; pela diretora do Ballet Marlene Paiva, Lídia Paiva; e pelo maestro Rosildo Beltrão.

Desde janeiro de 2021, o Theatro Capitólio passa por uma revitalização. A expectativa é que as obras sejam concluídas no último trimestre deste ano. Os recursos para as melhorias são provenientes do ICMS Patrimônio Cultural, destinado pelo Governo de Minas exclusivamente para a preservação e manutenção do patrimônio cultural do município.

Tags: Lazer e Cultura

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Edgard XIMENEs Machado // jun 12, 2021 at 7:45 PM

    Graças ao idealismo dos imigrantes italianos Irmãos Navarra, Varginha foi contemplada com a construção do Cine Theatro Capitólio.
    O Senhor José Navarra foi o principal idealista para edificação do imponente Theatro e cinema mudo na época.

    Vale ressaltar que na cidade de Cruzeiro interior de São Paulo, onde as Casas Navarra tinha sua filial, foi construído e inaugurado em 1930, o seu homônimo que também teve iniciativa de Domingos Navarra.

    Parabéns pela didática e profissionalismo do narrador e toda sua eficiente equipe.

    Nos proporcionaram uma viagem através do túnel do tempo lembrando o filme, “De Volta para o Futuro”.

  • 2 Edgard XIMENEs Machado // jun 11, 2021 at 6:40 PM

    Vale ressaltar que graças ao idealismo cultural dos imigrantes italianos Irmãos Navarra, Varginha foi contemplada com a construção do imponente Theatro M. Capitólio.
    José Navarra foi o entusiasta e idealizador deste Theatro que tanto nos orgulha.
    Na cidade de Cruzeiro interior de SP, onde a Casa Navarra tinha filial, foi construído e inaugurado em 1925, o seu homônimo.
    Parabéns, ao narrador e toda equipe que com didática e profissionalismo nos proporcionou uma viagem através do “túnel do tempo”.

Deixe um Comentário