Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Você repórter: Museu de Aviação da TAM – Um passeio divertido e pedagógico

novembro 8th, 2010 · 6 Comentários

Carlos Cornwall, especial para o Blog

Do sonho que todo menino tem de um dia voar como pássaros, nasceu o avião, e de tirar o fôlego é a visita no Museu de Aviação da TAM, simplesmente indescritível. Unir diversão, conhecimento tecnológico e transversalidade de todas as matérias estudadas em sala de aula, como geometria, matemática, história, geografia, português, línguas estrangeiras, ciências, ética, cidadania e outros temas, é isso que podemos esperar do maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. Falo do Museu de Aviação da TAM, localizado na cidade paulista de São Carlos. Numa área com mais de 200.000 m2, ele foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos Irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e homenagear a saga de Santos Dumont . Com mais de 90 aeronaves entre os pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria ainda está em condições de vôo, possuindo ainda simuladores, túnel multimídia, Espaço Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda, além de uma ala que mostra a trajetória e evolução da própria TAM.  Assim fica uma dica as Escolas da cidade e região de um passeio que muito agradará a estudantes e seus familiares. Lembrando que  a visita tem acompanhamento de guias que contam a história de boa parte das aeronaves expostas.

Como Chegar:

De Varginha a São Carlos são 350 quilômetros,com boas estradas.

Localiza-se na Rodovia SP 318-Km 249,5-Água Vermelha-São Carlos(fica a 15 km do centro).

………………..

Alguns créditos das fotos/261-276,o colaborador da matéria ao lado do Helicóptero similiar ao do Presidente Obama.

164 – Carro que transporta passageiros até salão VIP-195-Marcos Pontes-Primeiro astronauta brasileiro.

203 – Fokker 100/205-14 Bis- 212-Jahu-avião anfibio brasileiro/242-Senta Pua-Heróis da FAB/250-Torre de Controle/256-Mirage III-, que Ayrton Sena voou em 1989,um dos aviões mais rápidos do mundo.

268 – Caminhão Tanque Shell e avião da lendária Panair

Tags: Cultura · Educação · Lazer · Turismo · Você repórter

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 washington mercedes // fev 12, 2011 at 7:52 PM

    Carlos Cornwall… Somente uma pessoa com todo o brilhantismo de seu vasto conhecimento seria capaz de trazer ao blog uma materia como esta. Muito sugestiva e educativa. Parabéns, grande Carlos e obrigado.

  • 2 Carlos Cornwall // dez 2, 2010 at 6:31 PM

    TAM testa com sucesso 1º voo experimental com biocombustível
    Aeronave voou 45 minutos com combustível à base de pinhão
    O voo foi o primeiro com biocombustível na América Latina
    Rio de Janeiro – A companhia aérea TAM, a maior do Brasil, realizou com sucesso o voo experimental de um avião movido a biocombustível, o primeiro teste feito na América Latina, anunciou a empresa nesta terça-feira.
    A aeronave, um Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros que a companhia usa para voos internos, voou na segunda-feira durante 45 minutos sobre o Oceano Atlântico graças a um combustível vegetal baseado em pinhão manso (“Jatropha curcas”).
    O voo de teste, que decolou e aterrissou no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, foi autorizado pela Agência Europeia de Segurança na Aviação (Easa, na sigla em inglês) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
    O presidente da TAM, Líbano Barroso, declarou que o primeiro voo com biocombustível concretiza a vontade da companhia de participar de projetos ecológicos que permitam, no futuro, iniciar uma cadeia produtora de biodiesel que funcione de forma estável no Brasil.
    Nesse sentido, na próxima fase do projeto será iniciada uma plantação de pinhão manso em pequena escala na qual se realizarão estudos da viabilidade, que servirão para definir a implantação de uma cadeia em grande escala no Brasil.
    “A produção do biocombustível como matéria-prima brasileira trará grandes benefícios econômicos e sociais para o país, além de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes derivados do setor da aviação”, assegurou Barroso.
    Segundo o comunicado, a biomassa utilizada para produzir o biocombustível é de produção brasileira, obtida em projetos de agricultura familiar e de grandes plantações do interior do país.
    Após a colheita, as sementes de pinhão manso são tratadas para obter óleo semirrefinado, material que posteriormente é tratado, transformado em bioquerosene e misturado com querosene convencional em partes iguais.
    Segundo estudos da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos, os biocombustíveis produzidos com pinhão manso podem reduzir as emissões de carbono entre 65% e 80%.
    No Brasil, um dos países incentivadores do biocombustível para o setor da aviação na América Latina, existem 60 mil hectares de cultivo de pinhão manso, de acordo com a associação de produtores.

  • 3 SUGESTOR // nov 9, 2010 at 2:52 PM

    Visitar o referido museu é sem dúvida um dos grandes programas em São Carlos, além das diversas instituiçõoes de ensino superior, o campo de golf, considerado o melhor do Brasil. Não é à toa, que São Carlos hoje abriga migrantes de várias partes do Brasil e do mundo, como por exemplo: Um varginhense nato, que lá se destaca com brilhantismo na área
    empresarial, cultural e fotográfica.

  • 4 OLIVEIRA-VGA // nov 9, 2010 at 2:31 PM

    ALGUEM SABE O QUE QUER DIZER TAM?
    EU EXPLICO:TRANPORTE A MORTE.RSRSRSRSRS

  • 5 jag // nov 9, 2010 at 11:36 AM

    Que as diretoras e professoras de primeiro e segundo graus orientem seus alunos para visitar esse tipo de museu. Muito melhor que ir nas Ubatubas e playcenters da vida…

  • 6 João Trabalhador // nov 8, 2010 at 11:11 PM

    Que falta de serviço, hein Carnaval!?

Deixe um Comentário