Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Unifal digitaliza documentos do Museu de Varginha

agosto 21st, 2010 · 3 Comentários

Dois professores da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha (Unifal), estão fotografando documentos do Museu Municipal. O material será utilizado como fonte de pesquisa da Unifal e será disponibilizado para o acervo do Museu. O trabalho começou ano passado, quando alunas do curso de bacharelado em Ciência e Economia catalogaram os 2.600 documentos “soltos” do museu (impressos, cartas, correspondências, relatórios de compras da prefeitura, fornecedores do Município, documentos dos administradores de Varginha em diferentes épocas). Os professores de Economia da Unifal Daniel Cosentino e Thiago Gambi estão fotografando 15 livros de atas. Entre elas, um livro de 1882 onde consta a primeira reunião formal realizada em Varginha após a emancipação da cidade. O livro que os professores da Unifal registram na foto que ilustra esta reportagem é ainda mais antigo. Data de 1872 e registra os primeiros habitantes da então “Freguezia” da vizinha Carmo da Cachoeira. “Precisamos preservar ou esses documentos vão se acabar, o tempo deteriora o papel”, informam os professores.
Para o diretor do Museu, Cláudio Martins, a iniciativa promove o resgate de todos os documentos do museu. “Para o museu é extremamente interessante esse trabalho, que está nos auxiliando na recuperação desses documentos, faz com que eles não se percam, porque estão em um estado fragilizado”.
O diretor-superintendente em exercício da Fundação Cultural, jornalista Renato Alves, disse que “para o Município esta iniciativa da Unifal é uma contribuição importante pois estes documentos fotografados poderão ser utilizados sem correr risco e serão uma importante fonte de consulta pública”.
O museu fica à Praça Matheus Tavares, 178, em imóvel histórico tombado pelo Município. (Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural de Varginha)

Tags: Cultura

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cidadão // ago 23, 2010 at 4:48 PM

    Um município/Estado/País só terá história no futuro se no presente, cultivar histórias do seu passado!!

  • 2 Parabens! // ago 23, 2010 at 2:32 PM

    Essa parceria é excelente! Parabens a Unifal e o Museu por estarem constantemente recuperando e preservando a nossa história.

  • 3 opq // ago 22, 2010 at 3:29 PM

    Parabéns pelo trabalho dos professores, da Unifal e do Museu. É o tipo de atitude bem intencionada e que poderá ser aproveitada pelas próximas gerações.

Deixe um Comentário