Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Texto em homenagem à obra do cronista Zanoto (Diversos Caminhos)

janeiro 30th, 2021 · 1 Comentário

Por Carlos Cornwall

Muito longe da genialidade de José de Souza Pinto em seu Pseudônimo Zanoto, que por décadas brindou com inteligência leitores de todo o Brasil com suas crônicas e referências a cidade e região, sempre com lembranças de personagens, envio este texto para que sua memória seja sempre revivida e conhecida das gerações vindouras.

Em negrito reproduzimos a escrita do homenageado, como se tivesse dialogando com o momento atual.
—————-
Varginha ontem estava enluarada em meio a um céu azul anil sem nuvens, como convidando a uma foto e registro de um momento único.
Passando pelo Jardim do Sapo(a icônica praça centenária), agora reformada e com as flores já bem desenvolvidas e seu charme insuperável com postes de época, vejo um casal de orientais em plena meditação , contemplando a natureza, como numa oração de agradecimento ao ar puro, que por ali ronda.
Subo a Padaria Paraiso(onde um dia foi a Casa do Dr.Jacy,Prefeito e a Mercearia do Sr.Celio Meirelles), encontro com amigos e o assunto no momento é único, a brava pandemia com a fala saindo meio travada pelo uso das máscaras, cultura que aprendemos em respeito ao próximo.
Com saudosismo, descubro e assisto a Rio Lobo, o Faroeste top com o John Wayne ,considerado o melhor cowboy de todos os tempos ,também com os astros, Jorge Rivero e Jennifer O’Neill .Com imagens sensacionais e um assalto fantástico ao trem carregado com moedas de Ouro, Em seguida, destinado a descobrir o traidor que vendeu informações ao inimigo e causou a morte de um querido irmão de armas,  Coronel Cord McNally(John Wayne), se une a um par de ex-Confederados após a Guerra Civi e a partir daí, assistam tá disponível no youtube e é dublado.
O amigo Deon Pedreira, me presenteou com Majupira, um Livro belíssimo, que mostra um romance no Vale do Paraíba, onde numa Estação Ferroviária e seu entorno com o vai e vem das Locomotivas Maria-Fumaça e a construção de um Laticínios, enveredada por aventuras da comunidade, com tramas e torcida para um final feliz dos personagens principais.
A chuva forte das ultimas semana, deu uma trégua e hoje algumas nuvens ensaiam em meio ao céu limpo, mas tomara que venha mansa e sem causar os danos dos últimos tempos.
Na novela Flor do Caribe(TV Globo), torcemos para que o Vilão Dionizio(Sérgio Manberti) seja desmascarado e pague por seus crimes.
AI,escreve Zanoto:
O dia desponta e eu sorvo o orvalho da manhã. Passei quinta-feira caminhando, na rua Santa Cruz. Num certo trecho, no quintal de uma casa, vi um ninho de passarinho. Nestes últimos tempos, depois que descobri um ninho numa árvore da praça José Resende Paiva, este é o primeiro ninho que vi em plena cidade.

Tags: Colaboradores · Cultura

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Luiz Henrique de Souza Pinto // jan 30, 2021 at 8:27 PM

    Prezado Carlos,

    Muito obrigado por essa Homenagem e lembrança do meu querido pai José(Zanoto).Dia 21 de janeiro último,completaram-se 10 anos de sua morte.Assim sua memória e lembranças de seu trabalho,ficam ativados em nossa memória e de muitos de seus leitores.Muita saudade,mas essa lembrança nos orgulha e ativa uma saudade muito gostosa.
    Um abraço,
    Luiz Henrique.

Deixe um Comentário