Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

OPINIÃO | Aposta perdida

abril 8th, 2021 · 27 Comentários

Por Renato Clepf (*)

Bolsonaro foi uma aposta ruim. “Aposta” é um termo usado no planejamento estratégico para definir uma ação que, apesar da convicção dos que a definem e executam, não há como garantir seu sucesso em função do imponderável que inevitavelmente ocorrerá no processo, na realidade social, na vida de cada um. São as chamadas “surpresas do caminho”. No caso de Bolsonaro, nem podemos afirmar que ele é tão surpreendente assim. Ele está sendo o que sempre foi como militar e parlamentar: um incapaz.

Mas, para explicar como, apesar de muitos saberem de sua “inadequação” para o cargo de presidente, ele ter sido o candidato do antipetismo, temos que lembrar que Bolsonaro foi uma aposta de segundo turno. Não era o candidato ideal da “centro-direita”. O candidato anti-Lula era Alckmin, antes Aécio ou qualquer um que fizesse frente à sequência de vitórias da centro-esquerda.

Com a vitória, do tenente reformado capitão, resultado do antipetismo, da omissão de 1/3 do eleitorado e do apoio de setores da elite socioeconômica e militar, que viu em Haddad todo o mal que a centro-esquerda jamais fez ao país em 14 anos de governo, a aposta sem proposta vingou.

E estamos aqui, há exatos 28 meses de uma tragédia nacional e com a pandemia potencialmente mundial, morrendo aos milhares diariamente e sem um projeto de governo publicado. Temos um desgoverno ou um governo para pouquíssimos, antítese do “Para todos” (como foram os governos de Lula e Dilma), e com este sentimento de insegurança institucional e baixa esperança pessoal.

O Brasil e seus brasileiros não mereciam este destino. Bolsonaro foi nas eleições e continua sendo depois da posse a pior aposta de uma minoria demográfica.

Existe um consolo existencial? Sim, na verdade dois: o de que, muito provavelmente, este será o primeiro e único governo da extrema direita brasileira “não militar” durante décadas e a consciência de que precisamos ter um projeto de nação amplamente debatido.  Um país com a nossa grandeza não pode se permitir a irresponsabilidade de ficar sem rumo, agora me referindo tanto aos setores de Esquerda, Centro e Direita.

O governo Bolsonaro/Guedes, a promessa liberal improvisada pela iminência de vitória da extrema direita, tem se revelado, diariamente, amargamente “Para Todos”, não ser esta opção.

Renato Clepf é sociólogo. Foi Vereador e Secretário de Governo entre 2001-2008.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BlogdoMadeira.

Quer publicar sua opinião? Envie o artigo com nome, RG e contato.

Tags: Colaboradores · Opinião

27 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Gustavo Tavares // abr 10, 2021 at 3:30 PM

    Sou um cara que não tenho político de estimação, mas: Acredito em um posicionamento político que possa ser útil, quando usa seu poder para curar, proteger, cuidar dos menos favorecidos, que valoriza a saúde pública “sus”.. e agora mais que nunca os políticos estão percebendo que precisa envestir na “Saúde “, ciência e Educadores…Portanto que venha um novo sistema político para o povo.

  • 2 caolho // abr 10, 2021 at 7:44 AM

    Engraçado que este sujeito não emitia suas “opiniões” entre 2008 e 2012, período no qual a prefeitura de Varginha foi literalmente quebrada.

  • 3 38 shoot to kill // abr 9, 2021 at 6:40 PM

    A esquerda é contra a compra de 10 milhões de doses da vacina. Não precisa dizer mais nada.

  • 4 Edgard Ximenes Machado // abr 9, 2021 at 4:12 PM

    O imperador Nero incendiou Roma e colocou a culpa nos cristãos.

  • 5 Afonso Henrique // abr 8, 2021 at 8:01 PM

    Li com atenção o texto do sociólogo e logo me veio à cabeça o ditado popular ‘acuse-os do que você faz, chame-os do que você é’, que dizem ser atribuído a Lênin. Imaginei que o ditado servisse como uma luva para o artigo em questão. Porém logo vi que eu estava cometendo injustiça. Acusações como ‘o pior’, ‘irresponsável’, ‘incapaz’ (aqui o autor tomado por amnésia se esquece da governanta estúpida e parva – o pleonasmo ainda é pouco para ela), dentre outras, foram dirigidas ao presidente de maneira gratuita. Acontece que eu não vi no texto o autor chamando o presidente de ladrão. Daí o ditado não poder ser aplicado nesse caso. Bandido e ladrão (novamente a redundância se faz necessária) tornou-se marca registrada de uma única pessoa no país.

  • 6 Tatu-pe // abr 8, 2021 at 7:52 PM

    ihóó-inhóó

  • 7 Reis // abr 8, 2021 at 6:29 PM

    Bom texto.
    Por ser sociólogo, possui maior análise de conjuntura. Quem o crítica com xingamentos ou palavreado raso demonstra que defende opiniões frivolas e não argumentos.
    Claro que não agradará aos eleitores de Bolsonaro. E isso não é de surpreender ninguém.
    Na pleito de 2018, Bolsonaro não possuía plano de governo condizente com este país. Todos dos outros candidatos, de Haddad a Henrique Meireles, de Cabo Daciolo a Alckmin, para resumir, todos possuíam plano de governo.
    Bolsonaro foi eleito mais pela sua verborragia tempestuosa e seus comentários irresponsáveis. E sim, há o antipetismo na “conta”. A práxis política de apenas votar de quatro em quatro anos não faz democracia em um país e muito menos eleva um povo a ser líder de si. Muito pelo contrário, escraviza, seja qual partido for…
    O erro mais grave do processo democrático é votar e abster-se de ser cidadão. Porque ser cidadão não se resume a votar, trabalhar, ir na missa/culto e bradar impropérios contra quem não concorda com suas ideias. Ser cidadão é agir na política de modo concreto, onde as demandas surgem e necessitam da política.
    Mas, nossa política é uma aposta.
    Jogo do bicho.
    E apostaram no burro.

  • 8 Amigo dos certos // abr 8, 2021 at 6:29 PM

    Renato Clepf, muito admirável seu texto. Quero parabenizá-lo por ser um sociólogo( profissão linda e que requer muita determinação, pois nesse Brasil patriarcal e coronelista, ser sociólogo é ser corajoso), você com esse simples texto, mas com grande força de uma paixão, paixão humanitária, você escreveu o que eu penso e sinto.
    Bolsonaro não é governo; é uma mistura de tudo que é execrável no mundo. Vivemos um drama, com cemitérios lotados, mães que choram, filhos sem pais; meu coração às vezes sangra demais em ver a irresponsabilidade do povo brasileiro que votou no 17.
    O mundo precisa ler esse seu texto. As pessoas negacionistas precisam ler esse seu texto. Os homofóbicos e preconceituosos precisam ler esse seu texto. Pois, essas pessoas são analfabetas de um coração de bondade.
    Renato, obrigado pelo texto, ele me dá esperança de ver que Varginha, ainda tem gente boa e de visão humanitária.

  • 9 Al As Rib // abr 8, 2021 at 6:04 PM

    Pessoal da esquerda vive em um bolha, se nas eleições municipais o PT não conseguiu eleger um prefeito nem mesmo no nordeste, acham agora que conseguem eleger um presidente ex presidiário que no seu governo nada fez além de surfar na onda dos commodities e distribuir riquezas para eles mesmo, bolsa familia é 1 % do PIB, e tenho certeza que foi desviado muito mais que isso. E o filho do lula ficou rico como? A transposição do rio São Francisco custou 3 vezes mais que o previsto e não conseguiram acabar em 14 anos de governo deles, escândalos como mensalão e petrólão que o cacheiro ex presidiário dizia que não sabia de nada, quantos tesoureiros do PT foram acusados de corrupção, quantos marqueteiros? quantos ministros? se vocês tem memoria fraca, eu faço o favor de lembra-los . Pura ignorância desses bando de “intelectuais” que não produzem nenhum artigo.

  • 10 DoutorT // abr 8, 2021 at 2:14 PM

    Perfeita análise, Renato.
    Respeito profundamente a democracia e o instrumento básico de exercer nossa cidadania: o voto.
    Mas para mim, diante disso tudo, foi imbecil quem votou no Bolsonaro, muito imbecil quem não se arrepende do seu voto, imbecil ao extremo aquele que ainda defende esse genocida e imbecil irrecuperável quem irá votar nele novamente.

  • 11 Del Rei // abr 8, 2021 at 1:22 PM

    Um dia apostaram em um Petista como presidente e assumiu ser o maior corrupto da história, e em Varginha houve uns petistas na prefeitura e todos sabemos da catástrofe que foram.
    Pt nunca mais…

  • 12 Dr. Tiago // abr 8, 2021 at 12:53 PM

    Caro e respeitado Jornalista Marcus Madeira, sou seu admirador, mas, por gentileza, não de espaço para esse senhor, que nada sabe fazer a não ser atirar pedras. Quando estava no poder, foi vereador, nada fez pelo seu povo e sua cidade.

  • 13 Eu // abr 8, 2021 at 12:53 PM

    Ao dito “Sou de Direita”

    Pela definição apresentada do socialismo, posso afirmar o seu desconhecimento do que possa sê-lo. O papel na qual apresenta, é do capitalismo, que desgraça a população, potencializado pobreza e miséria numa desigualdade cada vez maior. Não que defenda qualquer sistema, todos eles tem a função de manobra, mas o socialismo defende o uma sociedade igualitária. Inclusive sugiro que leia um pouco mais sobre e aposente as asneiras escritas por um certo instituto liberal.

    Esse desconhecimento se torna tão notável quando se coloca “Coréia do Norte” como direitista e capitalista (oi?!?). Pode até ter se confundido, mas não saber distinguir Sul e Norte fica um pouco difícil debater capitalismo x socialismo ou qualquer outra cultura e ciência política. Alias, onde no texto do Renato aborda essa temática mesmo?

    Os números da economia ano passado só não foram piores por conta do auxílio emergencial. Uma ajuda do Estado para a sobrevivência de seu povo… esse é seu dever, não somos meros pagadores de impostos. Só me estranha essa sua constatação, que por muitas anos, a direita xucra banaliza o Bolsa Família – o maior programa de distribuição de renda do mundo -, como bolsa esmola, bolsa vagabundo e por ai vai… Se já curtiu o Emergencial, é sinal que alguma coisa já mudou na cabecinha… as vezes tem salvação.

    Marco do saneamento? Do gás? Com 39%de aumento? Isso é realmente bom? Pode ser pra você, mas pra grande parte da sociedade não. Eles não têm condição de arcar com um aumento desse.

    Privatizações? Sucateamento do público? Venda de área petrolíferas à preço de banana? Isso é realmente bom? Contraditório, não?

    Isso está muito longe de ser o melhor governo do Brasil. Alias, isso que está ai, está anos luz de sonhar em ser um governo, digamos de passagem. Afinal, a regra é jogar as cinzas sob o tapete. Não pode haver corrupção quando se aparelha o Estado e não se investiga… caso contrário, o 01 já estava na prisão.

    Enfim… vou ali comprar minha mansão de 6 milhões de reais com o lucro que tive com meu laranjal. Namastê!

  • 14 Dr. Tiago // abr 8, 2021 at 12:53 PM

    Caro e respeitado Jornalista Marcus Madeira, sou seu admirador, mas, por gentileza, não de espaço para esquerdopatas como esse senhor, que nada sabe fazer a não ser atirar pedras. Quando estava no poder, foi vereador, nada fez pelo seu povo e sua cidade.

  • 15 38 shoot to kill // abr 8, 2021 at 12:47 PM

    Agora explique porque todos deputados de esquerda foram contra a compra de 10 milhões de doses da vacina que seriam doadas ao MS/SUS.

  • 16 Paulo Cesar // abr 8, 2021 at 12:22 PM

    Sem comentários!!!!

  • 17 GUIDO // abr 8, 2021 at 11:44 AM

    O mau que inexiste nessa narrativa , quando do governo de seu partido , pode ser resumido em ARENAS SUPERFATURADAS ao invez de Hospitais , o que hoje poderia ser uma soluçao , tornou-se um desastre .ARENAS ABANDONADAS ,e HOSTPITAIS LOTADOS .Parabens pela administraçao em favor do povo , competente e eficaz que vcs deixaram de legado .Aposta errado foi em 2004

  • 18 Sou de direita // abr 8, 2021 at 11:35 AM

    Desculpe sr. Renato, o Brasil não merece nunca mais um governo de esquerda que acabou com o País em todos esses anos. Está provado na história que socialismo só leva a desgraça a população, pobreza e miséria. Enquanto países capitalistas de direita tem uma nação rica e soberana. Exemplos não faltam: EUA, Coréia do Norte, Suiça, etc…
    Pra vc ´´Fawkes´´. Olha o que o Ministro Tarcísio está fazendo de infraestrutura no Brasil. Paulo Guedes fez com que a economia ano passado fosse uma das menos piores do mundo em plena pandemia. Melhor que de vários países de primeiro mundo. O marco do saneamento básico, do Gás. Privatizações de varias estatais. Fora o que não tem nenhum escândalo de corrupção no governo federal.
    Acorda meu povo. Este é o melhor governo que o Brasil já teve disparado nos últimos tempos. E que continue assim !

  • 19 roberto. // abr 8, 2021 at 11:27 AM

    pior que Bolsonaro são os que votaram nele,
    não tem desculpas não, sabiam

  • 20 genio // abr 8, 2021 at 11:08 AM

    Sabe uma coisa que me preocupa: nenhum desses articulistas é capaz de falar de coisas boas. O governo é ruim, a população é imbecil, o Varginhense e os brasileiros não sabem votar, a Direita é fascista, a esquerda é comunista. Caramba… quem são vocês que escrevem? Nâo tem propostas? Não tem valores a apresentar? Não tem projetos de melhoria? Nâo veem nada de bom no ser humano, cidadão, trabalhador? Meus caros… desapareçam, tome chá de sumiço… vão prá…

  • 21 Taciana Bueno // abr 8, 2021 at 10:56 AM

    Excelente texto!
    Visão crítica de um desgoverno, que não tem nenhum plano para o Brasil, mas sim para a família deles!
    Uma aposta totalmente equivocada de boa parte da sociedade brasileira! Espero que aprendamos com os erros!
    Que mais sociólogos sejam ouvidos daqui pra frente!

  • 22 Simples // abr 8, 2021 at 10:46 AM

    Caramba!!!

    Primeiro que PT não é centro esquerda, é esquerda pura.

    Segundo, PT não fez mal ao pais????

    É isto que dá XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (desculpe, mas esta parte do comentário foi retirada. Publico se o autor do comentário se identificar).

    Não merece nem discussão.

  • 23 Fawkes // abr 8, 2021 at 10:40 AM

    Cada linha desse texto é uma verdade que somente aqueles que tem senso de comunidade e ideais mais humanitários conseguem compreender. Àqueles que se dispõe apenas a xingar, sugiro que coloquem argumentos coerentes que justifiquem suas indignações.

  • 24 Valter Fadel // abr 8, 2021 at 10:34 AM

    Muito bem, Renato. Independente do partido que defende, suas palavras caem como uma luva.
    Não se detenha em comentários negativos, de pessoas que nem a própria identidade tem coragem de revelar, covardes que gostam de atacar por atacar, sem argumentos. Abraço.

  • 25 Mateus Nogueira // abr 8, 2021 at 10:23 AM

    Parabens por ter escrito o óbvio, o que é mais triste é ver tanta gente não tendo a capacidade de ver esse óbvio

  • 26 critico // abr 8, 2021 at 10:14 AM

    Tirando o petismo declarado nas entrelinhas, texto muito bom e coerente..

    E isso : aposta que não deu certo..

  • 27 Cidadão Patriota // abr 8, 2021 at 10:06 AM

    “Renato Clepf é sociólogo”…

    Resumindo: COMUNISTA, ESQUERDOPATA, DEFENSOR DE BANDIDO, SEGUIDOR DE MARX,
    PAO COM MORTADELA.

    O povo acordou Sr. Renato. PT e partidos de esquerda nunca mais!!

Deixe um Comentário