Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Professor Cleiton denuncia crise na saúde mental de Minas Gerais

janeiro 17th, 2021 · 1 Comentário

Série de vídeos publicada nas redes sociais do deputado mostra 
depoimentos e a atual situação

No começo da pandemia do Covid-19, em março de 2020, foi anunciada a suspensão do atendimento psiquiátrico do Hospital Galba Velloso (HGV), em Belo Horizonte/MG. O hospital psiquiátrico atuava desde 1962 na capital, e sempre foi conhecido por sua importante assistência na área de saúde mental e por auxiliar na discussão do tema, visto por muitos como tabu. Esse assunto já foi pauta de discussão levantada pelo deputado estadual Professor Cleiton (PSB) na Assembleia Legislativa. 

Clique no título para mais informações.

Nesta semana, o parlamentar lançou em suas redes sociais uma série composta por cinco vídeos que reúnem denúncias, depoimentos e real situação pela ótica de quem acompanhou tudo de perto. Após a suspensão, os pacientes psiquiátricos do hospital foram transferidos para o Instituto Raul Soares que não possui a mesma estrutura oferecida pelo HGV, além de contar com um número menor de leitos. Com a situação já complicada em consequência da pandemia, estrutura precária, falta de médicos, funcionários e equipamentos, a situação no Raul Soares é emergencial devido à sobrecarga. Além disso, parte dos pacientes psiquiátricos permanecem em situação de rua devido à desassistência médica.

Segundo mostrado nos vídeos, inicialmente, a explicação da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para o fechamento das vagas psiquiátricas do HGV seria para o atendimento de pacientes da Covid-19. Porém, quase um ano depois, denúncias estão sendo feitas de que os leitos permanecem fechado sem maiores explicações.

O deputado, que também é historiador, faz uma contextualização histórica da importância do Galba Velloso para o Estado. “Nosso mandato lançou esse serviço de utilidade pública a todos os mineiros. Todos, sem exceção, precisam saber e entender a gravidade do que está acontecendo. Justamente na pandemia, quando cresce assustadoramente o número de pessoas que precisam de atendimento mental, nos deparamos com essa triste realidade.  Vale a pena assistir aos vídeos para se aprofundar nesse assunto e abraçar essa luta também”, garante Professor Cleiton.

Os vídeos podem ser vistos no canal do Youtube ‘Professor Cleiton’ ou no Facebook @Professor.Cleiton.RCC

Tags: Saúde

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Leandro Ueda // jan 17, 2021 at 5:51 PM

    Quem leu e viu os vídeos foi favirecido hije na prova do Enem.

Deixe um Comentário