Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

OPINIÃO | O Brasil está morrendo

janeiro 27th, 2021 · 34 Comentários

Vanilda Marques Souza
Jornalista e ambientalista

Não gosto de gerúndio. Virou falta de alternativa verbal, ou fala correta. Mas irei usá-lo agora, para dar mais força ao que vivenciamos neste final de 2020(ano difícil).

Estamos morrendo todos os dias, desde o começo de fevereiro, ou desde a descoberta do Brasil brasileiro? Morrendo de falta de caráter, discernimento, vergonha na cara, para ser mais concisa. Morrendo por alienação, falta de empatia, normose (por acharmos que tudo o que nos rodeia não nos diz respeito).

E conosco, morre o Brasil! Este Brasil que tinha tudo pra dar certo, com suas terras agriculturáveis, água em abundância, povo pacífico e batalhador, o qual dá seu seu suor todos os dias para alimentar as mordomias e benesses dos que deveriam zelar pelo bem público. E, claro, não o fazem.

Clique no título para ler o artigo completo.

Mais que a Covid 19, mata-nos a apatia diante deste cenário político no qual vivemos e dele fazemos parte. Sim, compactuamos com as mazelas verbais, de atitudes deste desgoverno que, com certeza, caso perdure mais dois anos, teremos um atraso de 20 anos (sendo otimistas). Vivemos um retrocesso sócio-político-cultural jamais visto em 127 anos de
República.

Nós, brasileiros, queríamos destituir do poder aqueles que julgávamos ladrões, usurpadores dos bens da Nação, entreguistas de nossas riquezas. Cegamente, escolhemos um pária (denominação que o ministro das Relações Exteriores, o imbecil do Ernesto Araújo, nos deu diante do cenário mundial).

O pária que ri das mortes de quase 200 mil brasileiros, dizendo não ser coveiro e afirmando, pateticamente, “não sou coveiro” e “daí? todo mundo morre um dia”.

O pária simplista é Jair Messias Bolsonaro que, mesmo que fizesse inúmeros cursos-inclusive de etiqueta-, não seria aprovado para exercer qualquer função.

O obscurantismo tornou-se corriqueiro no país ao constatarmos que ainda temos mais de 37% da população aprovando(viva o gerúndio) o desgoverno, seu clã e asseclas do poder disseminador do ódio, impropérios diversos e apoiador das armas.

Teremos de ter mais 500 anos para sair desse obscurantismo? Talvez. Pena ter de escrever e dizer isso! Falta-nos Paulo Freire, Celso Furtado, Aurélio Buarque de Holanda, Machado de Assis, Ladislaw Doubor e tantos outros grandes homens que dignificaram o nome do Brasil. Triste Brasil.

Sinto dor na alma ao assumir meu ceticismo, ora dogmático, ora peremptório, ora cínico. Mas, sempre querendo ser imbuída do verbo esperançar, como diz nosso amigo Cortella.

Cínica e cítrica ao criticar o descaso com a saúde, o meio ambiente-cujo ministro é um ecocida, a educação, como num desabafo, mas buscando ver perspectiva para meu país, e de mais 212 milhões de brasileiros, que amo. Sem educação jamais sairemos do gueto mundial ou deixaremos de ser párias (inclusive em nossas escolhas na hora do voto). Corroboro minhas
palavras dolorosas de outros textos: triste Brasil!

(*) Este texto não reflete necessariamente a opinião do BlogdoMadeira

Tags: Opinião

34 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Fernando // fev 5, 2021 at 6:26 PM

    Você que pensa! A menos que esse desastre administrativo não seja revertido em dois anos (o que não vai acontecer) não passa nem pro 2º turno. E em 2022 não vai ter facada para ajudar.

  • 2 Júlio // fev 5, 2021 at 12:30 PM

    Emendas parlamentares não são ilegais. Propina é ilegal, saquear estatais é ilegal. Vá ser sindico de um apartamento onde ninguém vai com a sua cara pra você ver se você consegue aprovar uma ata. Falar aqui é fácil, mas lidar com políticos corruptos é difícil. Bolsonaro está se saindo um ótimo líder, por isso irá ganhar novamente em 2022.

  • 3 Fernando // fev 4, 2021 at 7:42 PM

    Tente achar uma coerência no bolsonarismo, e você irá se decepcionar. Bolsonaro é oportunista, sabe comprar o centrão para conseguir apoio contra o impeachment. Comprar o Congresso e corromper deputados são as armas que ele tem. Você queria o quê? Que ele agisse como um estadista e fingisse que está preocupado com o bem estar da nação? Você acha que os deputados não iriam apoiá-lo após serem comprados? Claro que não meu amigo. Eles apóiam os mais corruptos. A diferença de Bolsonaro e Lula é que o Lula foi pragmático e o Bolsonaro um hipócrita, já que prometeu nunca fazer o jogo sujo da política tradicional mas está fazendo a mesma coisa de sempre, com o apoio de um moralista sem moral como você e gastando dinheiro público para corrupção política enquanto faltam recursos para combater a pandemia (o que é crime).

  • 4 Julio // fev 4, 2021 at 11:15 AM

    Tente achar uma coerência na esquerda, você irá se decepcionar. Bolsonaro é inteligente, sabe jogar com o centrão para conseguir apoio. Emendas em troca de apoio político são as armas que ele tem. Você queria o que? Que ele pedisse para os deputados todos apoiarem ele para o benefício geral da nação? Você acha que esses deputados iriam apoiá-lo após um pedido desses? Claro que não meu amigo. Eles apoiam quem favorece. A diferença de bolsonaro e lula é que bolsonaro está conseguindo apoio com medidas previstas em lei (o que ão é crime), já o lula comprou apoio com dinheiro desviado de estatais (o que é crime).

  • 5 Fernando // fev 3, 2021 at 7:42 PM

    Ué Julio, mas liberar emendas em troca de voto está na “lei” também? Isso tem um nome: CORRUPÇÃO! Mas não era justamente contra isso que o Bozo se elegeu? Ele não era a “nova política”? Se você acha que está certo, então não tem moral nenhuma para criticar governo anterior.Aliás, tem uma entrevista do Bolsonaro de 24/09/18 na Veja: “Em entrevista, Bolsonaro refuta apoio do Centrão em caso de vitória”. Bozo está justamente solapando as bases da democracia, mas os idiotas úteis (que nunca tiveram capacidade de entrar numa boa universidade, por isso esse ressentimento) cinicamente afirmam o contrário. Você é a versão masculina da velhinha de Taubaté!

    PS: Não adianta vir com falácia do espantalho não!

  • 6 Júlio // fev 3, 2021 at 4:41 PM

    Emendas são previstas em lei então não há nenhum crime em liberá-las. Nos governos Lula e Dilma as 3 colunas do ocidente quase foram abaixo: Direito Romano, Filosofia Grega e Moral Judaico-Cristã. Bolsonaro está garantindo o fortalecimento dessas 3 colunas novamente. Questões políticas como as reformas irão ser introduzidas aos poucos, até porque se tem alguma coisa que presta na esquerda é a força que tem a oposição que vocês fazem, mas é claro, vocês dominaram a imprensa e as faculdades, então tem muito idiota útil sendo formado todo dia.

  • 7 Fernando // fev 3, 2021 at 1:46 PM

    Julio, o Lula é tão “comunista” que no seu governo nomeou um empresário (dono da Sadia) para ministro do Desenvolvimento e um ruralista para ministro da agricultura. Sem falar nos bancos privados que bateram lucros recordes. Como dizia o saudoso Brizola: “Lula é a esquerda que a direita adora”. Bolsonaro tá liberando emenda para comprar o Congresso e se salvar do impeachment. Os projetos dele não são para “ajudar” o Brasil – são para FERRAR o Brasil. E você acredita que dá para fazer política sem corrupção? Porque esses tais “incentivos” nada mais são do que corrupção deslavada, com o apoio de idiotas úteis como você.

  • 8 Marco Barros // fev 3, 2021 at 8:38 AM

    Caro “julio”, que tal se mudar para Brasília, e sentar por horas afinco, no colo do seu patrono (o qual consegue ser mais despreparado e chulo que nossa antiga Presidenta)?

  • 9 38 meio putº // fev 3, 2021 at 7:55 AM

    Se pagar bem, os políticos até choram juntos.

  • 10 julio // fev 2, 2021 at 6:13 PM

    Fernando, o Lula usou o dinheiro do Brasil para financiar partido comunista mundo a fora. O bolsonaro tá liberando emenda pra aprovar projetos para o BRASIL. Acabou dinheiro para rede globo, parada gay, lei rouanet, ong’s e etc. Você ainda acredita que é possível fazer alguma coisa nesse país no campo político sem incentivos? Pelo menos as emendas não são ilegais e a finalidade é conseguir apoio para aprovação de reformas que o país necessita.

  • 11 Fernando // fev 2, 2021 at 4:46 PM

    Parabéns Julio! Nem o mais renhido militante petista conseguiria ser tão cínico e hipócrita e fazer tantas piruetas retóricas para justificar a corrupção de Bolsonaro comprando o Congresso. Ah, mas você é “cidadão de bem” né? Então pode…

  • 12 julio // fev 1, 2021 at 6:45 PM

    Sem emendas o país não anda. Os caras não votam nada. Lá é guerra meu amigo. O Bolsonaro tá fazendo o impossível para ter governabilidade, SEM USAR DE COMPRA DE VOTOS POR MEIOS ILEGAIS IGUAL O LULARÁPIO FEZ. Essas emendas sempre existiram e vão continuar existindo. Agora, eu me posiciono, voto bolsonaro, e você? Apoia quem? Dê sua opinião, vamos ver quão bom é o seu candidato.

  • 13 Cristina Humberto // fev 1, 2021 at 1:04 PM

    E POR ACASO RACHADINHA, NÃO É CORRUPÇÃO ?

  • 14 Rodney // fev 1, 2021 at 12:55 PM

    Julio, o Bozo não é honesto, e além de tudo, é incompetente como a Dilmula.
    As falcatruas da família já são conhecidas, em breve vaza as merdas do Bozo.

    Pelo visto, as emendas ao Centrão (do mensalão) beiram os bilhões, isso você não fala né? O toma lá da cá do ” honesto” Bozo…você só cita o que lhe convém…..em nenhum momento, vocês se posicionam contra isso (Collor, Lira, Roberto Jefferson)….seu discurso não cola mais, é desculpa para tudo….

    Ainda, ele tenta aparelhar as instituições, PF, MPF, COAF, etc e foi a favor do fim da lava jato. Coage com processos contra quem fala mal do desgoverno. Parece o Putin tupiniquim, pretenso ditador.

    Você é um boçal mal intencionado, deve ser um velhote anacrônico ultrapassado, arrogante, que pensa que só você entende de política. Esse tal conservadorismo é o atraso da sociedade, representa a intolerância e falta de diálogo com os diferentes, é a escória dos ruralistas desmatadores , milicos e crentes.

    Por último, vocês fazem igualzinho os petistas: dividem a sociedade em esquerdista x conservsdor, para governar….vocês não querem uma sociedade igualitária, só querem guerra e só defendem o que lhe convém.

    Obs: não vou dar mais palaque a vocês, não adianta discutir com doido fanático de extrema direita, é uma conversa inútil.

  • 15 Julio // fev 1, 2021 at 9:49 AM

    Rodney, esses políticos que você citou estão querendo armar palanque nas costas do bolsonaro. Vou te ensinar um pouco sobre política: Não existe direita, esquerda, centrão ou cantão. O que existe é conservador x revolucionário. Bolsonaro é o melhor que nós conservadores temos, ele é honesto. Ele tem apoio popular. Igual o lularápio era para os revolucionários. Todo mundo do PT sabe que o lula não vale um palito de fósforo riscado, mais ele tem o apoio popular, então todos os esforços vão para tentar elege-lo.

  • 16 Rodney // jan 31, 2021 at 1:59 AM

    Julio bolsominion bobão, o rei da fake news ataca novamente!

    Segundo ele, formado no Unizap, Facebook, etc, o governo “não roubou nenhum centavo”, nem os aliados do Centrão.

    É um mal informado e mal intencionado, querendo que as pessoas acreditem que político é honesto, ainda mais a família bolsominion miliciana hahahha

    Obs: amigão Collor e Roberto Jefferson estão colados e fechados com o Bozo ein…o que diz sobre isto?

  • 17 julio // jan 29, 2021 at 6:38 PM

    O pior é que tem gente que mete o pau em político mais quer os mesmos políticos no poder. Zema e Bolsonaro estão mudando o rumo desse país. Nenhum centavo foi roubado.

  • 18 38 meio putº // jan 29, 2021 at 2:46 PM

    No meu tempo as pessoas sabiam a diferença entre mas e mais, e ou é.

    Sinal que a “educação” nos últimos 30 anos piorou consideravelmente. E sim, é culpa dos últimos 4 presidentes.

  • 19 Lula, eterno Presidente // jan 29, 2021 at 12:17 PM

    Olá companheiros e companheiras…. estou voltado!!!

    Irei consertar o Brasil a partir de 2022!!

    Me aguardem…

  • 20 Rodney // jan 29, 2021 at 10:27 AM

    O Collor e o Roberto Jefferson estão do lado do maluco do Bozo agora kkkkkkkkkkkkkkk que piada esse cara, que fuleiragem, de quinta categoria.

    Bolsominions vocês são patéticos.

  • 21 Edna Miyoko // jan 29, 2021 at 6:43 AM

    👏👏👏 texto perfeito!!! Infelizmente a minha geração q já passou dos 50 contribuiu para isso..😔mas tenho esperança que essa moçada que está aí fará diferente , aliás, já está fazendo a diferença. Idéias e startups inovadoras , mudança em seus estilos de vida e influência positiva na sociedade 🙏🙏🙏

  • 22 Lula lá // jan 28, 2021 at 5:00 PM

    Podem chorar, espernear, mas se o Lula candidatar, vai ganhar…
    Minto?

  • 23 Alasrib // jan 28, 2021 at 3:09 PM

    Falta-nos Paulo Freire? . KKKKKKKKKKKK
    20 anos de atraso foi o tempo que o Brasil ficou na mão de PSDB e PT, onde enfiaram a filosofia dele nas escolas e olha só que maravilha virou, ninguém respeita professor, ninguém estuda, ninguém chega na aula no horário .

    Moça sua bandeira e muito vermelha por que você não se aqueta e respeita a democracia ano que vem tem eleições, ai vocês da esquerda se unam e votem nos seus amados(Boulos,Ciro,Haddad,Luciano Huck) pois a direita é mais forte atualmente e vocês nunca entraram no poder novamente. Bolsonaro realmente e muito RUIM, mas temos que admitir que o legislativo e o judiciário sempre jogou contra qualquer proposta( privatizações e reforma tributaria). Próxima eleição eu não voto nele pois teremos outra opção, coisa que era muito difícil a tempos atras onde só concorria velhos fantoches da politica. Não é com um textinho fraco de acusações que tu vai converter alguém a sua seita vermelha, venha com argumentos reais e não com achismos, tu vive em um bolha e acha que todos veem o mundo igual a você?
    Aos mais velhos,sim sou jovem ainda, vocês tiveram a oportunidade de ter ENEIAS CARNEIRO presidente, mais deixaram a mídia fazer suas cabecinhas, O Brasil esta assim graças a voces, PARABENS!

  • 24 Rodney // jan 28, 2021 at 2:06 PM

    Kkkkkkkkkkkkkkk “ah o Lula” ….”ah o Lula”…….. esquece o PT, bolsominion doente.

    3 trilhões kkkkk pegou a informação no YouTube, Facebook ou ZAP?

    Obs; sou anti PT e agora anti Bozo…

  • 25 Paulo // jan 28, 2021 at 1:24 PM

    Corrigindo: ele deve ter fugido do hospício! A Fuvae presta relevantes serviços na assistência aos excepcionais. Obviamente que excepcionais não são loucos.

  • 26 Paulo // jan 28, 2021 at 1:10 PM

    Esse tal de Julio que é uma besta quadrada, deve ter fugido da Fuvae! Só serve pra puxar o saco de quem não presta!

  • 27 Rodney // jan 28, 2021 at 8:10 AM

    A doença do petismo foi contida, o trumpismo doentio tbm….agora é a hora de extirpar essa praga de bolsonarismo .

  • 28 Julio // jan 28, 2021 at 7:40 AM

    Rodnei, tú é uma besta quadrada, só fala bobagem. O país tá desse jeito porque o lula e sua quadrilha roubaram 3 trilhões do Brasil para financiar ditaduras comunistas.

  • 29 Rodnei // jan 27, 2021 at 6:21 PM

    O Brasil tem projeto pra bancada da bala, igreja evangélica e ruralista desmatador. Só. Acabou.

  • 30 Eduardo // jan 27, 2021 at 3:24 PM

    Parabéns pelo texto! Você acabou tocando o berrante. Não dê atenção ao pessoal que vê foice e martelo até em gema de ovo. Uma pessoa letrada como você (o que percebe-se pelo texto) discutindo com esse pessoal seria o mesmo que um porsche competir com um fusca: covardia.

  • 31 Zé Manezinho // jan 27, 2021 at 2:19 PM

    Essa senhora, autora do texto, deve ser filiada ao PSOL. Para ilustrar melhor a sua “opinião”, deveria ter colocado uma bandeira vermelha ao invés da Bandeira do Brasil.

  • 32 Sylvio Beato // jan 27, 2021 at 2:06 PM

    Mais uma alienada a falar besteira!!

  • 33 Nicole // jan 27, 2021 at 1:10 PM

    Morre o Brasil, nasce o Brazil.

  • 34 marco aurelio // jan 27, 2021 at 12:29 PM

    Tenho que concordar, o Brasil não está dando certo, falta empatia mesmo, tem gente que comemora morte por causa de politica, outros comemoram quando morre um torcedor de um time rival.
    acho que a minha geração que passou dos 50 anos ainda aproveitou, tenho pena dos jovens atuais.

Deixe um Comentário