Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

COVID-19: Varginha soma 19 mortes e 702 casos em uma semana

janeiro 27th, 2021 · 5 Comentários

Festas do fim do ano e confraternizações familiares são principais motivos

No período de uma semana, Varginha registrou 19 mortes e 702 casos de COVID-19, recorde desde o começo da pandemia, em janeiro do ano passado. A cidade soma 4.356 pessoas infectadas e 76 mortes em decorrência do novo coronavírus.

A ironia é que esse período crítico da pandemia ocorre justamente quando a vacina chegou a Varginha.

Festas de fim de ano e confraternizações

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho, avalia que esse aumento impressionante ocorre, em parte, pelas festividades do fim do ano.

Para ele, o maior problema está dentro das casas: “As contaminações seguem seja pelo descuido em relação às medidas básicas da prevenção – banho e trocar as roupas e calçados antes de permanecer juntos aos familiares, higienizar as mãos frequentemente, usar máscaras se estiver suspeito ou com síndrome gripal; ou pela insistência das festas e confraternizações familiares”, explica.

Para enfrentar essa fase crítica, a prefeitura fiscaliza bares, restaurantes, conveniências, clubes e outros locais.

As equipes de fiscalização também fiscalizam o uso da máscara em locais públicos.

Vacina

Até agora, já foram imunizadas 742 profissionais da linha de frente da Saúde da cidade.

“Moradores de todos os asilos e casas inclusivas de Varginha já foram atendidos, bem como profissionais da linha de frente da UPA, Hospital de Campanha, Samu, Unidades Básicas de Saúde (UBS), CTIs do Regional, Bom Pastor e Humanitas”, disse o secretário Luiz Carlos Coelho. Agora serão imunizados os profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Tags: Saúde

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 38 meio putº // jan 28, 2021 at 6:20 AM

    Vi uma pessoa reclamando no facebook que foram visitar o avô dela de 93 anos e o contaminaram.

    Mas se ta todo mundo sabendo da pandemia, era hora de visitar?

    Aliás, era hora de festas de fim de ano? É hora de carnaval? Ou conscientiza ou vai morrer mais gente por NOSSA CULPA.

  • 2 PCM // jan 27, 2021 at 9:51 PM

    Seria de bom tom neste momento a prefeitura, então responsável pela vacinação, informar o nome das pessoas e local de trabalho ou nome da casa inclusiva. Uma vez que é público porque não ser transparente. Interessante que os profissionais que atuam no Hospital Varginha não foram considerados enquanto do Humanitas estão sendo vacinados. Será que não existem riscos para os atendentes do Hospital Varginha?
    Cabe o pronunciamento da prefeitura através dos responsáveis pela transparência e aqueles responsáveis pelo combate à COVID.
    Varginha prefere contar os mortos a fazer o lockdown. Já é a campeã do Sul de Minas nesta triste estatistíca de contar os seus mortos.

  • 3 Tatu-pe // jan 27, 2021 at 9:20 PM

    A mim parece que a pressa em demonizar as festas de final de ano, que é evidente que tem parcela de culpa nos números crescentes das contaminações, não é a mesma da vacinação! Já se vão oito dias da tão esperada chegada da vacina no nosso município e apenas pouco mais de 54% do publico alvo foi vacinado…seria falta de vontade, ou, não tinha plano antecipado coisíssima nenhuma?!!

  • 4 Ubs // jan 27, 2021 at 3:27 PM

    Das Ubs somente as de covid foram vacinados!!nas outras unidades nem previsao tem…ou se tem o secretario nao comunicou os funcionarios. Todo mundo ta super ansioso e preocupado já

  • 5 profissional de saúde // jan 27, 2021 at 3:25 PM

    Gostaria mto de saber quando os demais profissionais de saude serao vacinados…A prefeitura tinha que agir com transparência e dar um cronograma dessa primeira fase. Os profissionais dos postinhos de sauude tambem estao mto expostos e sem saber quando serao vacinados!!! Questão de bom senso e humanidade dar uma previsao a estes funcionários que tambem não pararam durante a pandemia e tiveram ate ferias suspensas por meses!!!!

Deixe um Comentário