Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pausa para o Cafezinho – Cafeicultora e Sócia da Cafeteria Serafim de Varginha ensina drink especial para comemoração no dia Internacional do Café

outubro 1st, 2020 · 2 Comentários

Por Lilian Trigolo

A pausa para o cafezinho desta semana, para brindar o dia internacional do café, vem com uma história repleta de transformação e amor pelo grão da cafeicultora e cirurgiã dentista Juliana Calil Prado, sócia da cafeteria Serafim em Varginha.

Juliana Calil Prado cafeicultora e com formação em odontologia, natural de São Bento Abade-MG, nos conta que essa admiração pelo grão já está presente em sua família há muitos anos. Seus pais, Noemia Calil Prado e José Marcos Prado, e seus avós maternos libaneses e paternos brasileiros da região de Luminárias, já tinham em sua essência esse amor pela cafeicultura.

Seu pai José Marcos Prado, começou a primeira lavoura nos anos 80, mas depois de um bom tempo deixou a cafeicultura de lado. Essa trajetória foi transformada há cerca de 5 anos atrás, através de Juliana que conheceu e se encantou pelo universo dos cafés especiais.

Começou a frequentar cafeterias, fazer cursos de capacitação, e a virada para entrar no segmento dos cafés especiais, foi quando uma amiga sugeriu que fizesse um teste com uma amostra de café, para descobrir o potencial de sua lavoura, e conversando com o seu pai, que imediatamente aceitou, iniciaram este novo ciclo.

Na fazenda Marimbondo localizada a 6km de São Bento Abade, fizeram um terreiro suspenso e enviaram uma amostra do café para a Emater. Ficaram surpresos com o resultado, alcançaram uma pontuação de 86 pontos. Juliana então não teve dúvidas de que o futuro para a pequena propriedade deles era mesmo o café especial.

E não pararam por aí, foram atrás de informações, conhecimentos, cursos através do Senar, UFLA e visitaram propriedades que já trabalhavam com cafés de qualidade. Segundo Juliana, foi uma troca muito bacana e enriquecedora de orientações com mulheres cafeicultoras, cafeicultores e baristas. Ela relata que teve um grande apoio de muitas pessoas de todos os elos da cadeia, e agradece muito a todos esses amigos e amigas que os ajudaram com todas dicas e caminhos para que tudo de alguma forma se concretizasse.

Na fazenda possuem os cultivares Mundo Novo e Catuaí Vermelho, e sua meta é trabalhar a qualidade, levando sempre ao consumidor além de um produto de  excelente qualidade, toda a história, dedicação, cuidado, paciência e amor por trás de cada xícara.

Neste ano de 2020, produziram micro lotes com pontuações de 84,25 e 87,75, que os deixaram muito felizes e motivados com a certeza de que estão no caminho certo.

Em novembro do ano passado, Juliana juntamente com seus sócios Núbia Andrade, Gabriel Gomes e Fabrício Serafim inauguraram a cafeteria Serafim, em um ambiente confortável, acolhedor e descontraído com muitas delícias, e cafés direto de produtores.

Juliana ressalta que assim que iniciou as atividades na cafeteria a sua prioridade era vender cafés de pequenos cafeicultores, para valorizar os cafés da região, dando ênfase especialmente em cafés produzidos por mulheres, na cafeteria também são vendidos os cafés de sua própria fazenda Marimbondo.

Ela também deixa um recado aos consumidores para que apreciem os cafés de pequenos cafeicultores e cafeicultoras que se preocupam com a qualidade, pois junto a cada grão colhido existe uma história de superação, dedicação, carinho e sonhos.

Se inspirou nessa história?! Então vamos brindar este dia tão especial, o dia internacional do café, uma data que foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC), órgão que reúne governos de países importadores e exportadores de café, buscando através da cooperação internacional enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial através de um comércio justo, aumentando assim a conscientização sobre a situação dos cafeicultores.

A cafeicultora Juliana também nos ensina a fazer dois drinks gelado de café para comemorarmos esta data brindando toda a cultura cafeeira, sentindo assim todo o frescor e a combinação perfeita deste drink elaborado com café, laranja e maracujá.

Pegue uma caneta e papel, anote essa receita super simples para fazer em casa,e se refresque com este drink cafeinado.Viva o café e todos os elos da cadeia cafeeira!!

Quer conhecer mais sobre a história da cafeicultora Juliana Calil Prado e a Cafeteria Serafim?

Instagram: @serafimcafe e @cafefazendamarimbondo

Facebook: https://pt-br.facebook.com/serafimcafe/

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

Lilian Trigolo – Coffee Lover – Cafeicultora e apaixonada pelo universo do café e toda a sua cultura cafeeira.

Tags: Geral · Pausa para o cafezinho

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lilian Trigolo // out 1, 2020 at 2:56 PM

    Boa tarde Rodney, tudo bem?

    A cafeteria está localizada na cidade de Varginha, segue abaixo o endereço :

    Praça Getúlio Vargas, 94A – Centro, Varginha

    Telefone: (35) 3212-5474

    Nas redes sociais mencionadas na matéria você consegue mais informações também sobre o menu.

    Grande abraço e ótimos cafezinhos.

    Lilian

  • 2 Rodney // out 1, 2020 at 1:14 PM

    Qual endereço da cafeteria?

Deixe um Comentário