Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Atleta que vai até a Colômbia de bike passa por Varginha (vídeo)

outubro 22nd, 2020 · 9 Comentários

“A viagem não está no meu destino, mas no caminho”.

Jerônimo em Resende (RJ). Foto arquivo pessoal

No dia 15 de outubro deste ano (2020), o guia de turismo Jerônimo Oliveira, de 51 anos, saiu de sua casa, na cidade de Resende (RJ). Ele vai até a Colômbia, uma viagem que deve durar quatro anos, passando por oito países.

São 25 mil km de pedal. Detalhe: Jerônimo pesa 50 quilos, vai de bike e leva consigo uma bagagem de 35 quilos, distribuída em quatro alforjes laterais e um sobre o bagageiro.

Ele começou a viagem subindo a serra de Engenheiro Passos (Garganta do Registro). De cara, quase 1.700 metros de altura.

A estratégia: “Começo com a bagagem cheia, pra fortalecer. Aos poucos, vou distribuindo”. O ciclista pretende despachar alguns equipamentos que ele não vai usar agora, como roupas de frio e ferramentas de escalada. E que serão úteis em Ushuaia (extremo das Américas, na Argentina) e no Chile.

30 reais por dia

Jerônimo tem um orçamento limitado. Basicamente para alimentação. Nessa terça (20/10), dormiu em um posto de gasolina na cidade de Lambari.

No final da tarde dessa quarta-feira (21/10), o ciclista estava no Posto Xingu, aqui em Varginha, perto do Hotel Urupês. Procurava um lugar para dormir.

Aí conheceu o também entusiasta de esporte Luizinho Reis, de Varginha. “Ele virou pra mim e falou: ‘você vai dormir lá em casa'”.

Na casa do anfitrião, Jerônimo fez a rotina de todo dia: desmontou sua “casa” (equipamentos, roupas, fogareiro etc.), lavou a roupa que estava usando e ia preparar o jantar. O anfitrião preparou uma picanha assada. “Tenho um orçamento diário de 30 reais. Exceto quando conheço pessoas boas como o Luizinho e a Rosilene (esposa do Luizinho). Mas não pode ser todo dia não, é igual cachorro, a gente fica mal acostumado”.

“Eu gosto de esporte, caminho muito com minha esposa, já fizemos vários passeios juntos, então quando a gente vê alguém como o Jerônimo, que está fazendo uma aventura como essa, já tem a curiosidade de saber, quer ajudar”, disse Luizinho.

2 horas pra arrumar a “casa”

Hoje (quinta-feira) pela manhã, o BlogdoMadeira acompanhou a rotina da manhã do ciclista. Durante quase duas horas ele montou a bike: guardou barraca, colchão, isolante (saco de dormir térmico), roupas já secas, sapatilha extra etc. “E é assim todo dia, tem que fazer o checking sempre”.

Ele vai para Alfenas, onde seu pessoal de base já conseguiu local para dormir. Depois vai para Guapé, Capitólio, aí direciona para São José dos Campos. De lá, vai para o litoral norte de São Paulo (Ubatuba) e começa a “descer” o país, em direção à Argentina.

“Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador”. E Colômbia, onde prevê chegar no primeiro semestre de 2025. Jerônimo quer terminar a viagem na cidade histórica de Cartagena das Índias.

“Lá vou fazer um leilão on-line da minha bicicleta e volto de avião para minha cidade, Resende”.

Rango

De manhã, um café reforçado, com cuscuz, uma fruta e suplemento para a imunidade. Jerônimo não almoça. À noite, come sempre carboidrato e proteína. “Nada fora do normal. Faço arroz ou uma massa. Uma carne e pronto”

Jerônimo, parabéns pela iniciativa. E pelo desprendimento. Ele deixou (mesmo que temporariamente) família, amigos, emprego, uma vida “normal” para pedalar. Alugou a casa onde mora para ter uma reserva financeira para emergências.

E não tem pressa. Pedala em média 60 km por dia, planejando o roteiro, as cidades, as paradas e curtindo o visual. “A viagem não está no meu destino, mas no caminho”.

Quer acompanhar a saga do Jerônimo? Visite as redes sociais Pedala América (Facebook, Instagram e Youtube).

Tags: Esporte

9 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Jerônimo Oliveira // out 24, 2020 at 9:06 PM

    Amigos do Blog do Madeira!
    Gratidão por esta publicação e pelo carinho comigo!
    Vou divulgar o vídeo no meu canal do YouTube e referenciar o blog no video e na descrição do vídeo!
    Um grande abraço!
    Até breve!

  • 2 Jerônimo Oliveira // out 24, 2020 at 9:04 PM

    Obrigado!
    Muito obrigado!
    Vou seguir com muita fé e garra!
    Um abraço!

  • 3 Jerônimo Oliveira // out 24, 2020 at 9:03 PM

    Hahaha
    Vamos que vamos!
    Obrigado!
    Show!

  • 4 Jerônimo Oliveira // out 24, 2020 at 9:02 PM

    Muito obrigado pelo carinho!
    Gratidão por esta mensagem iluminada!

  • 5 Jerônimo Oliveira // out 24, 2020 at 9:00 PM

    Olá amigo!
    Sim! A rota é meio estranha a princípio, mas sou um alpinista.
    E amo as montanhas.
    Minas Gerais não poderia ficar de fora da minha rota.
    Por isso vou trilhando até a Serra da Canastra pra depois seguir pro litoral.
    Tem um vídeo de bate papo falando sobre toda a viagem e sobre isso no meu canal no YouTube.
    Não deixe de se inscrever e fique por dentro de tudo.
    Um abração!
    Obrigado pelo carinho!

  • 6 critico // out 22, 2020 at 7:04 PM

    Projeto super bacana.

    Mas a rota dele esta meio estranha

    De Lambari para Capitolio e depois rumo a Sao jose dos campos e litoral norte?

    Lambari – SJC = 300km
    Capitolio-SJc= 500km

    Se ja estava em Lambari, so pegar sentido Itajuba, Piquete, Pouso Alto, sei la´.. tantos caminhos.. ja chegaria na dutra.. Tipo a rota dos romeiros.

    se bem que ele é de Rezende, ja na dutra. Talvez a rota deva passar por alguns pontos especificos, como o lago de furnas…

    Mas o q vale é a iniciativa, sair da zona de conforto, realizar sonhos.

    Boa sorte no caminho e que em 2025 mande uma msg para os leitores do blog.

  • 7 Leitora // out 22, 2020 at 1:35 PM

    Parabéns por aceditar em você e sair da sua zona de conforto. Muitas vezes a gente fica esperando o amanhã pra fazer alguma coisa que gostaria mas não tem coragem. Marido, filhos, trabalho, contas para pagar. Sair do sofá. Desligar a televisão. Que Nossa Senhora lhe acompanhe, senhor Jerônimo.

  • 8 biker // out 22, 2020 at 1:33 PM

    Tá doido, omim é o papa léguas!!!!!!!!!
    Muito Massa!!!!
    Boa viagem!!!!!!!!!!!!!

  • 9 Rodney // out 22, 2020 at 11:32 AM

    Muito bacana o projeto e muito corajoso!!

Deixe um Comentário