Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Promessas dos candidatos: trem urbano, consulta por app, voz às minorias, alimentos orgânicos e turismo rural

setembro 29th, 2020 · 14 Comentários

Eleição é ótimo. Surgem várias propostas para melhorar a cidade. Desde domingo meu celular está entupido de santinhos de candidatos a vereador. Vamos lá:

Instalação de um trem urbano; marcação de consultas médicas por telefone ou aplicativo; programas que deem mais voz às minorias como mulheres, negros, LGBTQI+ e pessoas com deficiência; incentivo para a produção de alimentos orgânicos e ao turismo rural.

Essas são algumas das promessas dos candidatos a prefeito de Varginha caso sejam eleitos.

“Cidade” e “sustentável” também são duas palavras bem usadas pelos candidatos. Em alguns momentos, “inteligente” entra no lugar de “sustentável”. Também pega bem.

Veja abaixo mais propostas. E não perca a oportunidade de ler os programas completos (tem os links dos sete candidatos). É um ótimo exercício para já conhecer o estilo de cada grupo político. E também para avaliar o conhecimento de cada candidato, a importância que cada político dá a cada área e identificar se há borracha no meio das propostas.

Anderson Martins (PSDB)

Entre outras propostas, o programa de governo do peessedebista (leia aqui) promete ampliar a oferta de vagas em creches para crianças com idade de 0 a 3 anos por toda a cidade; ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Programa Saúde da Família (PSF); criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico de Varginha com foco em planejar a cidade para os próximos 30 anos para geração de emprego e renda, visando o desenvolvimento sustentável e estimular o turismo de negócios, o turismo rural e o de estudos e intercâmbios.

Demétrio Junqueira (Rede)

O plano de governo do candidato (leia aqui) é baseado no Desenvolvimento Sustentável de Varginha. Traz como prioridades desenvolver políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, mulheres e melhor idade. Pretende construir territórios saudáveis a partir do conceito de saúde única; desenvolver políticas públicas de fomento à emancipação das mulheres e ampliar a produção e o acesso a alimentos de qualidade para consumo pela população visando erradicar a fome.

Jonas Loureiro (PC do B)

Jonas Loureiro

Pretende chamar a população para participar na construção de políticas públicas. Quer dar voz às minorias sem representação, como mulheres, negros, LGBTQI+ e pessoas com deficiência. Entre as propostas do seu programa de governo (leia aqui), pretende reorganizar a gestão da saúde municipal e descentralizar a UPA; período integral para todas as escolas municipais; investir mais recursos no projeto Quinta da Boa Música e transformar o Estádio Municipal em Centro Olímpico.

Maria da Penha (PSOL)

Entre outros pontos, o plano de governo da candidata (leia aqui) pretende valorizar os profissionais da Educação; ampliar as ações de saúde na área rural; reestruturar os Centros de Referência da Assistência Social e incentivar a produção de alimentos orgânicos.

Rogério Bueno (PSB)

O foco do programa (leia aqui) está no desenvolvimento avanço de Varginha, ligado a pautas como sustentabilidade, geração de emprego e renda. Entre as propostas, desenvolver Varginha como cidade inteligente, qualificação de equipes das UBSs, para diminuir a procura pela UPA; ampliação das vagas nas creches para crianças de 0 a 3 anos; desenvolvimento de um Plano Municipal de Cultura e criação da Escola de Formação Continuada para os servidores municipais.

Vérdi Lúcio Melo (Avante)

O plano de governo (leia aqui) foi inspirado em princípios cristãos divididos em 21 áreas. O candidato afirma que tem foco em uma administração comprometida com a população, com qualidade de vida em uma gestão moderna e eficiente, focada em uma cidade sustentável. Entre as propostas, Verdi promete criar um setor tecnológico na área da saúde para facilitar principalmente agendamento de consultas por aplicativo e telefone; zerar o déficit de vagas na Rede Municipal; substituir todo o sistema de iluminação pública do Município para LED e valer-se do aeroporto como vetor de desenvolvimento econômico para a cidade e região.

Zacarias Piva (PSL)

O plano de governo do candidato reforça uma proposta de recriar a cidade de Varginha. Entre as prioridades, políticas públicas para garantia dos direitos dos moradores à alimentação, saúde, educação e trabalho, com destaque para o conceito de Cidade Inteligente. Entre as propostas, Zacarias quer implantar o trem urbano, com o objetivo de integrar as comunidades adjacentes e no entorno da ferrovia; implantar escolas de empreendedorismo rural; criar o Fundo Municipal de Apoio ao Turismo e reestruturar o Programa Saúde da Família.

Ano de eleição não é maravilhoso?

Tags: Blog nas Eleições 2020

14 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Varginhense esperançoso // out 5, 2020 at 10:06 AM

    O menos bravateiro: Verdi.
    O único que tem projetos para reforçar e dinamizar nosso aeroporto e cabedal como homem público para trazer mais industrias para Varginha. Quando vice, enquanto o prefeito ficava sentado no seu troninho, na Vila Paiva, Verdi saia, representava aquele que não aguentou a parada …, portanto está por dentro de tudo o que pode ser a curto prazo realizado. Sabe das reais e urgentes necessidades que nossa cidade precisa. Além de tudo, é honesto e bem intencionado. Voto nele.
    Seu vice sempre foi o mais votado como vereador, fez muita coisa na surdina que não foi noticiada… rapaz honesto, tem credenciais morais e experiência graças ao aprendizado como vereador. Conheço de longa data, nunca foi citado e apoiado como candidato a prefeito. Como vice, terá oportunidade de mostrar e por em pratico tudo o que aprendeu na vida profissional como vereador, sempre o mais votado. Tem meu voto e meu apoio como cidadão que também torce para uma nova Varginha: mais industrias ,mais empregos para uma nova epoca de mais crescimenrto e dinamização de nossa desprezada e esquecida Varginha, em todo o sul de Minas.
    Quanto aos inimigos do certo e das necessidades que nossa cidade realmente precisa, torço para que pensem melhor e repensem suas opiniões e seus conceitos politicos. Segundo o ditado Nada como um dia após outro dia, eu acredito nessa dupla bem intencionada e que já tem dado provas de amadurecimento politico e de capacidade administrativa . Confio neles, como cidadão e eleitor varginhense.

  • 2 mandrake // out 2, 2020 at 9:08 AM

    primeiro passo para mudar, nao vote em nenhum que esta no poder e quem esteve no poder nos ultimaos quatro mandato.

  • 3 Voto Nulo // out 1, 2020 at 6:39 PM

    Quantas bravatas…

  • 4 Glaucia Soares // out 1, 2020 at 6:30 PM

    Na prefeitura de vg não tem guia para exames de rotina. As ruas estão sujas, , iptu muito caro , falta emprego. Arroz , feijão , óleo estão sumindo dos supermercados e os candidatos sonhando acordados…

  • 5 Glaucia Soares // out 1, 2020 at 6:18 PM

    Com tantos carros , tantas motos , ônibus , táxi Uber , 99 , quem vai andar de trem ?

  • 6 EDUARDO GRANNAN // out 1, 2020 at 4:05 PM

    PURA PROSOPOPEIA
    FANTASIA ILUZIONÁRIA

  • 7 Promessas // out 1, 2020 at 11:04 AM

    Sugiro o blg fazer uma materia sobre aos promessas “bizarras” que não cumriram pra refrescar a memoria do varginhense, como:

    Praia (não recordo o ano);
    Ciclovia (2008);
    5 mil casas (2012);
    Hospital da criança (2016);
    Túnel passando por baixo do VTC (2012);
    ETC….algue recorda mais?….e e analisar bem tem candidato que so prometeu…kkk

  • 8 PCM // set 30, 2020 at 9:29 AM

    Legal.
    Até trem urbano prometem. Imaginem o custo e a viabilidade deste projeto. Esta é uma prioridade pois a Prefeitura nada no dinheiro.
    Acho que falta conhecimento técnico e economico do edil. Ou acha que acreditamos no ET?

  • 9 critico // set 30, 2020 at 8:47 AM

    Será que teremos o AEROTREM do Joaquim Fidelix ?

  • 10 Tia Hilda // set 29, 2020 at 6:15 PM

    Falar até papagaio fala né? Eu quero ver é fazer? Pois tivemos vários exemplos agora na pandemia de como o povo da cidade está em primeiro lugar! Vamos rezar para que Deus abencoe a todos nos e aos dirigentes de nossas cidades. Amém!

  • 11 38 // set 29, 2020 at 5:50 PM

    As mesmas promessas há 50 anos.

    Varginha era pra ser Londres essa altura do campeonato kakakakakakaka

  • 12 Eduardo // set 29, 2020 at 4:15 PM

    Se juntar as 7 propostas seremos a melhor cidade do mundo!! Tem como votar nos 7 candidatos no dia da eleição?? kkkkk
    Isso é conversa fiada antiga! Galera finge de leitão pra mamar deitado!

  • 13 PCM // set 29, 2020 at 4:09 PM

    Sr Zacarias,
    Faça-me o favor, implantação de trem urbano.
    Quanta ilusão.
    Onde está a fonte de recurso para implantação?
    Lembre-se o senhor é candidato a prefeito e não vereador (infelizmente sabem dar nome de ruas e não demonstram como fiscalizam a receita e orçamento da prefeitura)
    Vamos por eliminaçã!
    Que outros candidatos apresentem idéias brilhantes para irmos eliminando.

  • 14 Jose // set 29, 2020 at 3:47 PM

    O Verdi não vai prometer continuar a construção do Hospital da Criança?

Deixe um Comentário