Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Colégio Catanduvas fecha as portas em Varginha

julho 10th, 2020 · 37 Comentários

A diretoria de um dos mais tradicionais colégios da cidade acaba de anunciar o encerramento das atividades.

O Colégio Catanduvas, inaugurado na década de 60 (veja mais, abaixo), está fechado. O anúncio foi feito durante reunião on-line, na manhã desta sexta-feira (10/7), entre os diretores e pais de alunos.

Que, por sinal, ficaram revoltados: “A gente continuava pagando em dia as mensalidades e, agora, do nada, informaram que o colégio está fechado”, disse o pai de um aluno do 2º ano do Ensino Médio. O valor da mensalidade é de R$ 1.050,00.

As duas filhas de Rodrigo e Ednara Soares estudaram a vida toda no Catanduvas. O irmão delas, Júnior, está no 6º ano do ensino fundamental. Simplesmente não vai ter mais aulas. A mãe dele pretende transferi-lo para o Logos. “Vamos estudar valores, material didático, todos os detalhes antes de decidir”, disse Ednara. A mensalidade do 6º ano era de R$ 1.014,50.

Outra mãe, que pediu para o nome não ser divulgado, reclama do material didático: “A gente comprou no começo do ano o material para todo o ano letivo. E agora?”.

O Catanduvas está oferecendo ajuda para transferir os alunos para três escolas: Batista, Alpha e Santos Anjos. Enviam documentação por e-mail, para ajudar na transição. Os pais questionam (com razão) tudo: a mudança, apostilas, sistema de ensino, professores…

Faceca.

Catanduvas e Faceca integram a Rede CNEC, mantenedoura de instituições de ensino em todo o país. Durante a reunião on-line de hoje, os diretores do Catanduvas não falaram se a faculdade também corre risco de fechar.

Outro lado.

O BlogdoMadeira ligou para dois telefones no site do Catanduvas. Um em Varginha e o outro, em Brasília. Ninguém atendeu. O espaço continua aberto para a instituição de ensino explicar os motivos do fechamento da escola.

Às 13h, o BlogdoMadeira conversou com o diretor da unidade Varginha da CNEC. Ele não quis responder às perguntas, mas disse que enviaria texto.

Às 14h, encontramos o comunicado na página do Colégio Cenecista Catanduvas em uma rede social:

“A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) comunica que, apesar de todos os esforços empenhados, as atividades do Colégio Cenecista Catanduvas foram encerradas.
A decisão foi tomada depois da realização de uma análise minuciosa de fatores internos e externos que avaliaram o impacto causado pela pandemia de Covid-19, sobretudo, no mercado educacional privado. Tal avaliação demonstrou ser inviável a manutenção do bom atendimento da comunidade local, com a qualidade e eficiência características da marca.
Nesse contexto, a preservação desses princípios na referida região foi prejudicada em função do aumento expressivo no índice de inadimplentes e também no número de cancelamentos ou de transferências de matrículas recebido.
Consciente da repercussão que esta decisão pode causar em nossos estudantes, pais e responsáveis, a CNEC se coloca à disposição para auxiliar na realocação e adaptação dos estudantes em outras instituições do município, para que o aprendizado deste ano possa se manter contínuo e eficaz.
Por fim, a CNEC agradece por toda confiança depositada ao longo dos anos de atuação na comunidade e solicita a compreensão de todos para as definições que se fazem necessárias neste momento.”

História.

A foto é da década de 60 e mostra a inauguração do Colégio Catanduvas. À época, administrado pela Campanha Nacional de Educandários Gratuitos.

Os responsáveis pela obra foram os “leões” Glênio Vérdi Bíscaro Botega e Amâncio Faustino.

Na foto, o presidente do Lions, Fernando Prince, o diretor da CNEG e o prefeito José Braga Jordão.

Atrás, o presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Glycon de Paiva.

Tags: Economia · Educação

37 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lariane Maria Gondim de Jesus // jul 28, 2020 at 11:32 AM

    Tenho duas filhas no colégio vendo um colégio que passou de geração para geração, sendo acabado por mal administração isso me deixa muito triste,sendo que o colégio tinha que ser administrado por alguém da nossa cidade de Uberaba e ñ por outros de outra cidades .

  • 2 Lariane Maria Gondim de Jesus // jul 28, 2020 at 11:31 AM

    Tenho duas filhas no colégio vendo um colégio que passou de geração para geração, sendo acabado por mal administração isso me deixa muito triste,sendo que o colégio tinha que ser administrado por alguém da nossa cidade de Uberaba e ñ por outros de outra cidades .Devido pandemia ñ tivemos nenhum desconto.

  • 3 Eduardo Ottoni // jul 14, 2020 at 3:49 PM

    Participei ativamente da campanha pela vonstruçao da sede própria ( ali onde está), do Colégio Catanduvas …vendemos rifas de carros da Volkswagen …o terreno foi doado pela prefeitura … o saudoso Dr. Naylor Gontijo foi quem trouxe a CNEG ( CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS GRATUITAS)), para VARGINHA, criando uma escola a que foi dado o nome CATANDUVAS… antes dessa sede, funcionava no prédio da EE. Afonso Pena…. dr. NAYLOR convidou e o HANS HEGGERMAN, veio à época, e ambos trabalharam arduamente por esse colégio …. FERNANDO PRINCE, idealista e presidente do LYONS CLUBE DE VARGINHA, liderou o movimento pela vonstruçao da sede própria….Fernando, com sua liderança, mobilizou a comunidade nos mobilizou ( a nós jovens), e levantamos o recurso para essa obra … bons tempos …. tempo passou e mudou o nome e a filosofia, passando para CNEC… ao invés de GRATUITA para COMUNIDADE, com a concepção de que “deveria ser mantido pela comunidade …)…. havia um CONSELHO LOCAL DA CNEC, do qual participei por longos anos, sendo seu PRESIDENTE DE 1972 a 1976, quando me afastei para assumir o mandato de PREFEITO MUNICIPAL …fui professor ali por alguns anos ( década de 70 )… então fundamos da FACECA, e construímos sua sede também em terreno doado pela Prefeitura, num dedicado trabalho dos saudosos doutores NAYLOR SALLES GONTIJO e WALTER CLEMENTE DE ANDRADE, estando eu presidente da mantenedora (CNEC). .. dezenas de professores, abnegados, por essas instituições passaram, partilhando seus conhecimentos, com os jovens estudantes …. nesse tempo, também, aproveitamos e criamos um outro setor da CNEC, lá na VILA BARCELINA, em terreno doado pelo Sr. Gustavo Tavares( onde hoje é a Escola Municipal Camilo Tavares ), tendo presidente aquele setor, o saudoso Sr. AUGUSTO CAZELATO, com valorosos vompanheiros( Carmélia Magalhaes, Marcos Cleo, João Batista, e outros mais -a memória já está falhando …). É isso aí, meu caro MADEIRA, um pouco das verdades sobre o nosso COLÉGIO CATANDUVAS, FACECA E CAMILO TAVARES..

  • 4 Julio // jul 13, 2020 at 12:42 PM

    Presídio pode abrir sim, é melhor abrir 200 presídios na cidade do que construir mais cemitérios para enterrar inocentes. Escola não pode fechar. Bar não deveria existir.

  • 5 Indignada // jul 12, 2020 at 11:17 AM

    Enquanto isso os PROFESSORES estão contratando advogados pra TENTAR recber,porque NEM O FGTS era depositado.

  • 6 Ronaldo Nazário // jul 11, 2020 at 9:10 PM

    Hospital e escola não trazem Copa

  • 7 Valadares // jul 11, 2020 at 9:25 AM

    O caso desta escola é bem antigo, pelo menos de 15 anos atrás. Já havia ocorrido a revoada dos alunos para outras escolas, ficando lá praticamente só bolsistas, filhos de funcionários e de professores. Apenas uma meia dúzia q pagavam mensalidade integral. Tava no “vermelho” cor predominante da desordem dos últimos anos. Só não entendia porque demorou tanto tempo prá fechar as portas.

  • 8 Mio // jul 10, 2020 at 7:45 PM

    A Faceca fechará ? Ou vamos esperar para ver ?

    Algum companheiro disse sobre o imóvel de quem é ? Local nobre e valorizado.

    Algum promotor poderia nos ajudar ? Saber e exigir a real situação da Faceca. Entrar com uma ação CONJUNTA de todos os pais pra acionar a justiça.

    Alias quem é o promotor de Varginha, com todo respeito ?

  • 9 J Binski // jul 10, 2020 at 6:24 PM

    FORA BOLSONARO!

  • 10 César // jul 10, 2020 at 5:35 PM

    Tem gente q está com preguiça de ler e está comentando de forma arbitraria e mentirosa aqui.
    Pra quem leu a matéria e alguns comentários, entendeu q n tem nada a ver com a pandemia ou Ministro da Educação (quanta bobagem).
    Catanduvas era uma instituição particular.
    Foi a péssima administração que se arrasta a anos!!!!
    E tudo indica sim, q agiram de má fé com os pais, pois receberam durante a pandemia as mensalidades e quando está preste a voltar as aulas presenciais, anuncia q irá fechar as portas.
    lamentavel tudo isso e pegou a todos de surpresa.

  • 11 marco aurelio // jul 10, 2020 at 5:20 PM

    o Eduargo G. neto está certo, trocaram escolas e hospitais por estadio de futebol.

  • 12 marco aurelio // jul 10, 2020 at 5:17 PM

    Que pena, sinto muito porque estudei o segundo grau e depois fiz na Faceca o curso de administração.

  • 13 M.Aparecida Dominguett . // jul 10, 2020 at 5:04 PM

    A verdade é que essa novela colégio e faceca vem se arrastando a mais de 40 anos ,meu marido trabalhou 10 anos lá,depois eu de 1984 até 2000 e sempre no vermelho,sempre ameaça de demissão em massa. O colégio principalmente de uns 10 anos pra cá caiu demais a qualidade do ensino. Quanto a inadimplência é verdade mesmo, sempre foi muito grande. Lamento profundamente por isso.

  • 14 Professor Companheiro de outra Unidade com rumo i certo // jul 10, 2020 at 4:47 PM

    Infelizmente. Comunidade e companheiros e companheiras.
    Mas falar o que, se na gestão da CNEC está um deputado envolvido com Mensalão e Lava Jato, a mulher dele que é deuputada entrou com uma PEC para dar anistia às escolas particulares de encargos trabalhistas.

  • 15 38 // jul 10, 2020 at 4:43 PM

    Que consigam manter a FACECA aberta.

    Boa sorte a todos.

  • 16 Tarcísio Zanin // jul 10, 2020 at 4:34 PM

    Tarcísio Zanin se sente comovido com a decisão de o fechamento do CNEC de Varginha, não só por ter sido aluno do mesmo de 74 a 79 como estudo Supletivo do Segundo Grau, como também uno-me a tantos colegas da época e os que vieram depois. À época, era Diretor o Senhor Hans Dieter, um Homem de pulso muito forte e um caráter já mais outrora alcançado. Obrigado aos meus colegas, Professores e alunos que percorreram este caminho há quase meio século. Obrigado. Congratulações!

  • 17 O Caipirinha. // jul 10, 2020 at 4:27 PM

    Uai sô: Sabi duma coisa: Escola não pode fechar de maneira nenhuma. Essa noticia é das mais triste. Pode fecha Buteco, Pode fechar Clubi, Pode fecha de tudo.Mas agora Escola tem é que abrir mais Uai.

  • 18 Luciano Gomes de Mendonça // jul 10, 2020 at 3:01 PM

    Uma cadeira voando pela varanda acima da entrada ( não tinha esse teto azul ) em 1986 .

  • 19 Rui Silva Junior // jul 10, 2020 at 2:30 PM

    A Cnec , de forma arbitrária e unilateral , encerrou as atividades informando aos pais dos alunos de última hora, deixando o prejuízo para os responsáveis dos alunos. Os pais terão que procurar outras instituições, pagar nova matrícula, pagar material escolar, uniforme, tudo isso em função da incompetência administrativa da Cnec.
    É lamentável que tal instituição não tenha um planejamento e um corpo administrativo capaz de gerir uma situação com antecedência a fim que possa dar aos pais a opção de escolha e negociação com outra instituição de ensino.
    A Cnec agiu de forma desonesta, arbitrária sem qualquer respeito com a comunidade discente.
    Onde está o Ministério Público – dormindo em berço esplendido – Isso é Brasil.

  • 20 María Soares // jul 10, 2020 at 2:28 PM

    É triste ver isto acontecendo e não poder fazer nada se hj a crise ta pra todos só nos resta Deus pra nos confortando a fé que temos q ter que nos fortalece neste momento tenso fui muito feliz neste colégio

  • 21 Lucas Paiva // jul 10, 2020 at 2:12 PM

    Em um país aonde não tem nem ministro da educação eu acho muito difícil o governo ajudar alguma escola diante da pandemia, triste realidade de um país ignorante .

  • 22 José Castilho Neto // jul 10, 2020 at 2:00 PM

    O colégio Catanduvas foi construído com recursos da população pelo Lions Clube de Varginha e passados a administração da CNEG e não sei porque virou propriedade da CNEC. O mesmo aconteceu com a FACECA.
    Agora CNEC anuncia o fechamento do colégio.
    Pergunto: O patrimônio ( prédio e recheios) poderão ser alienados pela CNEC?

  • 23 Eustáquio Marques de Ramos. // jul 10, 2020 at 1:50 PM

    Uma grande perda para toda comunidade e os professores da entidade .Fui aluno e professor na Escola Catanduvas ,na qual tenho muito orgulho e gratidão na minha formação.

  • 24 Ronei de Jesus Marangao // jul 10, 2020 at 1:48 PM

    Uma pena. Estudei lá era ótimo, super conceituado, bons professores, otima administração.
    Realmente uma tristeza.

  • 25 Cidadã Revoltada // jul 10, 2020 at 1:47 PM

    E presídios né Júlio!

  • 26 Direto e reto // jul 10, 2020 at 1:41 PM

    Mais de mil reais a mensalidade?
    Onde está a cabeça desse povo.

  • 27 TOTO // jul 10, 2020 at 1:29 PM

    FECHAR ASSIM NO MEIO DO ANO É UM DESRESPEITO COM OS ALUNOS E FAMILIARES. SEMPRE FOI UMA ÓTIMA INSTITUIÇÃO, DEVERIA FECHAR COM DIGNIDADE.

  • 28 Edgard Ximenes Machado // jul 10, 2020 at 1:27 PM

    O Colégio Catanduva integrante da rede CENEC foi, sem dúvida, na década de 60, uma grande conquista cujo terreno onde está edificado, aconteceu através de cessão pelo VTC.
    Por lá passaram várias gerações que exercem condignamente o que didaticamente , foi ministrado pelos saudosos Professores.
    Infelizmente, o encerramento de suas atividades é uma triste realidade de uma conjuntura que não temos clarividência.

  • 29 Luiz Fernando // jul 10, 2020 at 1:20 PM

    Pena ver mais uma escola se fechando. Mas, o problema do Catanduvas é bem antigo. Há pelo menos 5 anos já se falava no encerramento das suas atividades. A educação foi esquecida nos últimos governos. Os governantes anteriores levaram muito a sério aplicando a política do PÃO E CIRCO. Quanto mais burro o povo, mais fácil é dominá-los.

  • 30 Eduardo G Neto // jul 10, 2020 at 1:10 PM

    AS COISAS COMO FORAM CONSTRUÍDAS NO PAÍS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS SÓ PODE TER MESMO ESTE DESTINO. — TROCARAM ESCOLAS E HOSPITAIS POR ESTÁDIOS DE FUTEBOL, POR PARADA GAY, POR MIMIMIS VITIMISTAS DE DENOMINADAS MINORIAS. – DESTRUÍRAM E CONTAMINARAM AS UNIVERSIDADES. AGORA ARTE É PORNOGRAFIA, CULTURA É FUNK, TV É PROMISCUIDADE E SER HONESTO E TRABALHADOR É FASCISTA.

  • 31 Carlão // jul 10, 2020 at 12:53 PM

    Pamonha

  • 32 Davi paiva // jul 10, 2020 at 12:52 PM

    É aonde sua mãe mora

  • 33 Jacinto Leito Prado // jul 10, 2020 at 12:43 PM

    Ainda bem que cheguei a tirar meu filho dessa escola, isto foi um erro de gestão da xxxxxxxx xxxxxxxxx

  • 34 000 // jul 10, 2020 at 12:40 PM

    Lamentável a situação que chegou o colégio.
    Os professores irão receber sim,mas terão q entrar na justiça..mas isso já era prática dessa instituição

  • 35 Julio // jul 10, 2020 at 12:34 PM

    É UMA PENA VER ESCOLAS FECHANDO E BUTECO ABRINDO EM CADA ESQUINA NESSA CIDADE.

  • 36 Mauro Brito // jul 10, 2020 at 12:31 PM

    Lamentável,

  • 37 Um zé qualquer // jul 10, 2020 at 12:28 PM

    A CNEC é um câncer! Pior que o gafanhoto das pragas bíblicas.

    Sobre o telefone, espanta que tenha tocado. O mais comum é estar cortado por falta de pagamento. Em Varginha não tem quem atenda, em Brasília é falta de organização mesmo.

    Junto dos pais, os professores saem perdendo também porquê não receberão suas indenizações.

    O próximo passo é o ensino superior. Aguardem.

Deixe um Comentário