Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Veja o que falaram os políticos na posse do novo prefeito de Varginha Vérdi Melo

abril 7th, 2020 · 15 Comentários

Confira entrevista coletiva com imprensa após a posse:

.
15h46. Prefeito empossado, Vérdi Lúcio Melo, concede entrevista coletiva em frente à Câmara de Vereadores.

15h34. A sessão é encerrada. Os vereadores continuam em seus lugares para aprovar a ata.

15h29. Execução do Hino de Varginha.

15h23. Vérdi inicia seu discurso como prefeito. Saudou os vereadores, a imprensa, o secretário de Governo Honorinho e a guarda Civil Municipal, presentes no plenário. Vou ser breve, não temos motivos para comemorar, nunca tivemos uma situação como essa, nunca tivemos uma doença invisível que está colocando em pânico nossa população. Queremos todos unidos no combate à essa doença. Me sinto, todos aqui sabem, sempre desejei ser prefeito da nossa cidade, mas não gostaria jamais de estar prefeito de Varginha nessas condições, até porque o prefeito e eu sempre fomos leais um com o outro, aprendi muito com ele, procurei respeitá-lo, para que a gestão fosse sempre a melhor possível. Disse, em uma entrevista ontem, que o considero como um pai, por tudo que aprendi. Domingo tentei demovê-lo da decisão. Ele justificou muito, a questão dessas agressões pela mídia, não à gestão, mas à pessoa dele. Ele é de uma família humilde, mas tradicional, de respeito aos valores, à ética, à pessoas, e que ele estava se sentindo muito ferido pelos ataques pessoais. Ele acreditava que esse era o momento de reabrir o comércio, você tem as pessoas sem dinheiro, demissões. Mas ele recebeu seis, sete impugnações, a mídia já divulgou isso. Ele disse: ‘Eu perdi o poder, mas fiquei com a responsabilidade’. Falou também que a idade dele, a gestão é dinâmica, não dá para administrar uma cidade de 140 mil pessoas, um orçamento de meio milhão de reais, à distância. Não é o momento de comemorar, mas de refletir. Precisamos da Câmara de Vereadores, fazendo seu papel de fiscalizar, mas também dar o amparo ao Executivo. Somos uma só instituição, temos os mesmos objetivos, mesmos ideais. Melhorar a cidade, as condições do povo. Faço um apelo a todos vocês, é um momento difícil de resolver as questões, mas tenho certeza que a cidade vai retomar sua alegria, sua condição de pólo. Quero agradecer mais uma vez ao prefeito por tudo, desejar a ele muita paz e que Deus o ajude.

15h22. Execução do Hino Nacional Brasileiro.

15h20 – O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo lê o compromisso de posse. A presidente da Câmara o nomeia prefeito e convida os vereadores a assinarem, juntamente com ele, o termo de posse. Vérdi Lúcio Melo é o 40º prefeito de Varginha.

15h15O cargo de prefeito está em vacância neste instante. Acaba de ser aprovado o decreto que aceita o pedido de renúncia do, agora, ex-prefeito de Varginha Antonio Silva.

OS DISCURSOS DOS VEREADORES

Zilda Silva. Eu recebi essa notícia, foi um grande choque. Liguei para ele imediatamente. Disse que se soubesse que era um pedido de renúncia que ele me enviou na segunda-feira, não teria recebido. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na prefeitura. É uma pessoa de muita fé, uma pessoa exemplar. Só uma pessoa como ele, com grande sabedoria, que poderia chegar à decisão que ele tomou. Esto feliz com o Verdi assumindo a prefeitura, ele acompanhou o prefeito, assumiu várias vezes como o prefeito, conheceu várias secretarias, assumindo e trabalhano. Acredito que ele está preparado, é uma pessoa de grande responsabilidade. Tenho certeza que fará um grande trabalho à frente do Executivo. O momento é de nos unirmos para o bem da população.

Pastor Fausto. Lamento tudo que ocorreu, é lamentável, comentários ofensivos realmente afetam a todos.

Cláudio Abreu. Recebi incrédulo a notícia da renúncia, mas tenho certeza de que redes sociais viraram terra sem lei. As pessoas falam o que querem, sem saber. Deveriam agradecer Antonio Silva por tudo que fez. Única pessoa eleita quatro vezes. Falar dele é fácil, basta ver seu currículo, sua convivência em socidade, em família. O que ele fez. Se estou aqui hoje, em março de 2016, o senhor Antonio Silva me chamou ao seu gabinete e pediu para eu me filiar ao PTB. Obrigado, espero que tenha atendido suas expectativas. Os ataques foram cruéis, indevidos. Lia coisas inacreditáveis, em que pé chegou, Pastor Fausto. Ataques infundados. Senhor prefeito, seja feliz. Me espelho no senhor para ser um bom político. Espero que Vérdi também seja feliz, decida por princípios. Nós fundamentamos e depois vamos decidir. Entre vida e negócio, é fácil. Não tem dilema. Tem que ter coragem e pulso.

Delegado Celso. Na história política de Varginha, nunca um gestor político usou a palavra renúncia para mudar a história. Estou perplexo. Muitos tributaram como fake news ao conferir, vi que era fato real, muito me surpreendeu. E passei a refletir sobre as motivações que levaram um homem político probo, que tem compromisso com seu povo e que honrou o cargo que recebeu dos votos sufragiados nas urnas por quatro mandatos. Não foi um fato só. Foram vários fatos, se acumulando. O ser humano tem que ser a resiliência, enfrentar problemas de qualquer natureza em situação de stress. O homem recorre ao diálogo, compartilhamento de decisões com pessoas ao seu redor. Antonio Silva não teve essa oportunidade. Vérdi, críticas negativas vão continuar. Gabinete de Gestão Integrada, já aprovada pelo prefeito Antonio Silva, é o caminho para discutir vários problemas. A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Antonio Silva foi um exemplo para todos nós.

Dr. Guedes. Antonio Silva é um homem íntegro, desejo o melhor a ele e ao Vérdi que está chegando. Só dar um puxão de orelha para todos nós. Combinamos que nessa reunião a senhora ia ficar no meio e cada vereador a 1,5 metro de distância de cada um. Ontem o presidente da China fez referência aos EUA, Espanha, dizendo que a máscara deveria ser usada por todos. Digo isso como médico e falo isso para todos. Falo para vocês da imprensa, protejam-se e a seus familiares. Essa reunião deveria ter sido muito mais rápida do que está sendo.

Dr. Faleiros. Trago uma frase de Wittgenstein, “Do que não se pode falar, se deve calar”. Muitos motivos devem ter feito ele se renunciar. Sempre o respeitei. Peço ao novo político, Vérdi, que não ouça só seus amigos, companheiros de partido, ouçam especialistas de saúde do mndo todo. Isso vai passar, o brasão de Varginha tem o “Culto à Ciência”, ainda é ela que pode nos ajudar. Álcool gel não é solução, há um erro aqui, corremos o risco de ser contaminados nesta reunião.

Leonardo Ciacci. Compactuo com tudo que meus colegas já falaram. Mas é difícil tomar decisões, sem seguir a legislação. É um grande homem, que jamais teve alguma ação que pudesse macular suas administrações. Temos que parabenizá-lo pelos anos que dedicou à cidade. Respeitar a decisão de um grande homem, reconhecer seu trabalho e desejar ao prefeito que hoje assume, senhor vérdi Lùcio Melo e sua equipe de governo, que tenha sucesso em sua gestão e continue o trabalho planejado por seu governo. Que a gente possa, todos os poderes, acharmos o melhor caminho para nossa população.

Carlúcio Mecânico. O Sul de Minas perde hoje uma das maiores referências políticas. Tive o privilégio de conviver como ele, um homem sério, firme, simples, de quatro mandatos. Não é para qualquer um conseguir quatro mandatos frente à Prefeitura de Varginha. Que ele tenha luz nessa nova etapa. E também ao Vérdi, sucesso.

Marquinhos da Cooperativa. Desejo que Deus dê sabedoria ao prefeito que renuncia e ao novo prefeito que será empossado.

Dudu Ottoni. Minha família sempre esteve envolvida na política, meu pai, Honorinho também, eu sei como é difícil viver pela cidade.

Joãozinho Enfermeiro. Antônio Silva é uma pessoa correta, honesta. Sei que há várias correntes da política. Mas, a partir do momento que divide parte dos políticos, a imprensa deixa a desejar porque só publica notícia negativa, só fala desgraça, não fala de quem foi curado. Faltou apoio para ele não ficar sozinho nessa aí. União em prol do cidadão. Precisamos de notícias positivas, só tem notícia negativa. Cadê a imprensa pra dar notícia de fé, que Deus existe.

Carlos Costa. Ninguém se elege quatro vezes prefeito se não tiver uma folha de serviços prestados à sociedade. Eu devo ter sido um dos principais críticos ao prefeito, não a ele, mas à administração como um todo. A gente sabe a dificuldade que é adminsitrar o servidor público, porque você não sabe o que está sendo feito. Antonio Silva, pela sua idade, competência, por estar a mais de 15 anos prefeito, não merecia terminar sua carreira política com uma renúncia. Mas cada um sabe o que faz. Muito me estranhou uma pessoa firme como o prefeito Antonio Silva emitir um decreto na sexta e outro, revogando o anterior. Acho que não foi fácil. Ele não merecia terminar a carreira política dessa forma. Respeito, embora tenha sido crítico à administração. Peço a Deus que ilumine Vérdi Lúcio Melo e que a gente consiga passar essa pandemia.

14h10 – A reunião foi aberta pela presidente Zilda Silva, que leu a carte de renúncia. No plenário, os 15 vereadores, servidores responsáveis por secretariar a posse e cinegrafistas. Zilda passa a palavra aos vereadores para, depois, ler e colocar em votação o pedido de renúncia do prefeito Antonio Silva.

Tags: Política

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 15h16 – Um Vereador pede licença para ir ao banheiro. // abr 11, 2020 at 8:03 AM

    Parabéns Madeira! Vc observa o detalhes

    NOTA DO BLOG: Hahaha, mas é bobo hein? rsrsrs

  • 2 paciencia // abr 10, 2020 at 7:24 AM

    Madeira, parabéns pela paciência em transcrever os diálogos. eu mesmo não consigo ficar assistindo

  • 3 marco aurelio // abr 8, 2020 at 4:09 PM

    O erro do Antonio Silva foi deixar vários CPCs da época do pt, em 2008 eles eram oposição, mas em 2012 com a derrota do pt, vários mudaram de lado e estão na Prefeitura até hoje.
    Sei o nome de vários mas não posso postar aqui.

  • 4 Julio // abr 8, 2020 at 3:40 PM

    Professor, o resto vem com o tempo pra você que provavelmente é servidor público e vive igual vampiro sugando o sangue do estado/município. Paulo Freire fez uma legião de professores analfabetos, agora o que nós vemos é débeis mentais igual você ensinando nossos filhos. Você é uma vergonha para a nação. Você deveria colocar a mão na consciência (se você tiver consciência) e analisar os dados dessa mentir covarde-19. A população de Varginha está ficando cada vez mais burra por causa de gente como você.

  • 5 Cidadã Indignada // abr 8, 2020 at 3:04 PM

    Carlos Costa, um falso…aposto que adorou a saída do Toninho!! É bom ver os “inimigos” sucumbirem…

  • 6 Cidadã Indignada // abr 8, 2020 at 3:03 PM

    Que Deus tenha misericórdia de Varginha, dos servidores públicos, da saúde e de toda a população! Que Verdi tenha pelo menos 50% da competência do Sr Antônio Silva.

  • 7 Julio // abr 8, 2020 at 1:31 PM

    Verdi, reabra o comércio, se não você não irá ganhar a eleições para prefeito pois os comerciantes não irão votar em você. Deixa a esquerdalha latir, a caneta agora é sua.

  • 8 Ronan // abr 8, 2020 at 1:29 PM

    Pra que serve vereador? Mudar nome de rua?

  • 9 Professor // abr 8, 2020 at 11:36 AM

    Bom dia.
    Novo prefeito, velhos e novos problemas, alguns muito delicados como a Covid-19.
    Do prefeito espera-se o pontapé, mas a sociedade precisa continuar fazendo sua parte, ainda que isso signique mais sacrifício, pois a vida é nosso maior patrimônio e ela sendo preservada, o resto reconstrói-se com o tempo. Mas com relação ao fato que deu origem à renúncia do prefeito Antônio Silva, ou seja, a questão de se abrir ou não o comércio, espero que todos os interessados nessa questão, inclusive a população, o Ministério Público, Associação Médica e Câmara Municipal devam ser convocados a participar a fim de se resguardar de possíveis intervenções de outras forças que, com poder de veto, anulem o que for decidido.

  • 10 JOSE LUIZ VILELA // abr 8, 2020 at 10:28 AM

    CARLOS COSTA, SEMPRE CHAMOU O PREFEITO DE INCOMPETENTE E AGORA E AGORA VEM AQUELE MONTE DE BESTEIRA, COMO ELE SEMPRE FALA “PELO AMOR DE DEUS” – O TAR DE CARLUCIO É OUTRO QUE METIA O PAU E VEM FALAR BESTEIRA. POPULAÇÃO DE VARGINHA NÃO VAMOS REELEGER ESSA TURMA QUE ESTÁ AI.

  • 11 15h15 – O cargo de prefeito está em vacância neste instante. // abr 8, 2020 at 9:59 AM

    Parabens, Madeira.
    Poucos jornalistas se atém a detalhes, respeitam a liturgia dos cargos.
    Aliás, poucos políticos hoje em dia respeitam isso.
    Excelente texto

  • 12 Edgard Ximenes Machado // abr 8, 2020 at 8:20 AM

    Se não estou enganado, quando ocorre a vacância de cargo de prefeito, o vice toma posse no lugar do prefeito e a Presidente da Câmara assume a vaga de vice prefeita e consequentemente, o Secretário volta ser o Presidente da Câmara abrindo vaga para seu suplente que terá 15 dias tomar posse. Salvo erro ou engano, acredito que seja este o esquema previsto em lei que regula a matéria.

  • 13 SUGESTOR // abr 7, 2020 at 5:05 PM

    Claudio “Abril” como vc ousa falar que a POPULAÇÃO de Varginha errou ao criticar o Prefeito Antônio Silva. Muda o rumo dessa prosa seu bbk. A população de bem dessa cidade, que não é a sua, respeita, admira e aplaude o Dr. Antônio Silva e torce pela seu bem estar, sua tranquilidade, saúde e paz, bem longe de vc e de alguns outros coleguinhas seus!!!

  • 14 Vieira // abr 7, 2020 at 4:44 PM

    Um bando, de Políticos, demagogos, todos sem exceção, Inclusive Antonio Silva, In memoriam 06/04/2020.

  • 15 Porco caipira // abr 7, 2020 at 3:40 PM

    O vereador que tem um diploma superior comprado, sequer consegue falar?

Deixe um Comentário