Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: vista aérea na década de 50

abril 21st, 2020 · 3 Comentários

A foto foi enviada pelo leitor Agenor Braga, que sempre colabora com o blog na seção Memórias de Varginha.

São duas fotos aéreas da década de 50, quando a cidade era apenas o “miolinho” do centro. Terminava no Colégio das Irmãs (Santos Anjos), no Marista (em frente à Praça de Esportes, atual VTC, e ia até o Alto da Vila Paiva, onde havia uma central de abastecimento de água).

É uma das poucas fotos neste ângulo. Mostra a antiga Igreja Matriz, voltada para a parte de baixo da Rio Branco, todo o bairro das Três Bicas e a Igreja do Mártir São Sebastião.

“De quebra, além de contemplar a vista aérea de Varginha, com duas belas imagens, essas fotos vão especialmente pro Dr. Carlos Cornwall. Sabe o motivo? Preste atenção nos giradores (viradores) de trem, próximo à Igreja do Mártir, na Praça Major Domingos de Carvalho”, conta Agenor.

Tags: Memórias de Varginha

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Transporte Paiva // abr 21, 2020 at 1:06 PM

    Grande Carlinhos Carnaval… Célebre conhecedor de trem, vagão, trilho, dormente, cancela e afins…

  • 2 politico honesto // jul 7, 2011 at 12:53 PM

    …….não mudou muito ………não……….

  • 3 Carlos Cornwall // jul 7, 2011 at 12:48 PM

    Muito obrigado aos amigos Madeira e Agenor, as fotos são perfeitas .
    Mostra em destaque o virador(girador),que para os internautas localizarem ,se parece visto do alto como um relógio circular com um ponteiro só. Também lá já estavam as paineiras em frente a Igreja do Mártir São Sebastião, seguindo com o mouse os trilhos da ferrovia, observa-se que em frente a Estação tem vagões provavelmente de passageiros. Descendo,abaixo do virador, vemos a casa do Sr.José Campos(hoje Bar do Lelei). Também a esquerda,a Vila Moais, a Rua do Carmo(atual Silva Bitencourt), a Escola Brasil,antes chamada carinhosamente de Grupo Brasil, o Bairro mais charmoso de Varginha, as Tres Bicas,onde está a Rua Piracaia(atual Profa.Eliza Fonseca),onde a molecada jogava bola,pique,queimada e finco. Também já no sentido mercado do produtor, vê-se onde hoje está a Praça São Benedito. Como a foto é da década de 50, salvo engano, mas em conversa e relatando de forma oral a prosa de moradores da cidade, se clicarmos e seguirmos na subida do virador e da Estação,entraremos pela Ferrovia Muzambinho que continuava depois do Moinho sentido Sub-Estação da Cemig e dali,atingia as Estações de Garoa e Batista de Melo(informações de moradores e site http://www.estacoesferroviarias.com.br do pesquisador ralph giesbrecht) e depois o famoso (aclamado pelo povo) Distrito da Juréia(que fica em Monte Belo). Esse complemento da Ferrovia,que de Varginha seguia para várias cidades foi erradicado na década de 60 pela Construção da Usina de Furnas,que tem um braço em nossa cidade(região do barreiro,lagamar,etc). Dias desses, meu amigo eletricista Joel Coroinha disse que as crianças da época, iam perto desse trecho de linha(hoje bairro Campos Eliseos) e colocavam o ouvido na linha para saber se a locomotiva e os vagões já estavam vindo e exclamavam, tá saindo da Juréia !
    As fotos mostram que a última rua a direita de baixo para cima, é a Rua Rio de Janeiro,que dali sobe passando pelo Salgado Irmãos.
    Mais uma vez valeu pelas fotos,uma grande contribuição para que professores de geografia possam utilizar no ensino aos alunos das novas gerações.

Deixe um Comentário