Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha (e do Clube de Varginha)

março 13th, 2020 · 2 Comentários

A atual sede do Clube de Varginha, inaugurada em dezembro de 1949, foi idealizada e executada pelo dinâmico empresário varginhense -que também fazia parte do grupo que construiu o Cine Rio Branco – José de Rezende Paiva, presidente do clube naquela data. O Clube de Varginha, durante décadas, promoveu bailes e carnavais que ficaram na memória dos varginhenses.

Um dos mais famosos, realizado anualmente, era o Baile das Debutantes, ocasião em que os pais apresentavam à sociedade suas filhas que estavam completando 15 anos. Elas chegavam descalças ao salão e os padrinhos traziam os sapatos de salto e as calçavam, simbolizando o ingresso das moças na sociedade. Isso nas décadas de 50 e 60, caindo em desuso a partir da década de 70.

Na década de 50 a baiana Martha Rocha, Miss Brasil 1954, era considerada a mulher mais bonita do mundo e esteve na cidade, participando de um evento no Clube de Varginha (na foto acima, recebida por senhoras da cidade). Ficou hospedada na residência do Sr. José Braga Jordão, membro da diretoria do clube. As más – ou boas línguas – sei lá, trataram logo de espalhar que Jordão havia engarrafado a água em que a Marta Rocha havia tomado banho e vendido para as moçoilas de Varginha os pequenos frascos como poderosa loção embelezadora! Evidente que é uma piada, mas faz parte do folclore do Clube de Varginha. Martha Rocha é viva e tem atualmente 83 anos. Texto por: Afonso Paione.

Tags: Memórias de Varginha

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Flausino Pereira Braga Santana // mar 14, 2020 at 11:36 AM

    Mudei de varginha há 30 anos. Frequentei os carnavais no clube . Voltei este ano e no carnaval, vi o silêncio do clube de varginha . Fiquei triste com a cena. Mais recordei muitas lembranças boas .

  • 2 João Augusto de Moura Leite // mar 13, 2020 at 2:13 PM

    Quando Marta rocha esteve no clube,ele me deu um beijo,tinha 9 anos,e nunca mais lavei o lado que me beijou kkkkkkkk kkkkkkkk

Deixe um Comentário