Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Família varginhense impedida de sair do Peru; falta de apoio do governo brasileiro

março 17th, 2020 · 11 Comentários

Atualizado às 15h – Janaína disse ao BlogdoMadeira que o presidente do Peru informou ao vivo que vai autorizar voos para estrangeiros retornarem aos seus países. Mas ainda não sabe quando ela e seus pais poderão voltar para o Brasil.

A enfermeira Janaína Vieira Picheli e seus pais, Jane e Israel, estão praticamente isolados em um quarto de hotel na cidade de Arequipa, no Peru.

Eles chegaram ao país no dia 11 de março. Três dias depois, o presidente Martín Viszarra decretou quarentena e fechou as fronteiras.

“Mesmo moradores locais que vão para outras cidades, não conseguem voltar para casa. Está proibido transporte aéreo, terrestre e marítimo”, conta Janaína.

A enfermeira e seus pais conseguiram visitar a cidade de Lima e as linhas de Nazca. Depois seguiram para Arequipa, de onde continuariam a viagem até Cusco e Machu Picchu.

“No sábado (14/3) fechou tudo. Aqui [em Arequipa] funciona só supermercado, banco e farmácias”.

Os três ficam, desde sábado, o dia inteiro dentro do quarto do hotel. “Quando precisa comprar alguma coisa, pode sair apenas uma pessoa. A polícia está nas ruas, mandando todos voltarem para dentro de casa”.

Janaína ligou para a Embaixada brasileira, em Lima. “Não atendem ao telefone. Apenas WhatsApp. E retornam aquelas mensagens automáticas.

Se falta apoio do governo brasileiro, sobrou da agência contratada para a viagem. A hospedagem está sendo paga pela empresa. “A assistência por parte da agência e do hotel está sendo sensacional. A gerente nos ligou perguntando se está tudo certo, não falta alimentação”.

A viagem da família estava programada para terminar dia 25/3. Janaína e seus pais aguardam notícias de quando poderão retornar ao Brasil. “A viagem fica pra outra vez”, diz.

Tags: Saúde

11 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Glauber // mar 29, 2020 at 11:50 PM

    Boa sorte para essa família e para os outros brasileiros em outros países. Que todos voltem logo!

  • 2 Cidadã Indignada // mar 18, 2020 at 12:07 PM

    Essa maldita gripe chinesa agora tomou proporções politicas! Tá osso!

  • 3 Cidadã Indignada // mar 18, 2020 at 12:06 PM

    Agora, tudo é culpa do presidente do Brasil!
    Isso se chama mal caratismo! Viajaram pq quiseram, agora o presidente que leva a culpa!

  • 4 Kamila // mar 18, 2020 at 9:39 AM

    Foram pra passear sabendo dos riscos, e agora querem trazer o risco pra nós, melhor ficarem lá mesmo. E nada de culpar governo, consequência da decisão mal tomada de curtir a vida…

  • 5 CRITICO // mar 18, 2020 at 9:27 AM

    Caro blogueiro,

    Essa matéria da Globo.com foi colocada no ar apos o seu post.

    A intenção de colocar nos comentarios foi com o intuito que a familia conseguira voltar ao Brasil pois os governos , agencias estão se ajudando.

    O Peru autorizou, nesta terça-feira (17) a retirada de estrangeiros que estavam no país quando as fronteiras foram fechadas e ficaram lá sem poder sair. O governo do país fez isso por causa da pandemia de Covid-19, o coronavírus.

    Desculpe se nao fui claro. Rãn !!

    NOTA DO BLOG: Hehehe, valeu!!! Acrescentamos, a entrevistada assistiu à uma fala do presidente e me informou.

  • 6 Júlia // mar 18, 2020 at 8:55 AM

    Na data que embarcaram, já tinha explodido o problema do corona Vírus, tem que arcar com as consequências pela falta de noção.
    Não acho que o governo tenha que fazer algo por eles. Já temos tanto problema aqui, ainda se preocupar com gente sem juízo, pelo amor de Deus!!
    Toda ação tem uma reação!!

  • 7 Junior // mar 17, 2020 at 11:04 PM

    Quem procura acha! Sem noção demais.

  • 8 marco aurelio // mar 17, 2020 at 9:40 PM

    que se virem, foram por conta propria, governo nenhum vai ajudar quem quer só passear.

  • 9 Thiago // mar 17, 2020 at 7:06 PM

    Foram sabendo do risco, agora é aguentar as consequências.. o governo brasileiro não deve estar por conta de salvar gente sem noção ne..

  • 10 CRITICO // mar 17, 2020 at 5:40 PM

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/17/peru-permite-retirada-de-brasileiros-mesmo-com-fronteiras-fechadas-por-causa-do-coronavirus.ghtml

    NOTA DO BLOG: Leia a matéria, Crítico. Rãn!!!

  • 11 Gege // mar 17, 2020 at 4:18 PM

    Foi pq quis, sabia da situação. Agora é o governo que é culpado… Sai fora

Deixe um Comentário