Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Projeto em desenvolvimento por alunos varginhenses visa facilitar a mobilidade urbana

fevereiro 4th, 2020 · 5 Comentários

A Equipe de Robótica do SESI SENAI de Varginha irá desenvolver um projeto que visa facilitar a mobilidade urbana da cidade de Varginha.

O projeto se chama SIPP (sistema inteligente de proteção ao pedestre). O SIPP visa tornar o semáforo mais eficiente, sendo capaz de filmar, comunicar e integrar a mobilidade urbana aos órgãos competentes, como guarda municipal, bombeiros, SAMU, Polícia Civil e Polícia Militar.

O sistema utilizará sensores remotos através de um circuito eletrônico no semáforo, utilizando programação específica. O intuito é reduzir o número de acidentes em cruzamentos e melhorar o fluxo da cidade.

Para isso, os alunos realizaram levantamentos e pesquisas das principais deficiências que a cidade de Varginha possui quando se fala de “cidade inteligente”.

A Equipe de Robótica ET Lego’s é formada pelos alunos: Gabriel Leony, Júlia Meneguci, Letícia Taveira, Luís Felipe Moura, Mariana Kaus e Rafael Portugal, sob supervisão do técnico Marcos Tavares.

Torneio de Robótica First Lego League
O projeto irá competir no Torneio de Robótica First Lego League (FLL), um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos. O tema dessa temporada é ”City Shaper” (Cidades Inteligentes) e os alunos e técnicos já estão preparados para propor ideias inovadoras para solucionar os problemas detectados em todas as cidades do Brasil e do Mundo.

Para o técnico Marcos Tavares, as propostas de cidade inteligente devem partir de problemas que ocorrem no cotidiano urbano. A proposta do projeto, segundo ele, é trazer uma locomoção mais segura para a cidade, bem como agilizar os processos de atendimento às vítimas, com um sistema integrado.

Oforno

Tags: Educação · Geral

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 José Alfredo // fev 12, 2020 at 12:17 PM

    Gente, que bacana essa ideia, ficaremos mais tranquilos e seguros na nossa cidade, levem esse estudo a diante e talvez conseguiram melhorias em todo Brasil… orgulho de ser varginhense! Parabens

  • 2 Ana Paula // fev 4, 2020 at 6:22 PM

    Até que fim vão trazer tecnologia para o bem da população, precisamos de melhorias no trânsito urgentemente!

  • 3 Ricardo // fev 4, 2020 at 6:20 PM

    Muito bacana ver que estudantes buscam melhorias para nossa cidade! Isso nos enche de esperança….

  • 4 Matusalém // fev 4, 2020 at 1:05 PM

    Equipe nota 1000, parabéns

  • 5 Novo Aqui // fev 4, 2020 at 12:27 PM

    Finalmente um sopro de modernidade nesta cidade arcaica.

Deixe um Comentário