Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Nível do Lago de Furnas é preocupante

fevereiro 27th, 2020 · 14 Comentários

Mesmo com as chuvas fortes nas últimas semanas, no Sul do Estado, o nível do Lago de Furnas continua baixo. O problema vai ser tema de uma audiência pública em Brasília.

Tags: Meio ambiente

14 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cidadã Indignada // mar 3, 2020 at 1:50 PM

    Com as comportas abertas dia e noite, como que a represa vai encher? Aprenderam a ganhar dinheiro, agora já era…Adeus furnas!

  • 2 Caio César // mar 2, 2020 at 8:42 AM

    Ai porque não sobe o nível, é desviada para São Paulo, e não é cobrado nada por isto. Os mineiros que pagam o pato.

    https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/04/02/prefeitos-de-39-cidades-banhadas-pelo-lago-de-furnas-questionam-baixo-nivel-de-reservatorio.ghtml

  • 3 Revoltado // mar 2, 2020 at 8:36 AM

    Ouvi dizer que as águas do lago de furnas estão sendo desviados para o estado de São Paulo, e o que é pior, de graça. Se for verdade, porque estão tirando nossas águas,prejudicando toda a população de Minas para beneficiar a de São Paulo. Ninguém fala nisto, não é divulgado, privilegiar São Paulo, precisamos reclamar, gritar, não aceitar. Chove, chove e o lago está seco?? Palhaçada.

  • 4 Gesselo // mar 1, 2020 at 11:09 PM

    So sei que de um tempo pra ca a represesa vem tendo um aumento significativo, nao sei se é política que eu acredito que seja ,vai ter até uma audiência pública no dia 7 Março para discussão de tal problema no entanto o rio em um mês subiu consideravelmente depois que todos estao reclamando o pq de tanta chuva e nada do rio subir,considerando que em dezembro o mesmo estava com 12% da sua capacidade e agora ja chega perto dos 45% mas depois com certeza todo mundo vai levar o troféu (políticos) dizendo que foi eles que deram um jeito logicamente se continuar a subir nessa proporção pq dale chuva viu .

  • 5 Daniel // fev 28, 2020 at 10:06 PM

    Concordo com que o colega disse lago de furnas acabou infelizmente sou um amante de furnas lembro quando conheci a dez anos atrás como era diferente … e nunca mais voltou ao que era e tenho certeza que o estado ou a hidroelétrica vende sim energia pra outros estados. … pois a energia gerada é suficiente para a demanda mesmo que digam que a população aumentou comparado com anos atrás mas as hidroelétricas também aumentaram uma pena tudo isso um lugar que gerou muito emprego a pescadores pai de família empregos em hotéis pousadas restaurantes uma pena espero que os que podem ajudar a mudar tudo isso tenham conciencia de que dá sim pra gerar energia e manter cheia sim trabalhando as duas coisas juntas é só ter vontade de quem tem poder para isso

  • 6 Davi // fev 28, 2020 at 7:02 PM

    Gente não dá para aceitar que o nível do lago não está subindo…olha quanta chuva! tenho informações de pessoas que visitaram S J da Barra e viram que há compotas abertas liberando água o tempo todo…Comenta-se que é para manter o preço da energia nos patamares que se encontra…Sinceramente acredito nessa possibilidade viu!!

  • 7 Adriano Tourino // fev 28, 2020 at 5:53 PM

    Maior palhaçada os rios grandes e Sapucaí e verde estão com pouca água…3 corações, pouso alegre, ribeirão vermelho não tiverem enchente, o problema e que a vários anos está com pouca chuva, as nascentes secaram e os rios estavam no osso, agora que o volume está normal, volume dos rios…Furnas está seca a quase 10 anos e o solo trincado dificilmente acumulará água. As represas abaixo de Furnas marimbondo. Mascarenhas de Morais e até mesmo a de ilha solteira que já está no rio Paraná também estão com volumes abaixo. Esqueçam de Furnas… Tem que haver por parte de todos uma conscientização de preservar as matas ciliaes e as nascentes, assim no período de estiagem havera uma garantia mínima de água, podendo preservar os reservatórios, não adianta 3 meses de dilúvio e 9 meses seca!!! Acordem!!! Rios estão morrendo!!!

  • 8 Jarbas l pezotti // fev 28, 2020 at 12:02 PM

    Se cada um de nós fizermos a nossa parte economizando energia ,teremos o direito e muito mais força para exigirmos o que nos pertence… O LAGO DE FURNAS CHEIO NOVAMENTE.

  • 9 Claudio Valerio // fev 28, 2020 at 11:20 AM

    E isso ai, quase chegando ao que ja foi um dia.
    Ontem mesmo saiu uma reportagem sobre o aumento do nivel

  • 10 Marcelo Varginha // fev 28, 2020 at 9:50 AM

    Preocupante ? O Lago de Furnas acabou …… Aceitem que dói menos. Se houver algum acúmulo de água novamente é simplesmente para gerar energia ao Sistema .

  • 11 SEBASTIANA DE FREITAS ISRAEL LOPES // fev 28, 2020 at 7:28 AM

    Infelizmente nossas represas independe da chuva e sim da ganância de empresas e o desvio de aguas para grandes produtores rurais

  • 12 38 // fev 28, 2020 at 6:33 AM

    A represa serve para gerar energia, ponto.

    O resto é secundário, não gera renda nem votos.

  • 13 Direto e reto // fev 28, 2020 at 5:44 AM

    Que vergonha, ainda negam que as comportas são abertas madrugada afora diariamente…
    Antes chuvia 1/3 do que chove hoje e não tinhamos tal problema.
    Detalhe vital: VALOR DA CONTA TAMBÉM ERA 1/3 COMPARADO AO ATUAL

  • 14 Afogado da Ingazeira // fev 27, 2020 at 6:28 PM

    O nível do lago vai passar dos 760 metros acima do mar neste próximo final de semana e vc acha que é preocupante? Preocupante foi de 2017 a 2019, hoje o lago está a 7,50 m do máximo e somente com as águas dos rios (sem contar com as próximas chuvas), certamente chegará a 764 ou 765, o que aconteceu somente em 2016.

Deixe um Comentário