Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Há 78 anos: Varginha é uma cidade “futurosa”

fevereiro 23rd, 2020 · 18 Comentários

O Jornal O Sul-Mineiro de 16 de janeiro de 1942 trazia uma crítica positiva a Varginha por Plínio de Rezende Pinto.

Ele dizia que Varginha tinha tudo para ser uma cidade futurosa como no título. Só dependia dos capitalistas entrarem em cena para mobilizarem os capitais, ‘’crearem’’ riquezas e fundarem empresas.

Para gerar bom estar e conforto às famílias, e dar ânimo aos comércios. “Varginha já está no tempo de ser industrializada, crear suas indústrias, as suas fábricas, organizar a sua vida econômica.”

No texto escrito por ele, Plínio afirma: “A riqueza de uma nação assenta-se na capacidade de trabalho e produção de seus filhos. O trabalho organizado, como um plano de ação, constante, pertinaz, consciente. Falar pouco e agir muito. Nada de castelos, fantasias. O espírito pratico quer o fato, o fato concreto, a realidade viva.”

Caro leitor, você acha que nossa cidade continua sendo um Município futuroso depois de 78 anos?

Tags: Cultura

18 Respostas Até Agora ↓

  • 1 38 // fev 26, 2020 at 1:14 PM

    Cidade de administradores incompetentes, políticos que não têm a mínima ideia de seus afazeres, população inculta e semi analfabeta.

    30 anos aqui e não vi nada de novo acontecer.

    Parabéns Extrema, você será a nova Jundiaí.

  • 2 Cidadão varginhense desiludido // fev 25, 2020 at 8:52 AM

    Varginha já teve grandes industrias mas as administrações municipais foram culpadas pela saida delas: CBC., Plavigor, FL Schmith, Café Solúvel Brasilia, Polo Filmes e outras mais, nas ultimas décadas. A razão principal dessa saida ? Falta de dialogo das administrações municipais e respectivos politicos, os quais foram incapazes de articular e de negociar a permanencia dessas industrias na cidade. Vivemos numa época do “toma lá dá cá…”, os interesses maiores do empresariado moderno falam por si. Falando o português claro… o interesse maior da cidade é segurar o máximo possivel as industrias instaladas e prá isso todo dialogo é necessario em beneficio dos milhares de empregos por elas gerados. Já pensaram se num relance as atuais industrias aqui instaladas, exemplo a Wallita resolver fechar suas atividades em Varginha e outras duma hora prá outra acompanharam essa sua inicialtiva ?
    Já pensaram na quantidade de funcionários que irão perder seus empregos duma hora prá outra? A mim o que existe atualmente é o seguinte: FALTA NEGOCIAÇÃO DE PARTE DOS POLITICOS E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA DIALOGAR POSITIVAMENTE COM OS EMPRESARIOS QUE PRETENDEM SAIR DE NOSSA CIDADE! Pergunto: Afinal de contas, prá que servem nossos politicos, nossos vereadores, nosso prefeito e demais articuladores municipais quando deveriam levantar de suas cadeiras e partirem positiva e resolutamente para dialogar e negociar com quem resolve encerrar suas atividades em nossa cidade, transferindo suas empresas para outros munipios ?
    Repetindo: Para que serve nossa câmara municipal e respectivos vereadores assim como prefeito e seu vice, ao pressentirem que uma industria está pretendendo encerrar suas atividades em nossa cidade e partirem para outro municipio ? A culpa é da INÉRCIA POLITICA DE VEREADORES, PREFEITO E VICE E DEMAIS LIDERANÇAS MUNICIPAIS !!! Que Deus ajude nosso municipio, colocando ação, objetividade politica e mais responsabilidade na cabeça de quem por lei e por procuração dos municipes recebeu seus mandatos polilticos nas eleições municipais.

  • 3 Direto e reto // fev 24, 2020 at 7:00 PM

    Varginha vem sendo cozida a forno morno, com essas últimas administrações retrógadas e repletas de trocas de favores…
    Cidade abandonada, feia e insegura!
    A vontade de sumir daqui, a cada dia mais se agiganta em meu peito…

  • 4 alexandre // fev 24, 2020 at 12:05 AM

    varginha paro no tempo

  • 5 Eu mesmo // fev 23, 2020 at 8:57 PM

    Varginha não presta,nunca prestou.

  • 6 Edgard Ximenes Machado // fev 23, 2020 at 12:04 PM

    Conjecturar o futuro de Varginha é como conjecturar o futuro do Brasil. O nosso País nada mais é doque a somatória de seus municípios, quanto mais desenvolvido for os municípios, mais desenvolvido será o Brasil
    É uma lógica… O desenvolvimento econômico dos municípios dependem principalmente dos Secretários de Industria e comércio com aval dos respectivos Prefeitos.

  • 7 Danilo // fev 23, 2020 at 11:21 AM

    Nao. Acho que varginha nao está acompanhando as novas tecnolocgias, e a falta de investimento em geral faz com que a grande maioria os jovens adultos tenham a intensão de deixar a cidade.
    Aqueles que ja deixaram veem a grande diferença de qualidade de vida de outros centros e não tem vontade de voltar.

  • 8 Wilson Vitor alcino rezende // fev 23, 2020 at 10:15 AM

    Moro fora do Brasil tenho sonho de voltar minha terra natal Varginha preciso repensar

  • 9 Marcos Souza Silva // fev 23, 2020 at 8:41 AM

    Sim Varginha tem tudo pra ser uma cidade com grandes empresas com muito emprego pra todos varginhense ter um vida saudável e segurar mais pra isso os capitalista tem que para de olhar só pró seu futuro mais de toda cidade e seu abitantes.

  • 10 Gilberto Lemes // fev 23, 2020 at 7:55 AM

    Varginha perdeu nos últimos anos muito investimento. Lembro que em 1981 quando aqui cheguei para ocupar uma vaga no serviço público para o qual prestei concurso, que a cidade era bem mais progressista, no sentido original da palavra, a oferta de empregos era infinitamente maior. Existia um grande número de empresas com a CBC, FL Smith, Heatmaster, Polo, Café Solúvel, etc, etc. Todas se foram. E, Pouso Alegre Tomou o lugar é se tornou o principal polo de investimento na região. Que acontece? Não sei precisar bem os motivos. Os tempos mudaram e os políticos mudaram. Será isso?

  • 11 Jose // fev 22, 2020 at 11:07 PM

    Precisa sai da expectativa é passar para ação completa , isto é desenvolver com industrialização, tem mais empreendimentos reais e não do de palavras.

  • 12 Sylvio Beato // fev 22, 2020 at 10:54 PM

    Cresceu mais do que deveria ter crescido!!
    Este crescimento trouxe muitos problemas ao bem estar da cidade.
    O maior deles é sem dúvida o trânsito.Se medidas não forem tomadas ,dentro de muito pouco tempo o caos será total.
    Outro é a centralização de serviços na área central da cidade .Em bairros como Sion e Bom Pastor , por exemplo, não existe nenhuma agencia bancária

  • 13 Carlos Roberto Lino // fev 22, 2020 at 9:39 PM

    Sim! Varginha é realmente a Cidade futurista, que suas características de uma cidade acolhedora, com um futuro de crescimento e enriquecedor nos campos industrial, comercial e profissionalizante.

  • 14 Cláudia // fev 22, 2020 at 9:29 PM

    Eu vim para Varginha em 1982, por ser uma cidade “futurosa”, e permaneço aqui pelo mesmo motivo!

  • 15 Novo Aqui // fev 22, 2020 at 8:32 PM

    Só se for futuro-do-pretérito. É uma cidade arcaica.

  • 16 Hélio maia Fernandes // fev 22, 2020 at 7:33 PM

    Precisa ampliar maís o número de empresa e ser uma cidade mais agressiva no comércio! Varginha tem tudo pra ser uma cidade com forte expressão nacional!

  • 17 Lydia Maria Braga Foresti // fev 22, 2020 at 10:31 AM

    Sim! Na minha opinião Varginha continua uma cidade futurosa .Precisa que os capitalistas entrem em cena para criar e manter empresas.

  • 18 Glauber Vieira Ferreira // fev 22, 2020 at 10:02 AM

    Com certeza. Varginha desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos.

Deixe um Comentário