Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Terapia Cognitivo Comportamental – Vício em games: definição, sintomas, prevalência e tratamento

janeiro 13th, 2020 · Sem comentários

O vício em games é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. Além disso, a pessoa chega ao ponto em que continua ou aumenta a frequência do jogar apesar da ocorrência de consequências negativas. Esses descontrole do ato de jogar deve ser recorrente por mais de 12 meses. 

Há um número crescente de pacientes dependentes de jogos eletrônicos associados à depressão, suicídio, transtorno de ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 

Os jogos eletrônicos são resultados da disseminação da nova tecnologia, por isso vem atingindo toda a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens adultos. A evolução por jogos eletrônicos têm sido cada vez maior e estimativas sugerem que cada vez mais pessoas utilizem produtos tecnológicos nos próximos anos. 

Os sintomas de vício em games são: deixa de comer para jogar ou realizar todas as refeições em frente ao computador/televisão; evita estudar ou não terminar tarefas do trabalho; começa a faltar na escola ou no trabalho para não deixar o jogo; não sai com amigos ou se relaciona com seus familiares; deixa de tomar banho e escovar os dentes e compromete seu horário de sono para jogar mais e mais.

A prevalência na população brasileira de pessoas que jogam games são de 66,3%. O público principal de viciados em videogames são homens de até 34 anos. Os que não se consideram jogadores viciados, estão as mulheres de 25 a 34 anos. 

Para tratamento da compulsão por jogos eletrônicos, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) utiliza um conjunto de princípios e técnicas baseados no entendimento de que o equilíbrio mental está na compreensão adequada da situação, e a avaliação das possibilidades de reação e suas consequências. A TCC é utilizada como possível tratamento, com resultados eficazes em dependentes de jogos digitais. Por ser um método eficaz, esta abordagem auxilia o paciente a mudar os padrões comportamentais, melhorando os impulsos de jogar. 

Escrito por: Mayara de Paula Lajara
Psicóloga  CRP 04/38669
Especialista em Avaliação Psicológica/Mestra em Psicologia da Saúde
Clínica de Psicologia Preparamente

Tags: Opinião · Saúde

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário