Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Terapia Cognitivo-Comportamental – Dependência de Internet: definição, sintomas, prevalência e tratamento

janeiro 24th, 2020 · Sem comentários

A utilização da internet tem sido cada vez mais frequente e necessária no cotidiano das pessoas, sendo caracterizada como um fenômeno mundial da última década. São inegáveis as facilidades e vantagens que a internet oferece. Usar ou gostar de internet não significa que em você tem algo errado. Por outro lado, algumas pessoas se sentem tão atraídas pelos recursos apresentados pela internet que acabam fazendo uso abusivo de suas funções e tem como resultado prejuízos nas suas vidas diárias. O rápido aumento do uso de redes sociais vem trazendo problemas que interferem na vida cotidiana daqueles que usam excessivamente a internet com o intuito de interação, denominada, assim, como dependência de internet.

A dependência de internet (DI) é um conceito relativamente novo, caracterizado principalmente pela incapacidade de controlar o próprio uso da internet, que ocasiona ao indivíduo um sofrimento intenso e/ou prejuízo significativo em diversas áreas da vida. Esses usuários apresentam como características padrões baixa-autoestima, timidez, ansiedade, solidão, depressão, pouca capacidade de controle de impulsos, além de não conseguirem deixar de ficar online, pois o computador torna-se relação primária na vida deles.

As estatísticas mostram que há menor prevalência da dependência de internet entre adolescentes, variando de 4,6% a 4,7%. Quando se trata de universitários, os números aumentam, e a prevalência chega de 13% a 18,4%, demonstrando que essa população corre maior risco.

Para tratar a dependência de internet a TCC tem se mostrado um método eficaz no uso compulsivo da internet. Os pacientes são instruídos a monitorar e identificar pensamentos que estejam desencadeando sentimentos que os levem a ter ações típicas de dependência. Os usuários são estimulados a treinar habilidades sociais, além de ser realizada a prevenção à recaída. As técnicas utilizadas pela TCC para o tratamento da dependência de internet são: estratégias de aprendizagem de gestão de tempo, reconhecimento dos benefícios e malefícios da utilização da internet, relaxamento muscular, treinamento respiratório, estilo de enfrentamento de situações, atividades alternativas, entre outras.

É importante ressaltar que o tratamento da dependência de internet deve objetivar o uso controlado e moderado da internet, e não sua total abstinência, já que, nos tempos atuais ela é uma ferramenta de utilidade.

Escrito por: Mayara de Paula Lajara
Psicóloga CRP 04/38669
Especialista em Avaliação Psicológica/Mestra em Psicologia da Saúde

Tags: Opinião

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário