Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Vereador revela acordo em véspera de eleição

dezembro 11th, 2019 · 8 Comentários

Até aí, tudo bem. Até o ET de Varginha sabe que, em uma escolha de líder (seja sindical, de categoria profissional etc.), sempre surgem acordos de grupos que devem ser cumpridos após a eleição

Entretanto, pela primeira vez, esses acordos foram revelados durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, cujo assunto era a eleição para escolher a nova mesa diretora. No plenário, transmitido ao vivo pela internet.

O vídeo foi editado pelo vereador Delegado Celso Ávila e viralizou nas redes sociais, chamando a atenção do cidadão e eleitor.

Como é comum, teve muita gente que não entendeu. Mas quem é plugado na política, logo compreendeu e se manifestou.

Vamos lá:
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Varginha será na reunião do dia 18 de dezembro. Vencerá aquele que obtiver maioria simples.

A Chapa 01 é composta por Zilda Silva – presidente, Carlos Costa – vice-presidente e Dudu Ottoni – secretário.

A chapa 02 é composta por Celso Ávila – presidente, José Alencar Faleiros – vice-presidente e Carlos Lúcio – secretário.

Nos corredores do Legislativo, comenta-se que Zilda Silva conta com 8 votos, após a declaração de Carlos. Mas Celso Ávila surge como opção por fora, “uma oposição respeitosa e prega pela Democracia já!”.

O vereador se reuniu com os servidores da Casa, imprensa e lideranças locais e regionais e colocou os pontos principais que pretende atuar caso seja eleito. Prometeu aos vereadores indicarem suas secretárias –o que é atualmente decidido pela Presidência. E o principal, possui apoios externos importantes na disputa.

Carlos Costa fala sobre acordo

Durante reunião no plenário da câmara, o vereador Carlos Costa disse que “foi uma honra participar de reuniões [para definir as chapas]. Acredito que Delegado Celso, Joãozinho Enfermeiro,Pastor Fausto, Marquinho da Cooperativa, Carlúcio, todos têm condições plenas de fazer um excelente exercício na Presidência desta Câmara. Mas como aconteceu no mandato passado, quando havíamos nos reunido e tínhamos acertado que Leonardo Ciacci seria presidente por dois anos e em seguida seria doutor Armando Fortunato, eu dei minha palavra ao Doutor Armando que, onde ele fosse, eu estaria votando com ele. Fui convidado pelo Doutor Zacarias para discutir o assunto. Tivemos outra reunião com sete nobres colegas e minha decisão foi manter a palavra dada, então vou apoiar a candidatura da Zilda à Presidência”.

Grupos políticos dominantes

Delegado Celso falou em seguida: “A gente percebe que grupos políticos são dominantes, mas muitas vezes a gente precisa debater e embater para poder melhorar o processo político. Nesta casa a gente percebe que falta muita maturidade nesse sentido. Conversar, dialogar e crescer em cima de certos temas. Conflitos são prejudiciais a todos. Questões pessoais, conforme dito pelo [vereador] Carlos [Costa] traz prejuízo. A livre concorrência é necessária em todos os segmentos. O debate é preciso para atingir a democracia. Muito me surpreende o Carlos expor isso aqui publicamente, até sugeri ao presidente, vamos discutir publicamente em cima do assunto, não custa nada a ninguém. O processo está aí pra ser disputado mesmo. Às vezes grupos políticos dominantes acham que se eternizarão no poder”.

Em entrevista ao vivo na Rádio Vanguarda, o vereador foi categórico em afirmar que essa eleição interessa ao cidadão, ao eleitor que deve participar e acompanhar o desfecho do pleito, indagando do seu vereador a sua posição na disputa.

A vereadora Zilda Silva concedeu entrevista no dia 5/12. A Folha de Varginha vai transcrever a fala da vereadora na próxima edição.

banner-sujeira-rua-01

Tags: Geral · Política

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Herbert // dez 12, 2019 at 7:25 AM

    F a r s a …… Kd o PROMOTOR PRA ENTRAR NESSA FARSA E APURAR E PUNIR OS ENVOLVIDOS

  • 2 Afrânio Júnior // dez 11, 2019 at 8:59 PM

    Delegado Celso me representa como vereador atuante, que não se dobra às “panelinhas”. Tive oportunidade de presenciar uma votação na câmara, onde ele – Celso – foi o único à votar contra, poderia ser um “Maria vai com as outras” e votar à favor, mas, quem tem caráter tem! Não tem medo de falar o que precisa ser falado – sem
    ser mal educado. E digo mais: o vereador Delegado Celso, é o prefeito que Varginha precisa! Parabéns pelo seu trabalho.

  • 3 Professor // dez 11, 2019 at 5:35 PM

    Essa é a chapa do “chefe” deles, o prefeito Antônio Silva. Poucas vezes se viu uma Câmara tão subserviente ao prefeito. Isso é uma vergonha para o Legislativo, pois pelo que se sabe, e isso é constitucional, os poderes são independentes.

  • 4 Guilherme // dez 11, 2019 at 1:14 PM

    Essa Zilda nem merece comentarios … ESPERO QUE NA PRÓXIMA ELEICAO NAO SEJA REELEITA. ARROGANTE DEMAIS

    RIDICULO

    VAMOS VOTAR COM CONSCIENCIA E NAO POR FAVORES DE EMPREGOS …. ONDE ELA TRABALHAVA ANTES NE ….

  • 5 JOSE LUIZ VILELA // dez 10, 2019 at 10:06 AM

    O QUE SE ESPERAR DE UM CERTO VEREADOR QUE NÃO DA EXEMPLO E PARA O SEU FUSCA NA PRAÇA ABAIXO DA IGREJA MATRIZ BEM COMO A GUARDA MUNICIPAL QUE PAROU O SEU VEÍCULO TAMBÉM NA PRAÇA.

  • 6 sempre alerta // dez 9, 2019 at 8:32 PM

    Vereador, não notei em suas propostas alguns itens:
    a) em quanto o senhor vai diminuir os funcionários da câmara? Quantos cargos comissionados o senhor vai extinguir?
    b) o tiket dos funcionários da câmara vai se igualar aos dos funcionários da Prefeitura?
    c) O senhor vai acabar com os penduricalhos da câmara: escola do legislativo? câmara nas empresas? câmara da terceira idade?
    d) O Senhor vai auditar os gastos da Câmara com publicidade, transmissão de sessões, etc…
    e) O Senhor vai limitar o número de Título de Cidadão Varginhense e Moções de Aplausos na Câmara?
    Ah, essas perguntas também valem para a Vereadorq Zilda.

  • 7 Ed Martínez // dez 9, 2019 at 2:51 PM

    Quem diria uma câmara que ja teve dona Terezinha dele fraro ser presidida por Zilda Silva, tempos estranhos.Mas afinal né ela foi eleita democraticamente e tem esse direito.

  • 8 38 // dez 9, 2019 at 11:46 AM

    Eu acrescentaria: todos os vereadores vão abrir mão de seus salários e doar pra instituições que cuidam de idosos e animais.

    Vamos ver se sobra um.

Deixe um Comentário