Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]gdomadeira.com.br

Modelo de intercâmbio do UNIS é destaque no Valor Econômico

novembro 5th, 2019 · 1 Comentário

O sistema de intercâmbio para alunos que estudam e trabalham, criado pelo UNIS, foi destaque de reportagem do Valor Econômico, jornal de economia dos grupos Globo e Folha.

A reportagem mostra que o projeto saiu do papel devido ao inconformismo do reitor do UNIS, Stefano Barra Gazzola, ao ver que nem todos alunos tinham condições de estudar fora do país.

Olha que bacana a reportagem! Clique no título para ler o texto.

Com um campus na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais, o sonho do fundador do grupo educacional Unis, Stefano Gazzola, era ofertar programas de intercâmbio internacional aos seus alunos. Bateu na porta de várias instituições estrangeiras, mas foi em vão. Todas queriam os alunos brasileiros das universidades públicas ou consideradas “premium”, cujas mensalidades superam R$ 3 mil. O Unis atende, principalmente, alunos da classe média que estudam à noite e trabalham durante o dia para pagar a faculdade, que custa cerca de R$ 750.

“Não me conformava que os alunos trabalhadores não tinham acesso a intercâmbio. Fui procurar instituições com perfil parecido com o nosso no mundo”, contou Gazzola. Encontrou várias faculdades e hoje, quatro anos após iniciar o projeto de internacionalização, o Unis tem parceria com 60 universidades estrangeiras de 25 países. Atualmente, 50 alunos brasileiros estão no exterior e outros 50 estrangeiros fazem intercâmbio na Unis. No total, a faculdade mineira tem 9 mil matriculados.

O pulo do gato que fez a Unis deslanchar seu programa de intercâmbio foram parcerias com empresas, que subsidiam os custos dos estudantes. “Nossos estudantes dependem do salário para se manter tanto no Brasil quanto nos outros países. Não adiantava só conseguir o intercâmbio”, disse. No modelo da Unis, o aluno faz um estágio numa das empresas parceiras no Brasil ou exterior.

O Unis tem ainda um hotel para abrigar os alunos estrangeiros.

O projeto de internacionalização da Unis acabou se tornando um negócio para a instituição de ensino mineira. “Nos aproximamos muito das empresas locais e agora prestamos vários serviços para elas, como consultoria, universidade corporativa. Com esses recursos, conseguimos subsidiar nosso programa de intercâmbio”, disse Gazzola.

O projeto da Unis ganhou escala. Acaba de ser criado um consórcio com outras 30 instituições de ensino do país para intercâmbio entre elas. “Vamos trabalhar em conjunto. Uma faculdade do Sul poderá mandar alunos para uma instituição do Nordeste e vice-versa”, explicou Oliveira.

Tags: Educação

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Edgard Ximenes Machado // nov 6, 2019 at 10:53 AM

    “Um sonho que se sonha sozinho é um sonho que se sonha só, mas sonho que se chama junto é realidade…” Raul Seixas.

    O Reitor Stefano Gazzola, varginhense que nos orgulha, é digno de aplausos pelo ideal e com perseverança e otimismo necessários, conquistou ou está a conquistar a realização de seus sonhos.

    Assumiu a responsabilidade de transformar a antecessora FEPESMIG, em um grande polo educacional: Cidade Universitária.

    Hoje, sem dúvidas, é uma orgulhosa realidade.

    Parabéns, Digníssimo Reitor Stefano e sua eficiente equipe de colaboradores dessa importante Instituição.

    Muita saúde para dar prosseguimento a sua árdua, porém gratificante jornada.

Deixe um Comentário