Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pausa para o Cafezinho: café perfeito coado em casa

outubro 22nd, 2019 · Sem comentários

Muitas vezes eu vou dormir pensando na xícara de café que eu vou ter na manhã seguinte. Eu adoro isto! Veja como essas regras básicas podem ajudá-lo a aprender como fazer o seu café sem amarguras indesejadas e praticamente garantir uma xícara de café saborosa.

Geralmente, quem tem o costume de coar café com os mesmos utensílios todos os dias adquire com o tempo o hábito de tirar sempre as mesmas medidas de pó e água. Porém, quando o utensílio é novo, as chances de preparar uma bebida forte demais ou o famoso “chafé” são grandes.

Existem dois métodos mais comuns para o preparo de café coado em casa sendo o uso de filtros de papel e o coador de pano, nesse  primeiro método será preciso um pequeno porta-filtro de tamanho compatível com o tamanho de filtro a ser utilizado. Depois de usado, descarte o filtro no lixo.

Já com o uso de coador de pano, é necessário uma higienização sempre, para evitar odores. Lave-o após o uso somente com água, e antes de usá-lo escalde-o em água fervente. Antes de utilizar pela primeira vez, ferva em solução de água com café para retirar a goma ou outros resíduos e para que eles adquiram o aroma do café. Outra curiosidade em relação aos coadores é a vida útil.É recomendável trocar o filtro de pano a cada 15 dias.

Apesar da maioria das pessoas não utilizar termômetros na cozinha caseira, a temperatura da água para coar o café é muito importante. Quando fria demais, não passa o café pelo filtro. Já demasiada quente pode “queimar” o pó, trazendo amargor.

O fundamental é observar a água, retire-a do fogo quando surgirem as primeiras bolhas. Excesso de fervura retira o oxigênio e compromete a qualidade do café.

O ideal é que o café não seja adoçado. Dessa forma ele garante ao paladar sabor, acidez e demais características do grão escolhido. Quando o pó é muito amargo, aí sim açúcar pode ser utilizado, mas em pequenas quantidades e direto na xícara pronta.

Você sabia?! O café coado possui maior concentração de cafeína e isso ocorre porque nesse tipo de preparo o café fica mais tempo em contato com a água, o que faz com que uma maior quantidade de cafeína seja extraída do pó.

Uma dica para aprender a fazer seu coado perfeito: https://www.youtube.com/watch?v=pt4iWtNIXUg

E você como gosta de preparar o seu coado em casa? Compartilhe conosco!


Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

*Lilian Trigolo-Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

anuncio-doce-aroma-redacao

Tags: Café · Pausa para o cafezinho

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário