Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Fã do rock, portador de ELA lança rádio: “nasci ouvindo música”

outubro 17th, 2019 · 3 Comentários

O mineiro varginhense César Pompeu é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), ele tem 53 anos e foi diagnosticado há quase um ano, a doença é incurável.

César Pompeu de Oliveira, ultrapassa suas dificuldades e usa seu tempo livre para se dedicar ao que mais gosta: a música.

César metaforiza a frase do célere cantor e compositor paulistano, Walter Franco, ao falar sobre como é viver com a doença. “Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.”

O mineiro cresceu em uma família de músicos, a paixão pelo rock foi algo natural. “Eu nasci ouvindo música e ela trouxe muitos benefícios para a minha vida: bons amigos, cultura, diversão e, claro, muitos shows!”, diz.

A ideia de fazer uma rádio, conta César que foi depois de uma conversa com uma amiga. “[…] ela me pediu para fazer uma playlist com os meus artistas e músicas prefeiridas no Spotify, ai tive a ideia de criar a rádio.”.

O nome Ziggy não veio por acaso, é a essência de sua história. “Esse foi oprimeiro apelido que usei na internet, Vem de Ziggy Stardust, um personagem do David Bowie.”.

David Bowie é conhecido como o “camaleão do rock”, o compositor britânico é considerado uma lenda da história mundial e um dos artistas preferidos de César.

Além do rock, a programação da Rádio Ziggy engloba sertanejo raiz, samba, jovem guarda, forró e MPB. Uma verdadeira salada de frutas musical.

POR TRÁS DE ZIGGY STARDUST: Conheça César Pompeu

O mineiro atuava na área de Protese Dentária, e precisou interromper sua vida profissional devido às complicações da ELA. Com o afastamento do trabalho, César ainda espera a concessão da aposentadoria pelo INSS.

As dificuldades de se viver com uma doença rara no Brasil são inúmeras: o diagnóstico tardio, falta de informação, ineficiência do sistema público de saúde e distribuição de medicamentos. Mas, segundo Pompeu, o principal desafio é o emocional.

“Tem que ter a cabeça boa e o engajamento familiar é importantíssimo. Ter uma base cristã também é fundamental.”, destaca.

O mineiro é casado e compartilha dores e emoções com a esposa. Além, claro, do gosto musical, que fortalece mais o relacionamento.

A vida social do mineiro mudou completamente. Ele diz que apesar dos passeios terem ficado mais difíceis, não ficaram impossíveis. César enxerga o lado positivo de toda a situação também, ele diz que passa mais tempo com a família, além de ser mais paparicado.

César tem acompanhamento para tratar os sintomas. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa rara que causa paralisia motora progressiva, afetando o neurônio motor e a medula espinhal.

“Tenho acompanhamento neurológico no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, além de fisioterapia, terapia ocupacional, motora e respiratória e peneumologista.”, diz César.

Ouçam a Rádio Ziggy e conheçam um pouco do César e sua rádio, interajam e peçam músicas: radioziggy.minharadio.fm

Tags: Cultura · Saúde

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Evandro Pereira // jan 10, 2021 at 10:21 AM

    Bom dia, Madeira.
    Estava garimpando rádio de qualidade.
    Achei.
    Obrigado ao Pompeu.
    Que dê tudo certo na vida dele.
    Abraço.
    (Evandro Pereira – Elói Mendes/MG)

  • 2 Tatu-pe // nov 25, 2020 at 8:23 PM

    Doença maldita!! Depois de um ano e meio de muito sofrimento perdi meu irmão com esta doença. Foi muito triste vê-lo cada dia se definhando mais e mais. Até a voz ele perdeu. Graças a ABRELA, uma associação em S.P., que nos proporcionou a capacidade de nos comunicarmos com os olhos dando-nos um pouco de alivio. Quantas viagens inúteis até Ribeirão Preto-SP no carro da prefeitura junto com outros doentes e seus acompanhantes, sabendo que além de ser incurável, também era(acho que ainda é) desconhecida da medicina. Até que naquele dia 17/10/2009, prestes a completar 51 anos de idade ele nos deixou, talvez tenha sido melhor assim, não sei!! Ficou a saudade, também ficou a sensação de impotência diante de uma doença que, pelo menos no caso do meu irmão, não lhe nenhuma chance. Triste.

    Ah… não sei se é porque a reportagem é de mais de um ano atrás não consegui acessar o link da radio.

  • 3 Sérgio Andrade // nov 25, 2020 at 12:39 PM

    Ouvi a Radio Ziggy e gostei muito. Músicas de qualidade. RECOMENDO!!!

Deixe um Comentário