Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Eletrônicos adiantam em 1 hora os relógios e causam confusão

outubro 21st, 2019 · 2 Comentários

O horário de verão, que deveria começar nesse domingo, não começou. No dia 25 de abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para cancelar o horário de verão brasileiro.

Neste domingo, 20 de outubro, os relógios e eletrônicos da maior parte do país mudaram sozinhos para o horário de verão, e as pessoas ficaram perdidas entre o horário de verão e o horário normal. Até fizeram piadas sobre o adiantamento dos eletrônicos nas redes sociais.

Imagem: Twitter

Enquanto o governo Bolsonaro estiver à frente do Brasil, o horário de verão já adotado por vários países, não acontecerá no país. Há aqueles que são contra a medida, há aqueles que acham que é benéfica, e ainda, há aqueles que não se importam se tem horário de verão ou não.

Sobre o horário de verão:

A medida era comum e usada no país desde 1931 por ordem de Getúlio Vargas, ele buscava maior economia em tempos de crise econômica mundial. A duração era padronizada, e variava de anos em anos. O sistema foi regulamentado oficialmente em 2008, no governo Lula.

O horário de verão foi instituído com o objetivo de minimizar a sobrecarga de consumo da energia em alguns picos diários. No final da tarde, em horário normal, aparelhos eletrônicos e aparelhos eletrodomésticos costumam ser ligados mais cedo. No horário de verão, a luz natural costuma se prolongar, assim as pessoas aproveitam melhor a luz natural e gastam menos.

A medida foi estabelecida a partir da 3º semana de outubro, que é quando acontecem os solstícios de verão, os dias ficam gradativamente maiores que a noite, como o sol nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. A ideia é justamente aproveitar esses dias longos e utilizar menos a energia elétrica.

E você, leitor, ficou perdido nesse domingo? Acordou mais cedo, acordou mais tarde, perdeu algum evento por se confundir com as horas? Comente aqui se aconteceu algo engraçado pela mudança de hora automática nos eletrônicos, e se seu relógio, celular, ou computador atualizou automaticamente.

Tags: Geral

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Edgard Ximenes Machado // out 21, 2019 at 2:37 PM

    Sem querer ser irônico, democraticamente

    deveriam estabelecer o horário de verão, de

    inverno, outono, primavera e não esquecer do

    horário de folga… creio que agradaria a gregos e

    troianos.

  • 2 Marisa Silveira // out 21, 2019 at 1:06 PM

    Graças a Deus acabou aquela desgraça de horário de verão.
    Deus existe!!!

Deixe um Comentário