Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Como comprar pela internet: veja quais cuidados tomar ao realizar uma compra online

outubro 21st, 2019 · Sem comentários

Experiência de quem compra pela internet já faz um tempo. Sempre preferi compras online, por conter mais variedade de produtos do que em lojas físicas, e também pelo preço mais em conta.

Hoje, a compra pela internet está muito mais alta do que anos atrás. Segundo o site Compre&Confie, as vendas pela internet cresceram 23% só no primeiro trimestre de 2019.

Com as compras altas, os golpes ficam cada vez mais comuns, ainda mais com pessoas que não entendem muito de tecnologia, pessoas mais velhas e com pouco conhecimento em tecnologia são os alvos favoritos dos estelionatários virtuais.

Como confiar em um site então e poder fazer a compra com tranquilidade e garantia?

1º passo – se atentar ao domínio do site. O que é domínio do site? Se o site é: .com.br; .com; .net. Geralmente sites de confiança para compras tem um registro oficial, que pode ser consultado no site oficial de registros de domínio no Brasil, registro.br.

2º passo – estar atento no valor da compra e em que lugar o produto é feito, geralmente essas informações estão na descrição dos produtos.

3º passo – perceber se o produto é bastante comprado. Se atentar aos comentários de pessoas sobre o produto, sua indicação do produto, e a reputação do vendedor no site. Se o vendedor não tiver uma boa reputação, e não tiver mais de 5 comentários recomendando ou não o produto, desconfie! Geralmente se o produto tem poucos comentários, podem ser comentários fakes do próprio vendedor se passando por outra pessoa para ganhar a confiança do comprador.

4º passo – desconfiar se o vendedor quiser entrar em contato com você logo após a compra, ou confirmar compras por telefone. As compras via internet são justamente para não ter esse tipo de incômodo, a compra é feita totalmente online, geralmente se o comprador tiver alguma dúvida, um chat ou email da loja vão estar disponíveis ali para você, telefone é apenas em último caso!

5º passo – desconfiar de valores muito baixos de produtos que costumam ser caros, até na Black Friday! Prefira comprar produtos caros, que tenham valores até 300 reais mais baratos que nas lojas físicas, desconfie dos valores abaixo da média.

6º passo – para realizar uma compra segura é evitar sites que não oferecem várias formas de pagamento. Evitem sites e pessoas que queiram depósito diretamente em conta. Se não comprar em loja, mas comprar em grupos de facebook procure recomendações de amigos e procure comprar de pessoas que moram na mesma cidade que você, o facebook permite que você veja a localização da outra pessoa!

Em qualquer caso onde você esteja se sentindo enganado, ou tenha realizado alguma compra suspeita, entre em contato o mais rápido possível com a Polícia Militar e reúna o maior número de informações possíveis sobre a compra feita.

A internet não é 100% segura, mas dá pra se prevenir e realizar boas compras online!

Existe vários sites seguros e bem recomendados para realizar a compra de produtos: lojas de departamento (Riachuelo, Marisa, Renner), Submarino, Amazon, Saraiva, Mercado Livre, Nerd Universe, Dafiti, Kanui. São alguns sites em que eu costumo fazer minhas compras tomando os cuidados citados acima.

Escrito por: Nicole Cavalcante — Redatora do BlogdoMadeira/Folha de Varginha

Tags: Utilidade pública

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário