Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Setembro Amarelo: bombeiros treinarão profissionais para abordagem a tentativas de suicídio

setembro 6th, 2019 · Sem comentários

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais participará de campanhas do Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio.

Entre 9 e 13 de setembro, será realizada a 3ª Edição do treinamento em Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (ATTS). Participarão 40 profissionais de diversas regiões de Minas Gerais, alunos de diferentes instituições, como Polícia Militar, Segurança Prisional, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Municipal e psicólogos da Saúde Mental de diferentes municípios.

Clique no título para ler a matéria completa.

O ATTS foi criado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e, dado aos bons resultados obtidos, está em fase de padronização nacional para as equipes de atendimento de emergências (Corpos de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Guardas Municipais etc.).

O treinamento tem como premissa um melhor conjunto de técnicas e táticas para abordar pessoas que buscam o autoextermínio em situações de risco de forma acolhedora e eficaz em diferentes cenários.

Durante as aulas, teóricas e práticas, os abordadores aprendem noções básicas de psicologia e psicopatologia da mente, estatísticas gerais e específicas sobre a temática, procedimentos desejáveis e os que devem ser evitados nestas ocorrências.

A capacitação garante o aprendizado de técnicas adequadas de abordagem a pessoas com sofrimento psíquico em tentativas de suicídio, isoladamente e em equipe, e de Sistema de Comando em Operações desta natureza.

Nesta medida, ao todo, o 9ºBBM treinou 68 profissionais de abordagem com esta nova doutrina.

A ideação suicida, bem como a tentativa de suicídio, são resultados de uma conjunção de vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais, como depressão, experiência patológica de luto, transtornos de personalidade, abuso de drogas, dentre outras causas.

Se você passa por algum sofrimento psicológico ou conhece alguém nesta situação, procure ou oriente um acompanhamento profissional com pessoas habilitadas para uma escuta terapêutica, como psicólogo e/ou médico psiquiatra em sua cidade.

Há também sempre alguém disposto a ouvi-lo (a) por meio do número 188 (Centro de Valorização da Vida).

A coordenação da capacitação é capitão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), técnico em emergências médicas pelo CBMMG, instrutor de atendimento pré-hospitalar, especialista em abordagem técnica a tentativas de suicídio pela PMESP e psicólogo clínico.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 9ºBBM

Tags: Segurança · Utilidade pública

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário