Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pausa para o Cafezinho: o benefício do café para a pele

setembro 24th, 2019 · 1 Comentário

Por Lilian Trigolo

Sabemos o quanto o café nos fornece energia, disposição, é  fonte de nutrientes e antioxidantes, além de dar uma turbinada na saúde oferecendo alguns benefícios já comprovados cientificamente, mas você sabia que  também podemos utilizá-lo para tratamento de pele?!

Sim, a cafeína presente na borra do café, ajuda na estimulação sanguínea , equilibra os níveis de pH, além de tratar acne,couro cabeludo e cabelo.

O café ajuda a obter uma pele mais saudável, possui um antioxidante que aumenta os níveis de colágeno reduzindo o envelhecimento precoce das células.

Autores de um estudo em 2015, concluíram que alguns participantes  cujas idades variavam entre 30 e 60 anos com o maior consumo de polifenóis (antioxidantes naturais) encontrados em alguns alimentos entre eles o café, tinham menos manchas de UV no rosto, foi concluído que beber café ou aplicá-lo sobre a pele são maneiras simples e saborosas de fornecer esses antioxidantes no organismo, mas ainda existem muitas pesquisas a serem feitas.

A borra do café que muitas vezes jogamos fora, pode ajudar as células mortas da pele e desobstruir os poros, basta fazer uma esfoliação usando  a borra no rosto,que também contribui para a redução de olheiras.

Além da pele , o café também tem um efeito quase que imediato no couro cabeludo, sendo o couro cabeludo e o cabelo naturalmente ácidos, alguns cientistas medem a acidez usando uma escala de pH, um valor de pH abaixo de 7,0 é considerado ácido, enquanto um pH acima de 7,0 é básico ou alcalino. As fibras capilares têm um pH de 3,67, enquanto o couro cabeludo tem um pH de 5,5.

O café é naturalmente ácido, a American Dental Association atribuiu um valor de pH de 5,11 ao grão de torra média.

A aplicação de café no cabelo pode ser uma ótima maneira de ajudar a reequilibrar os níveis de pH do cabelo e do couro cabeludo.

Também já ouvi relatos de pessoas com cabelos castanhos que desejavam adicionar um pouco de profundidade à sua cor natural adicionando  tratamento com café em pó solúvel, deixando assim o pó solúvel agir no cabelo por alguns minutos intensificando a sua cor, e dando mais brilho e cor aos cabelos, sem dúvida uma surpreendente hidratação caseira!

E você o que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

*Lilian Trigolo-Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

anuncio-doce-aroma-redacao

Tags: Café · Pausa para o cafezinho

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Hugo // nov 3, 2019 at 6:06 PM

    Nunca vi tanta bobagem. O café não é fonte d energia. As fontes d energia são proteínas, lipídios e carboidratos.
    Não possui mais oxidantes do que qualquer alimento natural, como as frutas, por exemplo. Não faz bem algum pra pele, já que além de desidratar, estimula a secreção de adrenalina. Por acaso, acham que passar o dia estressado faça algum bem. Prejudica o sono, já que, em média, dura 12 horas no organismo e ocupa os receptores de adenosina.
    Comprovadamente, amarela os dentes e danifica os telômeros, o que acarretará defeitos no processo d replicação das células, causando envelhecimento precoce. Dentre muitas outras consequências danosas.

Deixe um Comentário