Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

XI Seminário Análise de Cenário – Noções básicas para micro e pequenos empresários

julho 31st, 2019 · Sem comentários

Foi realizado na manhã desta terça-feira (30), o XI Seminário Análise de
Cenário. Esta edição, teve como tema: Noções básicas para micro e pequenos empresários. O evento tem como objetivo informar sobre o atual cenário do país e desta vez teve enfoque em alertas e dicas para os micro e pequenos empresários, para que possam gerenciar sua empresa da melhor forma.
“A participação no seminário da ACIV nos proporciona conhecimento e
desenvolvimento, assim podemos crescer profissionalmente e aplicar em nossa empresa as técnicas aqui desenvolvidas”, disse o gestor do polo do Grupo Educacional Faveni, Adriano Aparecido da Silva.

Guilherme Vivaldi, consultor da Mais Empresas e assessor de planejamento da ACIV, deu início ao seminário falando sobre planejamento de empresas, dando dicas e alertas aos empresários presentes. Entre tantos pontos abordados, Guilherme disse que é importante entender que nenhuma empresa é igual, ou seja, o planejamento não pode ser o mesmo, e lembrar que o mundo está em constante mudança, então é sempre importante revisar suas estratégias de gestão. Outro ponto importante em uma empresa é a comunicação, deixar as coisas claras para todos os colaboradores e funcionários e estar em constante contato com eles.

O evento teve continuidade com Janilton Marcel de Paiva, da Janilton
Contabilidade e assessor contábil da ACIV, que destacou a importância de ter um serviço contábil em sua empresa. Todas as tomadas de decisões devem passar por este setor, pois através de uma análise é possível levantar números que dizem a situação da empresa. Além de que a contabilidade fornece um maior controle financeiro e econômico a entidade.

O terceiro palestrante foi Márcio de Oliveira Pereira, que é professor do Grupo UNIS e assessor financeiro da ACIV. Ele falou sobre finanças de empresas, destacando um dado que mostra uma mortalidade muito alta de micro e pequenas empresas, em um período de dois anos após sua fundação, um dos grandes motivos é a falta de conhecimento sobre o capital de giro, fator muito importante para manter a empresa aberta e o sucesso da mesma. Márcio também enfatizou que, administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo. E que gerir, é conduzir a empresa para a obtenção dos resultados desejados.

Para encerrar tivemos o Dr. Niklaus Limborço, advogado da Limborço & Gomes e assessor jurídico da ACIV, que disse ser importante ter um planejamento trabalhista, uma análise de sua folha para evitar problemas futuros. Lembrou de um dos serviços que o assessor jurídico fornece a empresa, que é a verificação judicial de seus parceiros, uma análise que vai além de consultas de CPF no SPC, assim você saberá com quem se está fazendo negócios, podendo evitar transtornos. Uma blindagem empresarial é indispensável, isto é, ter ao seu lado serviços que são importantes e sempre consulta-los antes de qualquer tomada de decisão, como assessoria jurídica, financeira, contábil e de planejamento.

“O seminário foi muito construtivo, dando muitas informações que no geral o empreendedor tem pouco conhecimento e são de extrema importância para sua empresa”, disse o proprietário da Clínica Sion, Robert Nery.
O Seminário Análise de Cenário é uma realização da ACIV e sua próxima
edição será no mês de setembro. Em breve o tema e outras informações serão divulgadas.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário