Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pausa para o Cafezinho – Expedição Gastronômica na Serra da Mantiqueira

julho 3rd, 2019 · Sem comentários

Por Lilian Trigolo

A nossa pausa para o cafezinho desta semana une o café e a gastronomia em um encontro incrível com Chefs renomados da gastronomia mineira, jornalistas, e o comitê organizador do Circuito Gastronômico da Pampulha (CGP) em uma expedição na Serra da Mantiqueira que ocorreu entre os dias 23 a 26 de junho.

O grupo visitou diversas cidades em torno da Serra da Mantiqueira, o intuito era buscar ingredientes para inspirar os chefs a desenvolverem seus pratos para a edição de 2019 do Circuito Gastronômico da Pampulha, e isso faz  sentido quando exploramos histórias, tradições e todas as  riquezas culturais gastronômicas

anuncio-doce-aroma-redacao

Este evento irá ocorrer entre os meses de setembro a outubro, e reúne restaurantes de um dos bairros ícones de Belo Horizonte, a pampulha .A expedição teve o apoio da Belotur, Sebrae-MG e da Emater, parcerias fundamentais para a realização do evento.

Foi o segundo ano da expedição gastronômica, e este ano o tema era Serra da Mantiqueira, uma região charmosa e montanhosa, com média altitude que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por esse terroir a região é reconhecida por suas histórias,culturas gastronômicas e produção secular de cafés de qualidade, entre outras atividades agrícolas que são a base da economia dos municípios que fazem parte da região.

A expedição começou em Caxambu, e finalizou na cidade de Santa Rita do Sapucaí, depois do almoço, o grupo fez uma visita na cafeteria Grandpa Joel´s Coffee dos Proprietários Pedro Dias e Paula Dias, reconhecidos pela sua criatividade, inovação e trabalho colaborativo impulsionando a economia do município.

Foi realizada uma degustação de cafés especiais preparados pela  barista e gestora Fernanda Andery e pelo barista Armando Nogueira, e uma apresentação  de Pedro Dias e Paula Dias de toda a sua trajetória de sucesso neste universo do café.

A importância do trabalho colaborativo no  incentivo e apoio aos pequenos produtores da região, e todo o conceito da Grandpa Joel´s relacionado aos  seus produtos diferenciados,  e elaborados  junto a parceiros com o  seu café especial, como o chá de cascara (a casca do fruto), cerveja de café, cerveja de cascara, licor de café com cachaça, licor de cascara com cachaça, e geleias de frutas elaboradas com técnica francesa produzidas em parceria com Marcos Camurri que faz um trabalho incrível buscando sua matéria-prima com frutas produzidas por produtores locais, além da geleia de expresso utilizando o café especial da Grandpa Joel´s Coffee, valorizando assim  um consumo consciente de quem produz  e resgatando toda a sua história.

O Grandpa Joel´s Coffee apresentou dois pratos deliciosos  que são patrimônios imaterial da cidade e fazem parte do seu cardápio,sendo um deles a pasta flora (delicada massa, recheada com creme de chocolate com suave toque de laranja) produzido pela parceira Andrea Castillo, uma receita que ela herdou de sua bisavó, imigrante vinda da Espanha, e o pão cheio ( uma massa feita com ovos, leite, margarina e fermento, semelhante a uma esfilha assada) tendo dois ingredientes fundamentais dentro do pão: a linguiça e o queijo mineiro, um contraste de sabores que transforma sendo a marca gastronômica de Santa Rita do Sapucaí,  esses pratos saborosos resgatam  o sabor e a tradição culinária do município.

Teve também a presença de Marina de Castro Barbosa, apresentando seu livro Delícias do Café em parceria com a Emater, com receitas doces e salgadas elaboradas com café, valorizando a gastronomia mineira e a atividade dos cafeicultores.

O Chef Eduardo Avelar também foi convidado para participar e estava presente nessa expedição, e ficou encantado com a visão empreendedora e colaborativa da Grandpa e de todos os lugares que visitaram durante a viagem.

Depois de uma tarde super cafeínada e repleta de conexões, seguimos todos para A Casa do Fazer da proprietária Rúbia Pelegrini Guedes Teixeira, um lugar que respira natureza, com um cenário deslumbrante e repleto de histórias, segundo Rúbia uma citação de Miguel de Cervantes que faz parte do repertório do saudoso cantor Raul Seixas retrata muito bem a casa “ Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonha que se sonha juntos é o começo da realidade”.

E através desse sonho compartilhado com um grupo de sonhadores inquietos que essa movimentação comunitária nasceu, e se uniram para compartilhar suas experiências e conhecimentos em empreendedorismo, design, arte, educação e ciências da saúde, para desenvolver através de projetos  uma mudança social que possa impactar positivamente a sociedade e o mundo causando grandes transformações  e quebra de paradigmas.

Foi um encontro maravilhoso, muita gratidão pela oportunidade e troca de experiências com esse grupo incrível da expedição gastronômica,  e toda a minha admiração a todos os chefs da gastronomia que simbolizam uma diversidade de sabores sobre a mesa, resgatando sabores, tradições e culturas regionais.

Fotos: @lisfotos

Informações: Marcilio Alves-NDG  e Flavia Botelho

E você o que achou da nossa matéria?!Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

*Lilian Trigolo-Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Tags: Café · Pausa para o cafezinho

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário