Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]r

Pausa para o cafezinho: Café Orgânico x Café Convencional

julho 9th, 2019 · 3 Comentários

Por Lilian Trigolo

Os apreciadores de café são pessoas exigentes, e não há nada melhor do que dizer sobre seus muitos sabores, aromas e a origem dos grãos até chegar à sua xícara. O café é uma das commodities mais negociadas no mundo. Atender essa demanda não é tarefa fácil. Assim, ao longo do tempo, novos métodos agrícolas foram desenvolvidos para minimizar o impacto ambiental.

Para ler artigo completo clique no título.

anuncio-doce-aroma-redacao

Então, qual é a diferença entre o café convencional e o café orgânico? Primeiro, o café convencional está entre os alimentos quimicamente mais tratados no mundo. É rico em fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas, fungicidas e inseticidas. Os agricultores estão expostos a um alto nível de produtos químicos ao pulverizar as lavouras e ao manipulá-las durante a colheita.

 

No caso do café orgânico , não há fertilizantes sintéticos ou produtos químicos usados ​​no cultivo ou produção, o que significa grãos, ar, terra e água mais limpos. O café é cultivado apenas com fertilizantes orgânicos, como polpa de café, esterco de galinha ou composto.

 

Como um bônus para a nossa saúde, os grãos de café orgânico são mais ricos em antioxidantes saudáveis, e muitas pessoas podem até sentir a diferença. Sua saúde e a saúde do planeta recebem um impulso. Os métodos utilizados na agricultura orgânica garantem que comunidades ao redor possam obter bem estar ambiental e social, enquanto se beneficiam das oportunidades de emprego que a fazenda oferece.

 

Portanto quando for comprar ou provar o seu cafezinho orgânico, certifique-se que ele tem o selo do IBD orgânico, mas também compreenda que alguns pequenos produtores de café talvez não consigam pagar a certificação, mas ainda podem usar métodos orgânicos. Pesquise, e apoie os pequenos produtores.

Mesmo que o café seja certificado como orgânico, é uma boa idéia verificar se eles também praticam um preço justo. Vale a pena saber que o café orgânicobeneficia não só a sua saúde, mas também a dos agricultores e do meio ambiente! E você já provou um café orgânico?

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco! Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

Lilian Trigolo
Coffee Lover, apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Tags: Gastronomia

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Lilian Trigolo // jul 13, 2018 at 8:56 AM

    Olá Marcelo, tudo bem?

    Pelo desculpas pela demora em lhe responder, e também agradeço o @thalesfavaro pelas informações que agregaram bastante, muito obrigada.

    Em Varginha não temos produção de café orgânico, pelo menos não ainda, mas na região temos algumas fazendas que irei listar logo abaixo.

    Nesta matéria eu quis fazer um comparativo entre café convencional e o orgânico, para as pessoas entenderem a dificuldade do cultivo, que demanda muitas pesquisas de campo, e um investimento muito grande, por isso precisamos conscientizar e apoiar também os pequenos produtores que utilizam o método orgânico nas suas lavouras mas não têm ainda certificação.

    Também acho interessante falar da ACOB, que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da produção orgânica e sustentável de cafés associada à conservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento econômico e social.

    ACOB é também implementadora de um projeto financiado por fundações europeias, traders, torrefadoras, governos etc., e tem treinado cerca de 2.500 pequenos e médios produtores de café em práticas de produção sustentável, no próprio site é possível fazer o downloads de algumas pesquisas realizadas pela ACOB,e tb tem um resumo sobre o projeto de capacitação de produtores.

    Site: http://www.cafeorganicobrasil.org

    Segue abaixo, algumas fazendas da região que já fazem produção de café orgânico.

    Fazenda Cachoeira: http://www.cachoeiracoffees.com.br/

    Grupo Saquarema:

    http://www.gruposaquarema.com

    Fazendas Klem:

    http://fazendasklem.com.br

    Honey & Coffee:

    https://www.facebook.com/Honey-Coffee-1767672796780631/

    Fico a disposição, e espero ter lhe ajudado.

    Abraço e saborosos cafezinhos!

    Lilian

  • 2 @FavaroThales // jul 11, 2018 at 11:42 AM

    Em Varginha pelo o que tenho conhecimento não existe produção de orgânico. Cultivar café orgânico demanda muito investimento em pesquisa, pois a cultura em si é muito vulnerável a pragas e doenças, principalmente por ter lavouras próximas que seguem o cultivo convencional com adubos químicos e defensivos químicos.

    Mas é no Brasil que tem o maior produtor de café orgânico do mundo! São 1.000 hectares localizados na região do Cerrado Mineiro, no município de Araxá. A Fazenda Nossa Senhora de Fátima do produtor Ricardo de Aguiar Rezende é quem saiu na frente na produção de orgânicos no Brasil. Além desta é de conhecimento algumas pequenas e médias propriedades na região das Matas de Minas, uma das quais as Fazendas Klem também explora este mercado de orgânico, inclusive exportando a casca do café para chá!

    Importante salientar que não é simplesmente usar produtos não químicos, mas há várias regras e procedimentos a serem seguidos para a obtenção do certificação de orgânico, e cada país importador tem o seu.

    Segue abaixo link das propriedades mencionadas acima:

    Fazenda N.S.Fatima:
    http://www.gruposaquarema.com/fazendas.html
    http://bsca.com.br/property/show/id/16

    Fazendas Klem:
    http://www.fazendasklem.com.br/
    http://brazilcoffeenation.com.br/property/show/id/83

  • 3 Marcelo Caldas // jul 10, 2018 at 7:32 PM

    Lilian de umas dicas de marcas de café orgânico em Varginha ou fazendas que cultivam dessa forma. Grato.

Deixe um Comentário