Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Agorafobia: Identificação, Causas e Tratamento

julho 21st, 2019 · Sem comentários

Artigo por Mayara de Paula Lajara

A agorafobia é conhecida como “medo de multidões”, na qual a pessoa teme e evita lugares ou situações que possam causar-lhe pânico e fazer se sentir presa, desamparada ou envergonhada. As pessoas que sofrem com esse transtorno de ansiedade tendem a desenvolver um padrão comportamental de evitação, como, por exemplo, ir às compras ou assistir a um show público.

O foco de agorafobia não é tanto o medo da exposição pública, mas sim o medo incontrolável de ter ataques de pânico ou de perder o controle físico e/ou emocional num ambiente onde a ajuda pode não estar disponível, ser ineficaz ou simplesmente ser embaraçosa.

Estima-se que cerca de 2,2% da população sofre de agorafobia em algum momento das suas vidas, com o início entre 20 a 40 anos de idade. A população feminina diagnosticada com agorafobia é aproximadamente duas vezes a da população masculina.

Os sinais e sintomas da Agorafobia podem se manifestar por combinações de medos, sentimentos e sintomas físicos, como, medo de ficar sozinho, falta de ar, náuseas, tontura, medo de ir a lugares muito cheios, sentir ansioso por estar longe de lugares considerados seguros (como sua própria casa), perda da confiança, baixa autoestima, entre outros.

A Terapia Cognitivo-Comportamental possui eficácia no tratamento deste transtorno, com foco na mudança do pensamento e comportamento, reduzindo o grau de ansiedade envolvido com técnicas de relaxamento que podem ajudar no enfrentamento das situações e também para recuperar o autocontrole.

Psicóloga  CRP 04/38669

Especialista em Avaliação Psicológica/Mestra em Psicologia da Saúde

 

Tags: Folha de Varginha · Opinião

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário