Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Pausa para o Cafezinho – Café na Itália

junho 11th, 2019 · Sem comentários

Por Lilian Trigolo

Dia nos namorados chegando, e nada melhor do que aquela pausa para o cafezinho com o seu amado, nesta data especial embarcaremos nessa viagem incrível, romântica e saborosa do café na Itália.

Em algumas culturas, o café todas as manhãs é praticamente sagrado. E na Itália  é feito praticamente um ritual para desfrutar a bebida e genuinamente apreciar essa experiência sensorial única.

Os italianos contemporâneos experimentam um sentimento cultural do café, pois o espresso uma das bebidas mais consumida mundialmente, elaborada por eles, tornou-se um ícone futurista na virada do século, compartilhando seu nome como um trem em alta velocidade.

A Itália têm uma longa tradição no consumo de café, que antecede a sua unificação em mais de 200 anos, sendo consumido no café da manhã e depois das refeições ao “al bar”, sendo pedido o espresso no balcão da cafeteria para beber em um só gole.

Na Itália, a cultura do café permite pequenas variações, algumas delas regionais. Por exemplo, um caffè correto,é um café espresso “corrigido” com uma gota de licor, geralmente grappa ou graspa, que é  uma aguardente elaborada a base de uvas, saborosa, elegante e famosa pelo seu altíssimo teor alcoólico. O doppio é um espresso duplo, perfeito para quem está com sono ou  com aquela ressaca brava. Já o ristretto é um espresso curto considerado o néctar do café, com menos água equivale à metade de uma dose normal de café espresso. E para os apaixonados por cappuccino, pode se encontrar o cappuccino scuro que é elaborado com mais café e menos leite .Mas o carro chefe do café na Itália e o maior orgulho dos italianos , sem dúvida é o clássico espresso, com o seu aspecto inconfundível, intenso aroma e uma crema incrível  na cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece em cima  da superfície da bebida, sendo composta  por óleos vegetais, proteínas e açucares.

O que pode surpreender alguns brasileiros é o tamanho do espresso na Itália, que é servido em uma quantidade bem pequena, apenas uma dose. Se quiser uma xícara cheia, a  melhor opção é pedir um duplo.

O conceito de ser algo especialmente elaborado para o cliente, é um dos pilares que faz parte da cultura gastronômica dos italianos.

E você o que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

*Lilian Trigolo-Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

anuncio-doce-aroma-redacao

Tags: Café · Pausa para o cafezinho

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário